Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v04n02:05

PREFÁCIO

EDIÇÃO Agosto 2011

Bem vindos à mais uma edição

Este número da SBC Horizontes pode ser resumido como “Inspirador”, para quem já está na carreira e para quem está nela começando. Ao ler os textos/discursos das premiações, não tem como não se inspirar pra tentar chegar lá também. Para os jovens, ver os exemplos dos premiados no CTIC, CTD, IM2011 Dissertation Digest Award, SIGMOD Distinguished Database Profile e Microsoft Fellowship, deverá motivá-los a seguirem esses passos. Além disso, ter acesso às sábias palavras proferidas nos discursos de aceitação do Prêmio Mérito Científico da SBC não tem preço! E não podemos esquecer a brilhante organização do CSBC 2011 e a posse da nova diretoria. Tenham todos uma excelente leitura.

Nesta Edição

Para esta edição, foram recebidos quatro artigos completos além dos artigos editados pelas próprias Editoras da revista. Os artigos foram avaliados pelos editores associados e avaliadores externos. Obrigada a todos que auxiliaram na avaliação desses artigos! Esta edição da SBC Horizontes é composta pelas seguintes colunas.

Between. Seguindo a “tradição” iniciada no ano passado, esta edição da Between tem o prazer de apresentar a equipe de voluntários do Congresso da SBC 2011, realizado na cidade de Natal/RN. No artigo, os alunos Frederico Lopes, Raul Paradeda, Taniro Rodrigues e Thiago da Silva compartilham as histórias de sucesso e os maiores desafios enfrentados por essa brilhante equipe de voluntários.

Destaque. Esta coluna traz como destaque os alunos premiados no CSBC deste ano, nos evento Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica e Concurso de Teses e Dissertações. Gostaríamos de aproveitar a ocasião e parabenizar mais uma vez todos os ganhadores, bem como os organizadores destes eventos! Além disso, aproveitamos também para lembrar a todos os nossos leitores (professores e alunos) que o CTIC e o CTD são premiações anuais da SBC, aberta a todos os alunos que cursam/cursaram graduação ou pós-graduação em uma instituição brasileira.

Lá de Fora. Nesta edição, a Lá de Fora traz excelentes notícias de três prêmios internacionais conquistados por pesquisadores brasileiros. Primeiro, a jovem doutora Clarissa Marquezan (UFRGS) conquistou o IM2011 Dissertation Digest Award, prêmio concedido à melhor tese de doutorado da área de redes. Segundo, o prof. Alberto H. F. Laender agora integra o super time de pesquisadores de banco de dados com perfil publicado no ACM SIGMOD Distinguished Database Profiles. Apesar de não ser um prêmio propriamente dito, esta série de entrevistas inclui nomes de peso como Abiteboul, Bernstein, Buneman, Chen, Garcia-Molina, Gray, Mohan, Stonebraker, Widom e agora Laender. Finalmente, o prof. Anderson de Rezende Rocha foi agraciado com o Microsoft Faculty Fellowship Award, o qual veio pela primeira vez para a América Latina.

Perfil. Completando a “trilogia” de colunas com premiações, a coluna Perfil apresenta o discurso de agradecimento de dois pilares da Computação brasileira: professores Nívio Ziviani e Siang Wun Song, ganhadores do Prêmio Mérito Científico 2011, promovido pela SBC. Com estilos diferentes, ambos os discursos estão repletos de inspiração para profissionais jovens, e até não tão jovens. É absolutamente impossível ler os dois discursos e não abrir um sorriso de siso-a-siso por estar compartilhando a Computação com dois gênios absolutos da área.

SBC Acontece. Seguindo a proposta da edição de Agosto 2009, esta coluna traz mais informações sobre a nova Diretoria da SBC, gestão 2011-2013. Neste artigo, cada diretor teve de responder algumas perguntas sobre sua carreira e Computação. Várias partes das respostas são genuinamente interessantes e devem trazer luz para muitos de nossos leitores.

Você Viu?! Esta edição está super interessante com uma novidade na organização dos artigos, agora listados por publicação (em vez de data como nas edições anteriores). Merecem especial destaque dois artigos publicados por brasileiros na renomada Communications of the ACM.

Eventos.Finalizando esta edição, temos novamente uma série de chamadas de artigos e participação para eventos e revistas da SBC.

Concluindo

Aproveitamos para agradecer aos participantes do corpo editorial, dos editores associados e dos revisores externos pelo excelente trabalho em escolher os artigos que compõem esta edição da SBC Horizontes. Agradecemos também aos autores dos artigos que tornaram possível a publicação desta edição da SBC Horizontes. Finalmente, convidamos profissionais e estudantes em Computação a submeter novas matérias e artigos para comporem as próximas edições da SBC Horizontes. O prazo para submissão de trabalhos é novembro de 2011.

Recursos

Sobre as Editoras

Mirella M. Moro é professora adjunta no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Possui doutorado em Ciência da Computação pela University of California in Riverside (2007), e graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Diretora de Educação da SBC e editora-chefe da SBC Horizontes.
Agma Traina cursou Bacharelado em Ciências de Computação pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Ciências de Computação pelo ICMSC da Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Física Computacional pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é Professora Titular no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo. É sócia da SBC e editora-chefe da SBC Horizontes.


v04n02/05.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:31 (edição externa)

Ferramentas da página