Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v04n02:13

Destaque

EDIÇÃO Agosto 2011

Premiados no CTIC 2011

Em sua 30ª edição, o CTIC é um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação que tem como objetivo incentivar alunos de Graduação em Computação e Informática a produzirem textos científicos originais sobre temas relacionados à área. Só é permitida a participação de alunos regularmente matriculados em cursos de gradução, ou recém-diplomados (há não mais de um ano) em Instituições de Ensino Superior brasileiras.

Marco Tulio Ribeiro, presidente Maldonado e Nívio Ziviani

Neste ano a coordenaçao do evento foi realizada pelas professoras Silvia Regina Vergilio (UFPR) e Aurora Pozo (UFPR), com apoio local da professora Lyrene Fernandes (UFRN). Os dez trabalhos melhores classificados foram selecionados para publicação na REIC (Revista de Iniciação Científica da SBC). Os três primeiros classificados foram apresentados no congresso da CBSC (2011) e avaliados por uma banca. O resultado da premiação foi o seguinte:

  • 1o. lugar: Marco Túlio Ribeiro (UFMG), Wagner Meira Jr. (UFMG), Dorgival Guedes (UFMG), Adriano Veloso (UFMG): Detecção de Spams Utilizando Conteúdo Web Associado a Mensagens
  • 2o. lugar: Pedro Henrique Bragioni Las Casas (PUC Minas), Humberto Marques (PUC Minas): Detecção de Spammers na Rede de Origem
  • 3o. lugar: Diego Duarte (UFMG), Adriano Pereira (CEFET-MG), Wagner Meira Jr. (UFMG): Avaliação de Sistemas de Busca em Mercados Eletrônicos

Sobre o trabalho vencedor: propõe uma estratégia para detectação de spams que explora o conteúdo das páginas Web apontadas por mensagens. O trabalho descreve uma metodologia para coleta dessas páginas, caracteriza as relações entre as páginas e as mensagens de spam, e utiliza um algoritmo de aprendizado de máquina para extrair informações relevantes para a detecção de spams.

Sobre seu autor: Marco Túlio Correia Ribeiro, é recém-graduado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente trabalha na empresa Zunnit, mas pretende iniciar o mestrado na UFMG no início do ano que vem. Suas áreas de interesse são: Mineração de Dados, Recuperação de Informação, Recomendação, Heurísticas, e Algoritmos (em geral).

Sobre o CTIC 2011, Marco diz que: “Foi uma honra participar do CTIC, e uma honra maior ainda ter o meu trabalho escolhido como o melhor trabalho. Foi a primeira vez que apresentei um trabalho meu. Fiquei um pouco nervoso antes da apresentação, mas no fim correu tudo bem. Na hora da premiação, achei que o meu trabalho tinha ficado em segundo lugar, porque o título do trabalho que ficou em segundo começa exatamente igual o título do meu trabalho, então foi uma grande alegria descobrir que eu tinha sido selecionado como primeiro”.

v04n02/13.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:27 (edição externa)

Ferramentas da página