Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v04n02:16

Lá de Fora

EDIÇÃO Agosto 2011

Visibilidade e Reconhecimento do Talento Brasileiro no Exterior

Nos últimos tempos, o Brasil tem recebido grande destaque na mídia internacional por vários motivos, incluindo esportivos e políticos. Recentemente, a “Computação tupiniquim” também tem sido motivo de orgulho, com prêmios e distinções de excelência recebidos por nossos alunos e professores apresentados neste artigo.

IM2011 Dissertation Digest Award: Clarissa Marquezan

O CNOM (Committee on Network Operations and Management) é o comitê da IEEE que representa a comunidade internacional de gerenciamento de redes e serviços e que organiza, entre outras ações, os dois principais eventos da área: o IM (International Symposium on Integrated Network Management) e o NOMS (Network Operations and Management Symposium). A sessão “Dissertation Digest” é a atividade desses eventos que tem como objetivo premiar teses de doutorado de recém-doutores que realizaram pesquisa proeminente na área.

Dentre as 7 teses de doutorado escolhidas para fazer parte da etapa final da seção “Dissertation Digest” do IM2011, três foram resultado de pesquisa de brasileiros:

  • On the Investigation of the Joint Use of Self-* Properties and Peer-To-Peer for Network Management. Clarissa Marquezan (Federal University of Rio Grande do Sul); Lisandro Zambenedetti Granville (Federal University of Rio Grande do Sul).
  • Self-Configuration of Wireless Multi-Hop Networks. Daniel Fernandes Macedo (UFMG); José Marcos Nogueira (UFMG); Guy Pujolle (Université Pierre et Marie Curie – Paris).
  • Self-Management of Hybrid Optical and Packet Switching Networks. Tiago Fioreze (University of Twente) – brasileiro atuando no exterior; Aiko Pras (University of Twente).

Esse fato mostra a qualidade e o nível de maturidade dos pesquisadores brasileiros, os quais estão cada vez mais capazes de competir em condições de igualdade com pesquisadores internacionais.

Primeiro Lugar do IM2011 Dissertation Digest Award é de brasileira

O trabalho de Clarissa Marquezan, orientado pelo prof. Lisandro Z. Granville (vice-presidente da SBC) e realizado na UFRGS, consagrou-se em primeiro lugar no IM2011. Veja o que pensa Clarissa Marquezan sobre esta conquista:

Receber esse prêmio possui dois significados pra mim. Primeiro, ele marca o final de um caminho complexo, que por muitas vezes me deixou insegura e me fez questionar muitas das decisões tomadas durante esse caminho, mas que agora eu entendo tudo isso como sendo o processo natural para se tornar um doutor. Em segundo lugar, eu vejo esse prêmio como uma forma de pagamento de uma dívida de gratidão que eu tenho com a UFRGS pela excelente formação que ela me deu, desde a graduação até a pós-graduação. Além disso, em termos práticos, esse prêmio me possibilitou ter um cargo mais alto na hierarquia do projeto Europeu no qual trabalho atualmente, convites para revisão de periódicos internacionalmente reconhecidos, e convites para participar de processos de montagem e submissão de projetos.
Clarissa Marquezan e Lisandro Z. Granville

Aos futuros recém-doutores, fica a mensagem de que: SIM! Vale a pena, todo esse esforço de superação, de enfrentar obstáculos que inicialmente parecem intransponíveis, mas que com dedicação e tempo ficam cada vez mais tangíveis. Mas ao mesmo tempo, é importante entender que o final do doutorado não significa o fim da caminhada, mas sim o início de um novo caminho!

Resumo da tese ganhadora

A tese teve como objetivo investigar e esclarecer quais são as questões e características envolvidas na integração de propriedades self-* e P2P (Peer-to-Peer) que contribuem para a definição de novas alternativas de soluções de gerenciamento de redes. Geralmente, as investigações relacionadas com a aplicação de computação autonômica e propriedades self-* no gerenciamento de redes são focadas na definição de modelos de alto nível (ex., ontologias e políticas), os quais são capazes de determinar as ações autônomas do sistema. Em contrapartida, pesquisas relacionadas com P2P no gerenciamento de redes estão mais focadas na definição da infraestrutura de comunicação da solução de gerenciamento. Sendo assim, de um lado existem as pesquisas ligadas à aplicação de computação autonômica e propriedades self-* que sofrem com o problema da falta de aproximação dos modelos de alto nível com a infraestrutura de gerenciamento, e do outro lado existem as que aplicam P2P e que sofrem com o problema oposto. Como principal resultado, essa tese mostrou como repensar a definição e execução de tarefas de gerenciamento de redes, através da mudança do foco do desenvolvimento de aspectos morfológicos (tais como, APIs, protocolos, arquiteturas, e frameworks) para a definição de algoritmos sofisticados de gerenciamento que exploram as características self-* de forma integrada à capacidade de cooperação e descentralização de tecnologias P2P.

ACM SIGMOD Distinguished Database Profiles: Alberto H. F. Laender

Desde 2011, o ACM SIGMOD (o grupo especial de interesse em bancos de dados da ACM) organiza a série de vídeos intitulada “Distinguished Profiles in Databases”. A série de vídeos é disponibilizada online e um artigo sobre a entrevista é publicada na revista ACM Sigmod Record.

A edição de junho de 2011 da SIGMOD Record traz a entrevista com o prof. Alberto Laender, da UFMG. A entrevista foi realizada por Marianne Winslett, durante a conferência do SIGMOD em 2010, na cidade de Indianápolis. Prof. Alberto Laender trabalha na UFMG desde 1975, quando fundou o LBD – Laboratório de Bancos de Dados. Ele é membro do Advisory Board e do Jim Gray PhD Dissertation Award Committee, ambos do SIGMOD.

Este é um justo reconhecimento a um dos principais pesquisadores da área no Brasil, já que esta série é dedicada a entrevistas com grandes nomes da pesquisa em gerência de dados no mundo todo. Outros nomes desta série incluem: Serge Abiteboul, Ricardo Baeza-Yates, Philip A. Bernstein, Peter Buneman, Peter Chen, Christos Faloutsos, Hector García-Molina, Jim Gray, C. Mohan, Jeffrey Naughton, Dennis Shasha, Avi Silberschatz, Michael Stonebraker, Moshe Vardi, Gerhard Weikum e Jennifer Widom.

A entrevista pode ser lida aqui e assistida neste vídeo.

Microsoft Faculty Fellowship Award: Anderson de Rezende Rocha

O Microsoft Research Faculty Fellow Award é um prêmio de reconhecimento acadêmico que visa selecionar jovens professores e pesquisadores que têm avançado a pesquisa em computação em novas direções e cujo trabalho tem potencial de alto impacto sobre o estado-da-arte. O programa identifica, reconhece e dá suporte a jovens professores considerados excepcionais em seu engajamento no avanço e inovação da pesquisa em Ciência da Computação no mundo. O objetivo do programa é estimular e criar condições necessárias para que esses pesquisadores possam trazer impactos significativos à Ciência da Computação em suas áreas de atuação. O prêmio assegura aos seus vencedores uma quantia total de 1.4 milhões de dólares a serem divididos entre os premiados para serem aplicados exclusivamente em suas pesquisas em suas instituições de origem. Adicionalmente, cada Microsoft Research Faculty Fellow passa a ter acesso a recursos da Microsoft tais como software, convites para participar em conferências e colaboração direta com os pesquisadores da Microsoft Research em Redmond e em outros centros no mundo.

Para esta premiação, a Microsoft Research escolhe, a cada ano, oito jovens professores a partir de um conjunto de indivíduos indicados mundialmente. Cada instituição de pesquisa em Ciência da Computação pode indicar seus jovens docentes para o prêmio. Todos os indicados passam por um rigoroso processo de seleção sendo avaliados por um painel de aproximadamente 100 revisores escolhido pela Microsoft Research. O processo de seleção considera as contribuições científicas de cada indicado bem como uma análise de currículos. O processo vai refinando o número de indivíduos em cada fase até a última etapa em que os finalistas são convidados a fazer uma apresentação e passam por uma arguição por uma banca de cinco pesquisadores renomados selecionados pela Microsoft Research. Finalmente, são escolhidos os oito premiados.

Prof. Anderson de Rezende Rocha, UNICAMP, é um dos premiados

Prof. Anderson Rocha e MS Senior VP Rick Rashid

Essa é a primeira vez que um pesquisador da América Latina, formado na América Latina consegue tal prêmio que existe desde 2005. Dessa forma, esse prêmio é um divisor de águas e um marcador que poderá servir para estimular outros jovens pesquisadores nessa região a continuar trabalhando e acreditando que também são capazes de atingir reconhecimento internacional por seu trabalho. Confira a seguir uma entrevista com o prof. Anderson.

O que o Microsoft Research Faculty Fellow Award significa para você pessoalmente?

Ser selecionado dentre tantos excelentes candidatos é gratificante. Significa que minha pesquisa está sendo reconhecida como tendo potencial impacto para ajudar as pessoas de alguma forma. O prêmio é como um atrator que irá me ajudar, ainda cedo em minha carreira acadêmica, a atrair bons estudantes e colaboradores para trabalharem comigo. Dessa forma, é uma motivação extra para mim e meus orientandos a continuar procurando soluções inovadoras para problemas relacionados à computação forense e à investigação de evidências digitais para ajudar as autoridades no Brasil e no mundo em sua luta diária contra o crime organizado.

Como os recursos serão aplicados em sua pesquisa?

Os recursos da premiação ajudarão no financiamento de pesquisas relacionadas à análise forense de documentos digitais em nosso laboratório “Reasoning for Complex Data (RECOD)” no Instituto de Computação da Unicamp do qual faço parte juntamente com os Professores Jacques Wainer, Siome Klein Goldenstein e Ricardo da Silva Torres.

Qual é sua especialização e como ela contribuiu para sua premiação pela Microsoft Research?

Minhas áreas de concentração e pesquisa são Visão Computacional, Aprendizado de Máquina e Computação Forense Digital. Atuo, principalmente, na pesquisa e desenvolvimento de novos métodos de visão computacional e aprendizado de máquina que auxiliem na solução de problemas relacionados à computação forense digital. Documentos digitais (e.g., imagens, vídeos) são cada vez mais comuns e a forma como as pessoas lidam com tais documentos pode levantar diversas questões legais e éticas que precisam ser tratadas. Por exemplo, a manipulação de uma imagem é apropriada quando pode afetar a opinião pública? Dada uma foto digital, ela é realmente uma prova concreta e incontestável de um dado crime ou foi alterada digitalmente? Antes mesmo que qualquer ação policial com respeito a um documento digital questionável possa ser realizada, precisamos ser capazes de analisar tal documento. Para isso, precisamos das melhores soluções possíveis pra lidar com os desafios apresentados pelos usos maliciosos das ferramentas de processamento de documentos disponíveis hoje em dia tais como o Adobe Photoshop®. Diante de tais desafios, minha pesquisa busca investigar soluções para problemas relacionados à computação forense digital contemplando as etapas de aquisição, organização, classificação e análise de evidências digitais (imagens, vídeos, documentos de texto, etc.).

Que direções você sugere aos jovens pesquisadores brasileiros para que também alcancem o destaque que você conseguiu?

Acredito que a principal sugestão é acreditar em si mesmo e trabalhar sério todos os dias na busca pela excelência em todas as atividades, desde as mais simples às mais complexas. Outra sugestão igualmente importante é saber ouvir eventuais críticas, pois elas são importantes para o crescimento profissional.

Mais alguma informação a acrescentar?

Conseguir um prêmio desses não é simples e nem é um fato isolado. Citando um célebre cientista: “se fui capaz de enxergar mais longe, é porque me apoiei nos ombros de gigantes”. Dessa forma, gostaria de agradecer a todos os meus colegas de trabalho no Instituto de Computação da Unicamp e todos os meus colaboradores e parceiros de pesquisa, meus ex-orientadores e professores, bem como minha esposa e família por me ensinarem, todos os dias, os valores da busca pela excelência em todas as ações que tomo na vida. Sem a ajuda dessas pessoas, nada seria possível.

Recursos

v04n02/16.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:27 (edição externa)

Ferramentas da página