Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v04n03:05

PREFÁCIO

EDIÇÃO Dezembro 2011

Décima Edição da SBC Horizontes

Nesta Edição

Para a terceira edição de 2011, foram recebidos quatro artigos completos além dos artigos editados pelas próprias Editoras da revista. Os artigos foram avaliados pelos editores associados e avaliadores externos. Obrigada a todos que auxiliaram na avaliação desses artigos! Esta edição da SBC Horizontes é composta pelas seguintes colunas.

Between. A primeira coluna desta edição traz a turma de alunos da UFRGS encarregados do desenvolvimento dos novos sistemas da SBC. O artigo começa com a história da versão piloto e segue até a implantação dos sistemas.

Bits, Bytes & Batom. Esta coluna apresenta a primeira edição do WomB – Women in dataBases, uma nova iniciativa da comunidade de banco de dados para proporcionar maior integração entre as mulheres da comunidade. O artigo conta a história que motivou o evento bem como a sua realização.

Debate. Esta coluna traz um dos debates mais importantes na atualidade da Computação: a propriedade intelectual de software. O primeiro artigo, escrito pelo pessoal da USP sob liderança sob liderança do prof. Fabio Kon, defende a inovação e a liberdade no desenvolvimento de software. O segundo artigo, escrito por Elvira Andrade, discute os benefícios da proteção e vantagens do desenvolvimento de software protegido.

Destaque. A Final Brasileira da Maratona de Programação, ocorrido em Goiânia mês passado, movimentou 50 times de todo o Brasil, e é o Destaque desta edição.

E Agora, José? Esta coluna apresenta a pós-graduação no nordeste sob a perspectiva de sete alunos de pós-graduação da região. Certamente, uma possibilidade a ser considerada pelos alunos que agora terminam a graduação.

How To. Continuando o debate em torno do software, esta coluna informa como participar de uma iniciativa internacional para o desenvolvimento de software livre.

Indústria. Nesta edição, esta coluna responde a uma pergunta que já deve ter passado pela cabeça de muita gente: quem afinal cuida da Internet no Brasil?

Perfil. Esta coluna traz uma entrevista com o novo presidente da SBC, o prof. Paulo Cunha da UFPE. Nesta entrevista, realizada pelo editor da coluna Artur Ziviani, Paulo responde sobre a SBC e os planos para os próximos anos.

Opções & Objetivos. Continuando com as opções de carreira, esta edição apresenta as possibilidades para o profissional de Redes de Computadores.

Sociedade. Esta edição discute um dos problemas que tem recebido cada vez mais espaço na mídia, o bullying, porém na sua versão eletrônica: o cyberbullying.

SBC Acontece. Finalmente, esta coluna apresenta os novos editores da SBC Horizontes de uma maneira diferente: cada editor escreveu um parágrafo livre e enviou uma foto nada formal :-)

Você Viu?! Esta edição está super interessante com uma novidade na organização dos artigos, agora listados por publicação (em vez de data como nas edições anteriores). Merecem especial destaque os artigos publicados sobre as vidas de Dennis Ritchie e Steve Jobs.

Eventos. Finalizando esta edição, temos novamente uma série de chamadas de artigos e participação para eventos e revistas da SBC.

Concluindo

Aproveitamos para agradecer aos participantes do corpo editorial, dos editores associados e dos revisores externos pelo excelente trabalho em escolher os artigos que compõem esta edição da SBC Horizontes. Agradecemos também aos autores dos artigos que tornaram possível a publicação desta edição da SBC Horizontes.

Finalmente, convidamos profissionais e estudantes em Computação a submeter novas matérias e artigos para comporem as próximas edições da SBC Horizontes. O prazo para submissão de trabalhos é março de 2012.

Recursos

Sobre as Editoras

Mirella M. Moro é professora adjunta no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Possui doutorado em Ciência da Computação pela University of California in Riverside (2007), e graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Diretora de Educação da SBC e editora-chefe da SBC Horizontes.
Agma Traina cursou Bacharelado em Ciências de Computação pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Ciências de Computação pelo ICMSC da Universidade de São Paulo (1987), doutorado em Física Computacional pela Universidade de São Paulo (1991) e Pós-doutorado em Ciência de Computação pela Carnegie Mellon University (1998-2000). Atualmente é Professora Titular no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo. É sócia da SBC e editora-chefe da SBC Horizontes.


v04n03/05.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:31 (edição externa)

Ferramentas da página