Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v05n01:05

PREFÁCIO

EDIÇÃO Abril 2012

Bem vindos ao 5º Volume!!!

Para a primeira edição de 2012, foram recebidos onze artigos completos além dos artigos providos pelos editores da revista. Os artigos foram avaliados pelos editores associados e avaliadores externos. Obrigada a todos que auxiliaram na avaliação desses artigos! Esta edição da SBC Horizontes é composta pelas seguintes colunas.

Between. O primeiro artigo desta edição discute a logística reversa aplicada à TI, principalmente no consumo e aproveitamento de material eletrônico. Cada vez mais, pessoas têm adotado uma postura mais verde em relação à preservação do meio ambiente. Tal postura também está presente nas empresas de TI, conforme apresentado nesse artigo.

Bits, Bytes & Batom. Esta edição da coluna celebra o aumento da participação feminina nas bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq nível 1A na área de Computação. Tal celebração vem acompanhada de uma análise da participação feminina na distribuição das bolsas PQ e das nossas três maiores pesquisadoras.

Debate. Provavelmente a coluna mais “apimentada” desta edição, a Debate traz uma discussão acirrada sobre a existência de Inteligência Artificial. Para embasar melhor a discussão, as editoras permitiram uma leve quebra no modelo de artigos da SBC Horizontes, deixando os autores referenciar artigos à “moda científica”.

How To. Nesta edição, a coluna How To apresenta um artigo com uma introdução muito rápida ao , o formato de texto mais utilizado para escrita científica. O artigo inclui desde uma visão geral até um exemplo pequeno de artigo neste formato, provendo todas as informações necessárias para escrever um artigo em Latex pela primeira vez.

Indústria. A indústria de TI brasileira tem se tornado cada vez mais forte e certamente o Porto Digital do Recife desempenha um papel importante em tal crescimento, conforme apresentado nesta coluna.

Perfil. A coluna Perfil desta edição apresenta a entrevista realizada pelo editor Artur Ziviani com o Diretor da IBM Research Brazil, Daniel Dias. Na entrevista, Daniel fala sobre o processo de seleção do Brasil para sediar o mais novo laboratório de pesquisa da IBM.

Sociedade. O artigo desta coluna apresenta uma visão diferenciada sobre a criação de empresas juniores, focando nas oportunidades de aproximar a tecnologia da comunidade na qual a empresa se estabelece. Além disso, apresenta o caso real da criação de uma empresa na Paraíba.

SBC Acontece. Nesta edição, a coluna SBC Acontece traz algumas novidades interessantíssimas sobre os trabalhos em desenvolvimento pela diretoria da SBC.

Você Viu?! Esta edição está super interessante com artigos selecionados de publicações das sociedades ACM e IEEE.

Eventos. A coluna de Eventos da SBC Horizontes traz dois artigos extremamente interessantes. O primeiro apresenta uma discussão sobre o painel realizado no WEI 2011, com o tema “Formação em Computação”. O segundo relata a realização da primeira edição da Escola de Verão em Computação da UFMG, uma iniciativa que certamente pode servir de inspiração para outras Instituições de Ensino. Finalizando esta edição, temos novamente uma série de chamadas de artigos e participação para eventos e revistas da SBC.

Concluindo

Aproveitamos para agradecer aos participantes do corpo editorial, dos editores associados e dos revisores externos pelo excelente trabalho em escolher os artigos que compõem esta edição da SBC Horizontes. Agradecemos também aos autores dos artigos que tornaram possível a publicação desta edição da SBC Horizontes.

Finalmente, convidamos profissionais e estudantes em Computação a submeter novas matérias e artigos para comporem as próximas edições da SBC Horizontes. O prazo para submissão de trabalhos é julho de 2012.

Recursos

Sobre as Editoras

Mirella M. Moro é professora adjunta no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Possui doutorado em Ciência da Computação pela University of California in Riverside (2007), e graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Diretora de Educação da SBC e editora-chefe da SBC Horizontes.
Agma Traina cursou Bacharelado em Ciências de Computação pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Ciências de Computação pelo ICMSC da Universidade de São Paulo (1987), doutorado em Física Computacional pela Universidade de São Paulo (1991) e Pós-doutorado em Ciência de Computação pela Carnegie Mellon University (1998-2000). Atualmente é Professora Titular no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo. É sócia da SBC e editora-chefe da SBC Horizontes.


v05n01/05.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:31 (edição externa)

Ferramentas da página