Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v05n01:24

HOW TO

EDIÇÃO Abril 2012

Introdução Rápida ao Latex

Visão geral, instalação e forma básica de um artigo

Este artigo aborda a utilização rápida da ferramenta Latex para criar um artigo científico, mostrando comandos básicos dessa ferramenta tão utilizada no meio acadêmico. O objetivo é introduzir os conceitos básicos de forma que o leitor tenha o interesse em conhecer mais detalhes sobre a ferramenta.

Visão geral do Latex

Em 1977, Donald E. Knuth criou um editor de texto, chamado Tex, com o objetivo de melhorar a qualidade de impressão com base nas impressoras que existiam na época. Com o passar dos anos, surgiu a necessidade de adicionar mais recursos ao Tex. Então, com base no Tex, Leslie Lamport lançou o Latex, um programa que além dos recursos do Tex, contém um conjunto de comandos adicionais, facilitando assim o uso do Tex.

O Latex não é um editor de texto do tipo “what-you-see-is-what-you-get”, como o Microsoft Word, o BrOffice e outros. No Latex, os comandos de formatação e o texto são criados em um arquivo fonte com o uso de um editor simples, como por exemplo, o notepad do Windows ou o vi do Unix. Em seguida, esse arquivo é compilado, gerando um arquivo de saída que pode ser visualizado em formatos da escolha do usuário, como por exemplo *.pdf, *.html, *.ps e *doc. A figura 1 mostra a sequência de criação e compilação de um texto utilizando o Latex.

Figura 1: sequência da criação e compilação do texto com Latex (Fonte: Greenberg, p.13,1999)

Instalação e configuração do Latex no Ubuntu 11.10

Para utilizar o Latex, é preciso instalar o seguintes pacotes:

  • texlive;
  • texlive-latex-extra;
  • texlive-lang-portuguese.

Tais pacotes também podem ser instalados através do terminal, digitando o seguinte comando:

$ sudo apt-get install texlive texlive-latex-extra texlive-lang-portuguese

Outros pacotes também podem ser instalados à medida que o usuário necessite dos mesmos. Um dos pacotes importantes é o texlive-math-extra que serve para utilizar fórmulas matemáticas mais complexas. Pode ser instalado via terminal também, com o seguinte comando:

$ sudo apt-get install texlive-math-extra

Além desses pacotes é preciso também um editor de texto para o desenvolvimento de documentos em Latex. Para instalar o editor de texto Kile (por exemplo), digita-se o comando no terminal:

$ sudo apt-get install kile

Pronto, agora é só começar a produzir seu artigo.

Principais Marcações do Latex

A linguagem Latex funciona a base de comandos que são iniciados com “\” (barra invertida), que é um marcador ou tag. Seus comandos são escritos na forma \comando, ou \begin{comando}…\end{comando}.

Em sua estrutura o Latex conta com o preâmbulo, documento e estilo do texto, da seguinte maneira:

  • No preâmbulo, o autor define todas as informações referentes às principais características do documento. O preâmbulo foi definido para a segunda edição do Latex e inicia da seguinte forma: \documentclass{estilo}.
  • O documento em si é a parte do desenvolvimento do texto e é escrito entre as tags \begin{document} e \end{document}.
  • O estilo do texto, definido na tag \documentclass{estilo}, pode ser: article (artigos), report (relatórios), book (livros, apostilas), letters (cartas), e outros tipos de formatação que podem ser disponibilizados por congressos, universidades ou outras instituições. No estilo também é permitido especificar tamanho da fonte, preferência de impressão, diagramação do texto e tamanho da folha.

Os comandos básicos do Latex não são suficientes para elaborar documentos mais complexos. Então, é preciso inserir outros dos pacotes ao Latex, como forma de aumentar a sua capacidade. Tais pacotes são inseridos no preâmbulo usando o comando: \usepackage[opcional]{pacote}. Alguns dos pacotes mais conhecidos são: graphicx, para inserção de gráficos; color, para utilização de cores no texto; fancyhdr, usado para personalizar cabeçalhos; e o fontec, para utilização da acentuação feita diretamente pelo teclado. Especificamente, quando o pacote fontec não é adicionado ao preâmbulo o usuário tem de inserir a acentuação manualmente através de tags. Algumas dessas tags são: \c{c} para “ç” e \^e ou \^{e} para acentos de vogais, nesse caso “ê”.

Uma das ferramentas importantes no Latex é a BibTex, que facilita a separação da bibliografia e a apresentação do texto. Para utilizá-la, cria-se um arquivo .bib, que contém todas as obras pesquisadas e referencia-se às obras dentro do texto Latex. A figura 2 mostra um exemplo de um arquivo.bib, que contém a referência do livro The not too short introduction to Latex 2. No arquivo Latex para fazer a citação deste livro é preciso apenas usar o comando: \cite{ Oetiker11}. É possível também fazer referência a apenas uma parte do livro através do comando: \cite[p. 88]{Oetiker11}.

Figura 2: Exemplo do conteúdo de um arquivo .bib

Exemplo de arquivo latex

A Figura 3 apresenta o código em látex de um artigo que utiliza o estilo de artigos da SBC e produz um arquivo conforme visualizado na Figura 4.

Figura 3. Código em Latex de texto exemplo
Figura 4. Visualização do artigo produzido em Latex

Concluindo

Para facilitar a escrita de artigo científico, o Latex é uma ferramenta muito útil, que fornece ao usuário uma formatação mais completa e padronizada. Mesmo não sendo um editor do tipo “what-you-see-is-what-you-get”, ele é bem intuitivo e de fácil assimilação, ficando a cargo do usuário explorar suas funcionalidades.

Através de arquivos externos, como o de extensão.bib, alguns documentos podem ser criados automaticamente sem que o usuário precise se preocupar com a formatação. Neste artigo foi criado uma referência bibliográfica, mas pode ser criado também índices, tabela de conteúdo, referências cruzadas, lista de figuras etc.

Recursos

Leslie Lamport. LATEX, A Document Preparation System. Addison-Wesley, Reading, 2a. Edição, 1994.

Oetiker Tobias, Irene Hyna, Elizabeth Schlegl. The Not Too Short Introduction to Latex 2.

Harvey J. Greenberg, A simplified Introduction to Latex, 1999.

LaTeX para principiantes: http://www.mtm.ufsc.br/~daniel/amcom/LATEX/latex_tut.html

Como instalar o LaTex no Ubuntu? http://ubuntued.info/como-instalar-o-latex-no-ubuntu

SBC: Modelos para publicação de artigos: http://portal.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=60&content=downloads&id=475

Sobre a autora

Luciana de S. Campello é estudante do 5º período do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). É estagiária de desenvolvimento web e geotecnologias na Projetec – Projetos Técnicos Ltda, empresa que fornece projetos de engenharia e prover produtos e serviços de consultoria que promovam o desenvolvimento sustentado e atendam às demandas essenciais da sociedade.


Esta é uma publicação eletrônica da Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Qualquer opinião pessoal não pode ser atribuída como da SBC. A responsabilidade sobre o seu conteúdo e a sua autoria é inteiramente dos autores de cada artigo.
v05n01/24.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:27 (edição externa)

Ferramentas da página