Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v05n01:38

SBC ACONTECE

EDIÇÃO Abril 2012

Novidades da Diretoria da SBC

Saiba as novidades de cada uma das diretorias da SBC

Confira nesta edição da SBC Acontece as novidades e acontecimentos da diretoria da SBC. A SBC conta com doze diretorias (sendo quatro dessas extraordinárias). Para escrever este artigo, as Editoras da SBC Horizontes contataram os diretores da SBC que enviaram as seguintes novidades.

Nova Diretoria Extraordinária de Articulação com Empresas

A Diretoria Extraordinária de Articulação com Empresas tem como principais objetivos a ampliação e congregação de sócios, com ênfase nas empresas e nos seus profissionais de informática: estimulando a introdução de inovações de tecnologias da informação e comunicação nas empresas, promovendo a educação profissional continuada, colaborando na investigação e soluções dos problemas da área de computação e zelando pelo nível ético, eficiência técnica e sentido social das atividades de computação nas empresas.

Esta Diretoria tem ainda a responsabilidades de promover atividades na SBC integradas com as empresas. Desse modo, deve-se buscar a inclusão de temas e debates relacionados no Congresso Geral e nos eventos diversos da SBC e a divulgação e publicação de cursos, artigos técnicos e informativos relacionados à computação nas empresas. Assim, espera-se estimular uma articulação integrada na introdução de inovações tecnológicas e formulação de programas de educação profissional nas empresas.

Cooperação com Sociedades Científicas

A SBC está com várias ações em curso para aumentar a sinergia da atuação da SBC junto a outras sociedades internacionais, tais como IFP, ACM, IEEE e CLEI. Especificamente, esta diretoria está negociando a indicação de seis nomes do Brasil para constar no catálogo do programa DSP (Distinguished Speakers Program) da ACM. O processo de indicação dos nomes foi feito a partir de consulta às comissões especiais da SBC, sendo finalizado em reunião presencial da diretoria da SBC no dia 23 de Março de 2012. Os pesquisadores brasileiros indicados são: Cláudia Bauzer Medeiros, Jaime Sichmann, João Carlos Setubal, Jose Carlos Maldonado, Luiz Fernando Gomes Soares e Roberto Ierusalimschy.

Em outra ação, durante o Congresso da SBC em Curitiba, será realizado um painel com representantes dessas sociedades para debatermos formas conjuntas para o enfrentamento de questões nacionais e globais da área de Computação.

Planejamento Estratégico

Está sendo planejada a Terceira Edição do Seminário dos Grandes Desafios, a qual será organizada conjuntamente pela SBC, Brasscom e MCTI. Esse seminário deverá acontecer em duas fases:

Fase 1 - Workshop com instituições nacionais (Petrobrás, Embrapa, Embraer, INPE, Ministério da Saúde, entre outras) com o objetivo de identificar os desafios em TIC dessas instituições, com previsão de acontecer até junho de 2012.

Fase 2 - Seminário dos Grandes Desafios da Computação, quando será aberta uma chamada de trabalhos direcionada aos desafios identificados na Fase 1. Os trabalhos selecionados serão apresentados no seminário previsto para o segundo semestre de 2012.

Educação

Os principais eventos de Educação em Computação da SBC serão realizados em Curitiba junto ao CSBC. Tanto WEI (Workshop sobre Educação e Computação) quanto CQ (Curso de Qualidade) serão voltados ao tema Educação e Inovação: Educar para Inovar + Inovar para Educar. As inscrições para ambos eventos já estão disponíveis no website do CSBC 2012.

Sobre Diretrizes Curriculares, essa diretoria tem o prazer de comunicar que as mesmas foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) no início de março/2012 e agora aguardam homologação e assinatura do Ministro de Educação.

Esta diretoria também é responsável pela boa manutenção da biblioteca digital da SBC, agora em parceria com a BDBComp. É importante lembrar mais uma vez que os coordenadores de eventos podem entrar com seus artigos através do site da curadoria da BDBComp.

Finalmente, foi criado um Grupo de Trabalho da Diretoria de Educação, chamado Computação no Ensino Básico. O primeiro encontro ao vivo deste GT deverá ser realizado junto ao WEI 2012. A inscrição para participar desse GT pode ser realizada através da lista https://grupos.ufrgs.br/mailman/listinfo/degt11-l.

v05n01/38.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:27 (edição externa)

Ferramentas da página