Licenciatura em Computação
Esta página está sendo constantemente atualizada durante o Workshop de Educação em Computação 2009 - WEI. As opiniões aqui apresentadas são de inteira responsabilidade dos seus autores (participantes do WEI) e não representam a opinião oficial da SBC até que sejam aprovadas pela Diretoria e Conselho da SBC.
Trabalhos em Andamento
Em edição durante o WEI 2009.
Na reunião inicial (21/07/2009) alguns pontos discutidos foram:
O Curso de Licenciatura em Computação deveria deixar de ser experimental e ser avaliado pelo ENADE (dentro dos cursos de Computação, mas com instrumentos próprios devido as especificidades do curso)
É preciso deixar claro para o MEC, para comunidade científica e para a sociedade em geral qual o perfil do egresso deste curso, e áreas que podem/devem atuar.
Importância de justificar porque precisa ser uma Licenciatura própria e não apenas incluir disciplinas de informática dentro dos cursos de pedagogia e licenciaturas.
Definir quais os objetivos do curso e qual o perfil do egresso para contribuir na definição das diretrizes curriculares nacionais.
Perfil do egresso:
Professores de computação que atuem no Ensino Básico e Profissional.
Educadores que, utilizando os avanços da Informática, contribuam e sejam capazes de gerar inovações nos processos de ensino e aprendizagem, agindo como agentes integradores entre as diversas disciplinas da formação do estudante.
Profissionais críticos, com formação pedagógica, computacional, ética e humanística.
Área de Atuação do egresso:
Escolas de Educação Básica e Profissional, em disciplinas e projetos educacionais relativos a computação e tecnologias de informação e comunicação.
Empresas ou organizações, em programas de capacitação ou atividades de inclusão digital.
Os licenciados em computação poderão atuar em:
Desenvolvimento de atividades de docência e pesquisa em computação e educação.
Aplicação e avaliação de software educacional.
Participação em equipes de desenvolvimento de software educacional.
Planejamento e execução de currículos e programas de capacitação profissional, em organizações diversas, que empreguem a Informática como suporte e apoio educativo.
Elaboração e participação em projetos na área de Educação a Distância ou atividades educativas com a mediação de Tecnologias de Informação e Comunicação.
Desenvolvimento de materiais educacionais através do emprego da Informática.
Organização e administração de laboratórios de informática.
Possibilidades para articulação e fortalecimento do Curso:
Fortalecimento da identidade do curso no âmbito da SBC e do Ministério da Educação.
Criação de um portal de Licenciatura em Computação, reunindo iniciativas dos diversos cursos existentes no país.
Posicionamento da SBC para inclusão da Licenciatura em Computação no Guia de Cursos de Graduação do MEC e definição de suas diretrizes.
Iniciativas, junto ao MEC e secretarias estaduais e municipais de educação, visando demonstrar como o egresso de Licenciatura em Computação pode contribuir para um trabalho interdisciplinar e transversal nas escolas, e a importância de concursos específicos para a área.
Definição dos conteúdos que poderiam ser abordados na educação básica, buscando introduzir a computação nas escolas e desenvolver o raciocínio lógico dos estudantes. Sugestões: lógica matemática, noções de programação, robótica…
Produção de produtos (software, robótica) alternativos para ensino de computação.
Organização de um Simpósio Nacional sobre Tecnologia Educacional a ser realizado em 2010 (buscar apoio no MEC/SEB).
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Resultados de Discussões
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