Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

DEZEMBRO / 2008

Capa

Chamada

Prefácio

Primeira Edição

Corpo Editorial

[BETWEEN] -1

[BETWEEN] -2

[BITS, BYTES& BATOM]

[E AGORA, JOSÉ?]

[EM DESTAQUE]

[EM DEBATE]

[EM SOCIEDADE]

[INDÚSTRIA]

[HOW TO]

[LÁ DE FORA]

[O2] - 1

[O2] - 2

[ETC & TAL]

[EVENTOS]

FIM

v01n01:12

PREFÁCIO

EDIÇÃO Dezembro 2008

Corpo Editorial e Editores-Associados

Conheça os profissionais e estudantes que compõem o corpo editorial e o conjunto de editores-associados da SBC Horizontes

Todo o material publicado na SBC Horizontes é avaliado por um conjunto de editores-associados e pelo corpo editorial. Cada coluna da SBC Horizontes possui dois editores-associados que avaliam os artigos submetidos para a sua coluna e convidam outras pessoas para avaliarem como revisores externos. Os nomes dos revisores externos serão publicados na edição de dezembro a partir de 2009. Conheça um pouco dos membros do corpo editorial e do conjunto de editores-associados da SBC Horizontes.

Corpo Editorial e Editores-Associados da SBC Horizontes

Antonio Jorge Gomes Abelém – Corpo Editorial
Prof. Abelém possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1990), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). É professor adjunto da Universidade Federal do Pará, onde ocupa atualmente o cargo de Diretor do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação desta Instituição. É o atual coordenador da Comissão Especial de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e atual representante da SBC no Conselho administrativo da RNP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: redes ópticas, redes sem fio ad-hoc, gmpls, multicast, Qualidade de Serviço (QoS) e segurança.
Arndt von Staa – Corpo Editorial
Prof. Arndt possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (1965), mestrado em Informática pela PUC-Rio (1969) e doutorado em Computer Science - University of Waterloo (1974). É Professor do Departamento de Informática da PUC-Rio desde 1967. Suas pesquisas são focadas em engenharia de software, mais especificamente em qualidade de software, teste de software e ambientes de engenharia de software. Na PUC-Rio participou da criação do Departamento de Informática em 1967 e da Incubadora Gênesis em 1997. Auxiliou ainda na criação de diversas empresas através dessa Incubadora. Tem atuado continuamente em projetos em parceria com empresas, procurando sempre avaliar a eficácia das técnicas e metodologias empregadas, realimentando desta forma a sua pesquisa com observações da prática real.
Imre Simon – Corpo Editorial
Prof. Imre possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade de São Paulo (1966), mestrado em Computer Science pela University of Waterloo (1970), doutorado em Computer Science pela University of Waterloo (1972) e pós-doutorado pela Universite de Paris VII (1980). Atualmente é Professor aposentado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedade das potências finitas, linguagens formais, autômatos com multiplicidades, semianel tropical.
Joni da Silva Fraga – Corpo Editorial
Prof. Joni possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979) e doutorado em Informatique/ Automatique - Institute National Polytechnique de Toulouse (1985). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Tem experiência na área de Sistemas de Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança, Tolerância a Falhas, Tolerância a Intrusões, Algoritmos Distribuídos e Middleware.
José Augusto Suruagy Monteiro – Corpo Editorial
Prof. Suruagy possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1979), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Ciência da Computação pela University of California at Los Angeles (1990). Atualmente é professor titular da Universidade Salvador (UNIFACS) e professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (atualmente em cooperação técnica com o DCC-UFBA). É membro do Fórum de P&D do CPqD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações por indicação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e membro e coordenador da Câmara de Assessoramento e Avaliação de Ciência da Computação da FAPESB (2007-2008). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, engenharia de tráfego, medições, qualidade de serviço e avaliação de desempenho.
Sergio Crespo Coelho da Silva Pinto – Corpo Editorial
Prof. Sergio Crespo possui graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, - Faz parte do comite editorial da Revista Brasileira de Informática na Educação (1414-5685) . Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: frameworks, design patterns, educação a distância, informática na educação e engenharia de software.
Vanessa Braganholo Murta – Corpo Editorial
Profa. Vanessa Braganholo é professora Adjunta II do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui doutorado em Ciência da Computação pela UFRGS (2004), com doutorado sanduíche na Universidade da Pennsylvania (2003). Após o seu doutoramento, foi bolsista FAPERJ (Fixação de Pesquisador) na COPPE/UFRJ. Atualmente, é bolsista de produtividade do CNPq, nível 2. Seus interesses de pesquisa estão nas áreas de Banco de Dados e Sistemas de Informação, incluindo tópicos como distribuição em XML, processamento de consultas e integração. Mais recentemente, tem se interessado também por e-Science. É sócia da SBC.
Márcia Cristina Cera – Editora-associada, coluna Between
Márcia Cera é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ela possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Atualmente, está desenvolvendo sua pesquisa no Laboratoire d'Informatique de Grenoble na França em um doutorado sanduíche dentro de um projeto de cooperação internacional CAPES/COFECUB. Ela possui experiência na área de Processamento Paralelo e Distribuído, onde sua pesquisa engloba os seguintes temas: processamento de alto desempenho, escalonamento, balanceamento de carga e bibliotecas de comunicação.
Vinícius Fernandes dos Santos – Editor-associado, coluna Between
Vinícius é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, desde 2007, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, e possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Suas áreas de interesse incluem Jogos Eletrônicos, Inteligência Computacional e Algoritmos. Participou da Maratona de Programação como competidor, conquistando medalhas de prata nos anos de 2006 e 2007 e atualmente é técnico das equipes da UFRJ na competição.
Claudia Maria Bauzer Medeiros – Editora-associada, coluna Bits, Bytes & Batom
Profa. Claudia Medeiros é professora titular da UNICAMP, com graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), doutorado em Computer Science - University of Waterloo (1985) e livre docência em Bancos de Dados (UNICAMP, 1992). Desenvolve pesquisas em Bancos de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: bancos de dados científicos, workflows científicos e sistemas de informação para biodiversidade e planejamento agro-ambiental. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Computação (2003-2007). Recebeu o prêmio Newton Faller (SBC), o prêmio Change Agent (ACM e Anita Borg Institute) e por 2 vezes o Prêmio de Excelência Acadêmica Zeferino Vaz (UNICAMP). Em 2007, outorgada Doctor Honoris Causa pela Universidad Antenor Orrego, Trujillo, Peru e em 2008 admitida na Ordem Nacional do Mérito Científico, como comendadora. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B.
Sandra Camargo Pinto Ferraz Fabbri – Editora-associada, coluna Bits, Bytes & Batom
Profa. Sandra Fabbri possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1978), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Física Computacional pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: teste, validação e inspeção de software, qualidade de software, engenharia de requisitos, planejamento de software e engenharia de software experimental. Na SBC, foi membro da Comissão de Educação, coordenadora da JAI, coordenadora e vice-coordenadora do WEI e coordenadora do Curso de Qualidade.
Guilherme Horta Travassos – Editor-associado, coluna Debate
Prof. Guilherme possui graduação em Engenharia Elétrica pela Univ. Federal de Juiz de Fora (1985), mestrado (1990) e Doutorado (1994) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Realizou estágio de Pós-Doutorado na University of Maryland-College Park (USA - 1998-2000). É professor do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando nos seguintes temas: engenharia de software experimental e ciência em larga escala, qualidade de software (VV&T), engenharia de aplicações WEB, ferramentas CASE e ambientes de desenvolvimento de software. É membro da SBC - Sociedade Brasileira de Computação e membro profissional da ACM - Association for Computer Machinery. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D
Raimundo José de Araújo Macêdo – Editor-associado, coluna Debate
Prof. Raimundo Macêdo tem formação em Ciência da Computação: Graduação na Universidade Federal da Bahia - UFBA (1982), mestrado na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1986) e doutorado na University of Newcastle Upon Tyne, Inglaterra (1994). É professor Titular do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia. Foi o fundador e atual coordenador do Laboratório de Sistemas Distribuídos na UFBA - LaSiD (www.lasid.ufba.br) e também coordena as ações para a criação do Centro Interdiciplinar de Ciência e Tecnologia da Informação na UFBA. Foi o presidente da comissão especial de redes e sistemas distribuídos da SBC (1999-2001) e o Coordenador Geral do Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Computação em 2004. Antes de ingressar na vida acadêmica, foi Analista de Sistemas do Centro de Processamento de Dados da UFBA, onde coordenou a Divisão de Projetos.
Ellen Francine Barbosa – Editora-associada, coluna Em Destaque
Profa. Ellen é Bacharel em Ciência da Computação pela Univ. Estadual de Londrina (UEL) em 1995. Mestre em Ciência da Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) em 1998. Doutora em Ciência da Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) em 2004. Realizou estágios na Georgia Institute of Technology (GATECH/USA), em 2002, e na University of Florida (UFL/USA), em 2003. Atualmente é Professora do Departamento de Sistemas de Computação do ICMC/USP. Entre seus interesses de pesquisa destacam-se os temas relacionados a Teste de Software, Qualidade de Software, Ensino e Aprendizado, Objetos de Aprendizado e Ontologias
Marcelo Augusto Santos Turine – Editor-associado, coluna Em Destaque
Prof. Turine trabalha no Dept. de Computação e Estatística da UFMS desde 2002 e coordena o Laboratório de Engenharia de Software, que desenvolve projetos de C&T na área de Engenharia de Software, principalmente em projetos que envolvem as tecnologias Web integradas a Extensão Universitária. Fez graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pelo IBILCE/UNESP (1991), mestrado em Ciência da Computação pelo ICMC-USP São Carlos (1994), doutorado pelo IFSC-USP São Carlos (1998) e pós-doutorado em Políticas Públicas pela PUC-SP (2003). Desde 2004 faz parte da administração da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PREAE) da UFMS atuando como Coordenador de Extensão, Cultura e Desporto.
João Marcos Bastos Cavalcanti – Editor-associado, coluna E Agora, José?
Prof. João Marcos é professor adjunto do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) desde 1992. É doutor pela Universidade de Edimburgo (Reino Unido) na área de Inteligência Artificial (2002). Tem mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e é bacharel em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Amazonas (1991). Atua no DCC/UFAM em ensino de graduação e pós-graduação e pesquisa na área de banco de dados e recuperação de informação. Atualmente seus temas de pesquisa incluem gerência de dados na Web, busca e classificação de documentos e imagens e sistemas de recomendação. É bolsista de produtividade em desenvolvimento tecnológico do CNPq desde 2006. Coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento em parcerias com empresas do Pólo Industrial de Manaus desde 2003.
Viviane Moreira Orengo– Editora-associada, coluna E Agora, José?
Profa. Viviane é professora adjunta no Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) onde desempenha atividades de pesquisa e de ensino tanto na graduação como na pós-graduação. Completou doutorado em Ciência da Computação na Middlesex University em Londres (2004), mestrado em Ciência da Computação na UFRGS (1999) e graduação em Análise de Sistemas na UCPel (1996). Suas áreas de pesquisa são Bancos de Dados e Recuperação de Informações, mais especificamente Recuperação de Informações Multilíngües. Participa de vários projetos de pesquisa e é coordenadora de um projeto CNPq edital Universal 2007.
Paulo Cesar Masiero - Editor-associado, coluna Em Sociedade
Prof. Masiero tem mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos, da USP São Carlos (1979), Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, USP (1984), e Pós-Doutorados na University of Michigan (1985), USA e Universidade Técnica da Dinamarca (1993). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da Universidade de São Paulo, em São Carlos. É Diretor Financeiro da SBC. Foi membro do Conselho Diretor da SBC em dois mandatos. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando nos seguintes temas: engenharia de software, teste de programas orientados a aspectos, ética em computação e reuso de software. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D
Roberto da Silva Bigonha - Editor-associado, coluna Em Sociedade
Prof. Bigonha é professor Titular da UFMG, possui graduação em Engenharia Química pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (1971), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975) e doutorado em Ciência da Computação pela University of California, Los Angeles (1981). É sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Computação desde 1982, tendo sido membro do Conselho (1985-1989, 1991-1993, 1997-2001, 2007-2011), segundo-secretário (1989-1991, 1993-1995, 1995-1997), diretor de Regulamentação da Profissão (2001-2007) e coordenador das Comissões Especiais de Engenharia de Software (1990-1991), Métodos Formais (04/2003-10/2003) e Linguagens de Programação (2007-2008). É professor e pesquisador de Ciência da Computação, na UFMG, desde 1974, atuando na área de Linguagens de Programação, nas linhas de pesquisa de projeto, definição e implementação de linguagens de programação, técnicas de compilaçao, otimização de código e semântica formal.
Silvia Regina Vergilio - Editora-associada, coluna Etc e Tal
Profa. Silvia possui graduação em Bacharelado em Ciencias da Computacao pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é Professora Associada II da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: teste de software, aplicacoes web, utilização de técnicas de Inteligência Artificial em Engenharia de Software. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
Martin Alejandro Musicante - Editor-associado, coluna Etc e Tal
Prof. Martin é professor Adjunto da UFRN, possui graduação em Informática pela Escuela Superior Latino-Americana de Informatica (ESLAI, Argentina, 1988), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1990) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1996). É sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Computação desde 1990, tendo sido coordenador da Comissão Especial de Linguagens de Programação (2005-2006). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação, atuando principalmente nos seguintes temas: Semântica de linguagens de programação, linguagens para serviços web e XML.
Caetano Traina Junior - Editor-associado, coluna How To
Prof. Caetano possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Física Computacional pela Universidade de São Paulo (1986). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo. Trabalha na área de Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: Consultas por similaridade, Recuperação de imagens baseada em conteudo, Otimização de Consultas, Linguagens de consulta e Mineração de Dados. Atualmente, é Diretor do Centro de Informática de São Carlos. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.
Agma Juci Machado Traina - Editora-associada, coluna How To
Profa. Agma cursou Bacharelado em Ciências de Computação pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Ciências de Computação pelo ICMSC da Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Física Computacional pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é Professora Titular no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico (Graphics) e Bases de Dados Multimídia, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação de imagens baseada em conteúdo, imagens médicas, consultas por similaridade, extração de características de imagens, visualização de informação e mineração de imagens e dados complexos. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.
Avelino Francisco Zorzo - Editor-associado, coluna Indústria
Prof. Avelino possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Ciência da Computação pela University of Newcastle Upon Tyne (1999). É professor adjunto e diretor da Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), avaliador de condições de ensino do Ministério da Educação, consultor ad hoc do CNPq e da FAPERGS. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico, atuando nos seguintes temas: tolerância a falhas, interações multiparticipantes confiáveis, sistemas operacionais e modelagem analítica de sistemas confiáveis. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
Auri Marcelo Rizzo Vincenzi - Editor-associado, coluna Indústria
Prof. Auri é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (1995) e mestre (1998) e doutor (2004) em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo – ICMC/USP, atuando na área de Engenharia de Software. Durante o doutorado realizou sanduíche na University of Texas at Dallas UTDallas – EUA. Foi professor assistente na Universidade Católica de Santos – UNISANTOS (2006-2008), professor adjunto da Universidade Federal de Goiás – UFG (2005-2006) e professor colaborador no Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM (2004-2005). Desde 2008 retornou à Universidade Federal de Goiás – UFG como professor adjunto. É pesquisador Nível 2 do CNPq e membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Association for Computing Machinery (ACM).
Alex Sandro Gomes - Editor-associado, coluna Lá de Fora
Prof. Alex é Engenheiro Eletrônico (UFPE), Mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE). Concluiu o doutorado em Ciências da Educação pela Université de Paris V (René Descartes). Atualmente, é Professor Adjunto 2 no Cin/UFPE e membro da Academia Pernambucana de Ciências. Atua na área de Interação Humano Computador com ênfase na concepção de ambientes colaborativos de aprendizagem. Nesta área, coordena(ou) projetos de pesquisa, orienta(ou) dissertações e teses e publicou mais de 100 trabalhos em periódicos especializados e em anais de eventos. É lider do grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional.
Cleidson Ronald Botelho de Souza - Editor-associado, coluna Lá de Fora
Prof. Cleidson possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Pará (1996), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e em Information and Computer Science - University Of California, Irvine (2003), e doutorado em Information And Computer Science - University Of California, Irvine (2005). É professor Adjunto da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Sistemas Colaborativos, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software empírica, engenharia de software colaborativa, e trabalho cooperativo apoiado por computador.
Regina Helena Carlucci Santana - Editora-associada, coluna Opções & Objetivos
Profa. Regina possui graduação em Engenharia Elétrica Eletrônica pela Escola de Engenharia de São Carlos (1980), mestrado emCiências de Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (1985) e doutorado em Eletrônica e Computação - University of Southampton (1989). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Avaliação de Desempenho, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de desempenho, simulação, simulação distribuída, escalonamento de processos e computação paralela. Atualmente é chefe do Departamento de Sistemas de Computação do ICMC - USP.
Therezinha Souza da Costa - Editora-associada, coluna Opções & Objetivos
Profa. Therezinha possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1964), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1971) e doutorado em Informática (Análise Numérica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979). É professora associada do Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Matemática da Computação, atuando principalmente em: Tratamento Numérico de Equações Diferenciais, Algebra Linear Numérica, Educação em Engenharia e em Avaliação de Cursos de Graduação em Computação.
Márcio Eduardo Delamaro - Editor-associado, coluna Perfil
Prof. Delamaro possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Física Computacional pela Universidade de São Paulo (1997) com programa sanduíche na Purdue Univesity, Estados Unidos. Realizaou pós-doutorado no Politecnico di Milano, Itália, entre 2000 e 2001 e obteve o título de livre-docente na área de Engenharia de Software pela Universidade de São Paulo em 2005. Atualmente é bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e professor associado do SSC/ICMC/USP. Tem experiência na área de Engenharia de Software atuando principalmente nos seguintes temas: teste de software, teste de mutação, teste estrutural. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
Ricardo de Oliveira Anido - Editor-associado, coluna Perfil
Prof. Anido possui graduação em Engenharia Mecânica - Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1978) , mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1983) , doutorado em Computing pela Imperial College (1989) e pós-doutorado pela Institut National Des Télécommunications (1996) . Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Campinas. Atuando principalmente nos seguintes temas: software básico, software embarcado, redes de computadores, concentrador de terminais remotos.
v01n01/12.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:31 (edição externa)

Ferramentas da página