Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v03n01:31

Opções e Objetivos

EDIÇÃO ABRIL 2010

A informática biomédica e seu mercado de trabalho.

Uma visão geral sobre a área de informática biomédica e seu mercado de trabalho.

Este artigo apresenta uma visão geral sobre a Informática Biomédica, área que vem crescendo e ganhando importância a cada dia que passa. O principal objetivo é mostrar a importância desta disciplina nos dias atuais e mostrar como é grande a carência por profissionais qualificados nesta área. De maneira a mostrar como está o mercado de trabalho para os futuros profissionais.

Introdução

Uma nova forma de estudar sistemas biológicos vem adquirindo cada vez mais importância nos últimos anos. A simulação de características típicas de organismos vivos em sistemas computacionais, como evolução, adaptação e aumento da diversidade, proporcionam aos cientistas trabalharem sem a presença de seres vivos em seus laboratórios.

Nos últimos anos ocorreu um crescimento quase que exponencial de pesquisas em cima de sequenciamento gênico, resultados de altos investimentos governamentais. Isto fez com que a área de informática biomédica ganhasse destaque no mundo inteiro. Durante muitos anos esta disciplina do conhecimento era voltada especificamente para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de aplicações clínicas, que em princípio tratava basicamente de assuntos relacionados ao aperfeiçoamento do diagnóstico de doenças.

Porém recentemente a bioinformática emergiu predominantemente como uma área fundamental no desenvolvimento do genoma e de pesquisas em torno deste assunto. O surgimento e o crescimento de outras áreas como o processamento de imagens médicas e o gerenciamento de dados em saúde pública, proporcionou uma sinergia entra as áreas básicas da informática médica culminando na formação de profissionais em informática biomédica por vários centros no mundo.

Definições

Atualmente a informática biomédica é constituída por três áreas fundamentais, a bioinformática, o processamento de imagens médicas e a gestão em saúde. Essas áreas se relacionam entre si proporcionando diversas áreas de atuação no mercado de trabalho [1].

A bioinformática contempla aplicações da ciência computacional à química e à biologia, tem foco no desenvolvimento de novos medicamentos e produtos biomédicos, além da investigação de genomas e proteomas, e nas pesquisas de biotecnologia. Muitos relacionam a bioinformática somente a esforços para decifrar o genoma humano, porém sua atuação é muito mais ampla, abordando expressão gênica, modelagem molecular e estudo de vias metabólicas.

Na área de processamento de imagens médicas as aplicações consistem basicamente em otimizar dados visuais, com o objetivo de facilitar sua análise por meio de ferramentas e percepção humana, possibilitando uma tomada de decisões mais correta sobre determinadas imagens. Na prática a área de processamento de imagens possibilita uma melhora nas ferramentas e algoritmos de processamento de imagens, utilizados em exames de raios-x, ultra-som, e ressonância magnética.

A área de gestão em saúde utiliza diversas ferramentas e softwares que visam uma maior estruturação e organização de seus serviços em sistemas de saúde pública e privada, assim como na gerência de recursos de hospitais, sistemas de auxílio ao diagnóstico e controle epidemiológico de doenças. Proporcionando a organização hospitalar uma expressiva qualidade em seus dados, a fim de agilizar processos administrativos e gerar informações que direcionem investimentos e ações de melhorias.

Mercado de Trabalho

O profissional que trabalha na área de informática biomédica ganhou destaque na mídia do mundo todo com os esforços de decifrar o genoma humano, projeto no qual envolveu tanto profissionais do ramo da biologia quanto da ciência da computação.

A requisição do profissional dessa área tem aumentando muito para trabalhar com gerenciamento de registros clínicos e de saúde pública, além de ser capaz de desenvolver softwares que auxiliam no diagnóstico médico. Parece ser uma área fácil, mas como vemos na mídia verificamos que a área da saúde precisa de muitas melhorias tanto em seus sistemas como na parte gerencial [2].

Na área científica o profissional pode trabalhar dentro de equipes formadas por multiprofissionais, voltadas para projetos em pesquisas médicas e biológicas, visando desenvolvimento de produtos ou de pesquisas científicas, tanto para empresas públicas como privadas.

Atualmente existe uma carência muito grande de pessoas qualificadas para trabalharem como consultores, analista ou desenvolvedores de soluções para sistemas de informação voltada para áreas médicas, biológicas e da saúde. Os maiores empregadores são as universidades, empresas farmacêuticas e de informática, institutos de pesquisas privados e do governo. Os salários iniciais são altos, e um especialista com muitos anos de experiência pode ganhar muito dinheiro, particularmente nos grandes laboratórios multinacionais [3].

Requisitos para se tornar um bom profissional

Encontrar um bom profissional da área de informática biomédica ainda é uma tarefa bastante difícil. Atualmente essas pessoas são biólogos ou médicos que possuem grandes conhecimentos na área de informática, genética e bioquímica. Quase não existem cursos sobre este tema, e a maioria dos profissionais da área são autodidatas.

Um bom profissional nesta área precisa ter um bom conhecimento em ciência da computação, ou seja, saber abstrair algoritmos, traduzindo a solução de um problema em um conjunto de programas eficazes e eficientes. Sendo necessário também possuir uma “cabeça” interdisciplinar, ou seja, ter múltiplos talentos, tais como matemática, estatística, instrumentação, bioengenharia, genética, biologia, entre outros.

Outro requisito essencial é a facilidade com que os profissionais têm em se relacionar com pessoas e saber se colocar no lugar dos cientistas. Geralmente os clientes desta área estão envolvidos com um negócio bastante complexo: a ciência. Biólogos são cientistas e muitas vezes a solução bioinformática que necessitam faz parte do processo da descoberta. Ou seja, nem mesmo os usuários sabem exatamente o que querem e onde querem chegar. O bom profissional deve estar ciente deste fato e estar sintonizado com o cliente/usuário.

Concluindo

Temos grandes desafios para o futuro dentro desta grande área, como por exemplo, a previsão automática da estrutura das proteínas a partir de seqüências, determinação da função de cada gene, mecanismos de expressão e regulação de genes, determinação automática de redes genéticas, entre outros desafios.

O volume de dados nos repositórios públicos está dobrando aproximadamente a cada 15 meses e as organizações privadas estão formando seus próprios bancos de dados com informações genômicas e proteômicas. Portanto, o que o futuro reserva para a informática biomédica em relação ao mercado de trabalho?

Fica claro que as oportunidades de trabalhos são grandes e a carência de bons profissionais continuará ainda por um bom tempo. Só daqui a alguns anos os recém-criados cursos de informática biomédica formarão especialistas nestas áreas.

Recursos

[1] Portal Brasileiro de Informática Biomédica, acessado em http://dfm.ffclrp.usp.br/infobio/joomla/

[2] National Center Integrative Biomedical Informatics, acessado em http://portal.ncibi.org/gateway/

[3] Arizona State University - Biomedicine, acessado em http://bmi.asu.edu/

Sobre os autores

Nemésio Freitas Duarte Filho é sócio da SBC e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em convênio com o mestrado interinstitucional (MINTER) com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), linha de pesquisa em qualidade de software. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Alexandre Freitas Duarte é graduando em informática biomédica pela Universidade de São Paulo (USP). Linha de pesquisa em seqüenciamento genético e usabilidade em sistemas de saúde pública.


»Esta é uma publicação eletrônica da Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Qualquer opinião pessoal não pode ser atribuída como da SBC. A responsabilidade sobre o seu conteúdo e a sua autoria é inteiramente dos autores de cada artigo.

v03n01/31.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:31 (edição externa)

Ferramentas da página