Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v05n03:05

PREFÁCIO

EDIÇÃO Dezembro 2012

Bem vindos a mais uma edição!!!

Para a edição final de 2012, foram recebidos apenas vinte artigos completos, os quais foram avaliados pelos editores associados e avaliadores externos. Obrigada a todos que auxiliaram na avaliação desses artigos! Esta edição da SBC Horizontes é composta pelas seguintes colunas.

Between. Na primeira coluna desta edição, os alunos Lucas dos Santos e Eduardo do Amaral discutem os impactos do conteúdo virtual no mundo real. De maneira direta ao assunto, abordam temas variados incluindo a primavera árabe e as campanhas políticas online.

Bits, Bytes & Batom. Nesta coluna, as professoras Carina Dorneles, Mirella Moro, Renata Galante e Vanessa Braganholo relatam a segunda edição do WomB - Women in dataBases, um workshop dedicado à participação feminina na comunidade brasileira de Bancos de Dados.

Destaque. Nesse artigo, o prof. Carlinhos (Carlos Eduardo Ferreira) apresenta dados e os campeões da etapa brasileira da Maratona de Programação. Parabéns aos ganhadores, que representarão o Brasil na final mundial em São Petersburgo.

Indústria. Esta coluna apresenta um artigo escrito por Nei Grando e que discute o processo (muito interessante) de cocriação de um livro sobre empreendedorismo inovador.

How To. Uma das habilidades mais importantes a ser desenvolvida por qualquer pesquisador, o artigo desta coluna apresenta inúmeras dicas para aprender a ler artigos científicos. O autor César França discute diferentes metodologias que com certeza terão um impacto positivo nos seus leitores.

Opções & Objetivos. Mais uma vez, esta coluna discute uma das profissões mais quentes do momento: o perito em crimes cibernéticos. O autor, Deivison Franco, vai além do artigo anterior (publicado na edição de Abril 2011) e foca na formação para os profissionais de computação forense.

Perfil. Nesta edição, o nosso entrevistado é o Prof. Navaux (da UFRGS), ganhador do Prêmio Newton Faller 2012. Em entrevista realizada pelo prof. Artur Ziviani, ele fala sobre o prêmio, a graduação e pós em Computação no Brasil, a realização inédita de um evento científico brasileiro de computação em Nova Iorque, e muito mais.

Sociedade. Neste artigo, os autores Tamires de Melo e Wagner Alves discutem um assunto extremamente importante na sociedade de hoje: a acessibilidade digital para surdos.

SBC Acontece. Outro assunto importante é a avaliação de eventos científicos. Nesta edição, a SBC Acontece traz um artigo escrito pelos desenvolvedores de uma ferramenta que deu o que falar: a SHINE, a qual avalia o impacto das conferências de Computação. Os autores David de Oliveira, Altigran da Silva e Henrique Cavalcante apresentam o processo de desenvolvimento da ferramenta bem como discutem alguns dos seus resultados.

Eventos. Nesta edição, a coluna apresenta um artigo sobre as celebrações do centenário de Alan Turing realizadas pelo Instituto de Informática da UFRGS. Finalizando esta edição, temos novamente uma série de chamadas de artigos e participação para eventos e revistas da SBC. Especial destaque para a próxima edição do CSBC, o qual será realizado na cidade de Maceió em julho do ano que vem.

Concluindo

Aproveitamos para agradecer aos participantes do corpo editorial, dos editores associados e dos revisores externos pelo excelente trabalho em escolher os artigos que compõem esta edição da SBC Horizontes. Agradecemos também aos autores dos artigos que tornaram possível a publicação desta edição da SBC Horizontes.

Finalmente, convidamos profissionais e estudantes em Computação a submeter novas matérias e artigos para comporem as próximas edições da SBC Horizontes. O prazo para submissão de trabalhos é março de 2013.

Recursos

Sobre as Editoras

Mirella M. Moro é professora adjunta no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Possui doutorado em Ciência da Computação pela University of California in Riverside (2007), e graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Diretora de Educação da SBC e editora-chefe da SBC Horizontes.
Agma Traina cursou Bacharelado em Ciências de Computação pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Ciências de Computação pelo ICMSC da Universidade de São Paulo (1987), doutorado em Física Computacional pela Universidade de São Paulo (1991) e Pós-doutorado em Ciência de Computação pela Carnegie Mellon University (1998-2000). Atualmente é Professora Titular no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo. É sócia da SBC e editora-chefe da SBC Horizontes.


v05n03/05.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:31 (edição externa)

Ferramentas da página