Quem muda um ponto altera todo o conto
Dizem por aí que toda a história tem três lados: a versão de um lado, a versão do outro e a verdadeira. Resolvi investigar quem disse isso e confesso que não descobri.
Perguntei para o Google – ainda tenho essa mania antiga de consultar primeiro o oráculo tradicional. Quantos lados tem uma história? Fiquei em dúvida. Pode ter dois. Pode ter três. Pode ter muitos mais.
O chatGPT não tem dúvida – toda história tem dois lados. Mas também pode ter muitos, “refletindo a complexidade e a diversidade das experiências humanas”.
Acho que o número de lados aumenta se a gente aumentar o escopo. Vou explicar melhor: cada lado da história pode ter diferentes versões. Quem brincou de telefone sem fio quando criança, sabe do que eu estou falando. Será que as crianças ainda brincam de telefone sem fio? Olha eu, quase fugindo do assunto.
Se cada história pode ter muitos lados, e cada lado muitas versões, confesso que já perdi a conta. Mas o negócio não termina aqui. Uma mesma versão, pode gerar diferentes interpretações. Cada um entende o português de um jeito, não? Cada ponto de vista é a vista de um ponto. Um conjunto de pontos é uma reta. Mas uma reta é um conjunto infinito de pontos. Cada ponto é uma curva em potencial? Tem muita matemática pra explicar essa história. Mas ainda não terminei.
Se cada história pode ter muitos lados, cada lado muitas versões e cada versão uma interpretação diferente, a gente tem muitas narrativas possíveis. Cada história é uma ilha de edição. Copiar, recortar e colar.
Aumentar. Subtrair. Acrescentar. Decrescer. Ampliar. Reduzir. Expandir. Encolher. Entre tantos verbos, modificar. O que era uma coisa vira outra. Será verdade? Será fake?
Fake é falso. Falso é antônimo de verdadeiro. Não é original. Também não é real. Mas afinal, o que é real? Olha eu, quase fugindo do assunto de novo.
Decidi deixar a metáfora para o poeta. Melhor acrescentar logo um ponto final.
Arte: Niki (@ jururuart)
Revisão: Tiago Bergenthal
Texto produzido durante o módulo Circuito Santa Sede (@oficinasantasede & @rubempenz).
Como citar esse artigo:
BASSANI, Patrícia Scherer. Um anel para todos governar. SBC Horizontes, 08 jul. 2024. ISSN 2175-9235. Disponível em: < https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2024/07/quem-muda-um-ponto-altera-todo-o-conto/>. Acesso em: DD mês. AAAA
Patrícia Scherer Bassani é doutora em Informática na Educação, professora titular do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale, na linha de pesquisa Linguagens e Tecnologias.