>

Estudantes de Computação inovam e realizam Cerimônia de Colação de Grau Virtual no Minecraft

Estudantes de Computação inovam e realizam Cerimônia de Colação de Grau Virtual no Minecraft

Que a quarentena devido à pandemia da COVID-19 ressignificou as formas de socialização por meio das tecnologias digitais, não é novidade. Estamos passando muito mais horas em videochamadas e videotransmissões do que jamais imaginaríamos e para as mais diferentes tarefas, desde conversar com a família, fazer cursos, assistir shows e, até mesmo, manter as sessões de terapia em dia.

Atualmente, nas redes, circulam diversos vídeos sobre ritos sociais do cotidiano que costumavam acontecer prioritariamente de forma presencial e agora estão se adaptando para o formato virtual, como aniversários, happy hours e até casamentos. Entretanto, alguns eventos ainda procuram seu espaço nesse novo formato, como as cerimônias de colação de grau e festas de formatura. 

O Youtube irá promover um evento chamado Dear Class of 2020 no dia 6 de junho de 2020 para homenagear estudantes que se formarão em 2020 e não terão uma cerimônia presencial. O evento do Youtube contará com a participação de personalidades como Beyoncé, Malala Yousafzai, Barack e Michelle Obama, e Bill e Melinda Gates. No entanto, no Brasil, a colação de grau tem acontecido de forma extraordinária por meio de sistemas eletrônicos, mantendo as práticas formais, mas sem a presença de participantes externos(as) como familiares e amigos(as) e sem os ritos sociais que acompanham esse momento.

Pensando nisso, estudantes de cursos de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) decidiram inovar e realizar uma cerimônia de colação de grau simbólica e uma festa de formatura utilizando uma plataforma inusitada: o jogo Minecraft. A iniciativa partiu do Centro Acadêmico de Computação (CACOMP) e da Atlética Trojan da UFMT. Os(as) professores dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação aceitaram participar da proposta e os(as) estudantes planejaram todo o evento, desde a criação do espaço no servidor ao script da cerimônia.

Salão de formatura criado no espaço do servidor Minecraft para a cerimônia

Familiares, amigos(as) e colegas convidados(as) pelos(as) estudantes puderam participar da cerimônia virtual com seus(suas) avatares pessoais no jogo Minecraft ou por meio de transmissões ao vivo nas plataformas Youtube e Twitch, para o áudio foi utilizado um canal no app Discord.

Estudantes entrando na cerimônia com avatares caracterizados com beca

A cerimônia contou com vários aparatos tradicionais, como discursos de Patronos, Paraninfos e Oradores, proferência de juramento, entrega do canudo e premiações, como a entrega dos prêmios de Aluno Destaque Sociedade Brasileira de Computação – SBC dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação de 2019-2.

Fotos da cerimônia e entrega de prêmios

Após o encerramento da cerimônia com fogos de artifício, todos(as) foram convidados a participar de uma festa de formatura em um espaço criado também no jogo, com drinks virtuais e música animada!

Fotos da festa de formatura

As pessoas interagiram durante todo o evento pelos diversos canais de comunicação. Houve emoção, risos, choro e muitos votos de parabenização para os(as) formandos(as). Como professora participante do evento, posso dizer que este foi bonito e emocionante, como uma formatura deve ser 🙂 Com certeza ficará na memória de todas as pessoas que participaram por muito tempo!

Mensagens de carinho de familiares e amigos(as) para os(as) formandos(as)

Se este é um caminho para os eventos do futuro ou se haverão novas cerimônias no Minecraft eu não sei, mas com certeza nada será como antes após essa pandemia. Nem as pessoas, nem as tecnologias. Contudo, uma premissa deve permanecer: o distanciamento pode ser físico, mas jamais será social.

Quem estiver com curiosidade de saber mais ou quiser se inspirar para fazer o seu evento virtual “diferentão”, pode conferir como foi a transmissão da Cerimônia no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=BUh9X1CUvlc

Início da cerimônia com entrada dos(as) estudantes: 58 min, início da festa de formatura: 1h47min.

Como citar esse artigo:

Ribeiro, K. 2020. Estudantes de Computação inovam e realizam Cerimônia de Colação de Grau Virtual no Minecraft. SBC Horizontes. ISSN: 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/24/estudantes-de-computacao-inovam-e-realizam-cerimonia-de-colacao-de-grau-virtual-no-minecraft/

Compartilhe: