Projetos do Meninas Digitais promovem eventos em lembrança ao Dia Internacional da Mulher no mês de março
Desde 1975, o dia 8 de Março foi definido pela ONU como o Dia Internacional da Mulher. Ao contrário do que muitos(as) possam acreditar, este dia não se trata de uma data comercial ou puramente de celebrações. O objetivo desta data é lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres – independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas – e refletir sobre os desafios que as mulheres ainda enfrentam.
Na computação, as mulheres ainda encontram barreiras de acesso e permanência em diversos setores, variando de intensidade e forma acordo com local, cultura, entre outros fatores sócio-econômicos. Pensando nisso, diversos projetos que buscam a equidade de gênero na área da computação e tecnologias em geral executam ações não somente no dia oito, mas durante todo o mês de março, para debater sobre os desafios atuais e relembrar os grandes acontecimentos históricos da computação marcados por mulheres.
Neste artigo, vamos mostrar como algumas dessas iniciativas que são parceiras do Programa Meninas Digitais promoveram seus eventos em lembrança ao Dia Internacional da Mulher neste mês de março com intuito de divulgar as ações realizadas e incentivar novos(as) interessados(as) a executarem ações semelhantes nos anos por vir ou, até mesmo, em outras datas.
Emílias – Armação em Bits
O Projeto Emílias – Armação em Bits da UTFPR realizou uma programação extensa de atividade no dia 8 de março, com oficinas, palestras (técnicas e sobre gêneros) e sorteios. O evento reuniu palestrantes da academia, indústria e de outras iniciativas de gênero. Em uma das atividades as(os) participantes puderam ter contato com o Google Glass.
2° Fórum T.P.M – Meninas Digitais Mato Grosso
O projeto Meninas Digitais Regional Mato Grosso realizou uma noite de palestras pelo segundo ano consecutivo, com o nome 2° Fórum T.P.M. – Teorias, Programação e Métodos. O evento contou com apenas palestrantes mulheres de diversas IES do estado, sendo a palestra de abertura com uma das coordenadoras do projeto Digital Girls in Rio. Para poder ressaltar o pedido por respeito às mulheres na tecnologia, foram distribuídos para todos, sem distinção de gênero, chocolates com frases de mulheres personalidades da computação e o desejo de respeito em todos os dias do ano.
Meninas Digitais no Cerrado
O projeto Meninas Digitais no Cerrado participou de um bate papo intitulado “Ser mulher dá trabalho?” no campus Ceres do IF Goiano no dia 8 de março. O modelo de roda de conversa facilita a participação das(dos) presentes e a melhor articulação dos temas.
Mulher Tech Sim Senhor
Os projetos It Girls da UFPB – Campus IV (Rio Tinto) e Meninas na Computação juntamente com as iniciativas: Women Techmakers João Pessoa, WIEE IFPB, WIE UFPB e Array Girls realizam o evento Mulher Tech Sim Senhor durante todo o mês de março. A programação é grande e conta com oficinas, palestras, minicursos, uma competição de prototipação e até uma “hora extra” para bater um papo mais informal com bebidas e comidinhas. Destaque também para o mural de mulheres da história da computação com espaço para mensagens que o It Girls fez para o 8 de março.
Computação para Tod@s
Mais um evento que está sendo realizado durante todo o mês comparticipação de projetos do Meninas Digitais é o Computação para Tod@s da UFMG. O evento reúne academia e indústria em vários dias de palestras, mesas e atividades sobre computação e gêneros. Destaque para a palestra sobre saúde mental na pós-graduação, tema importantíssimo para reflexão.
Gurias na Computação
O projeto Gurias na Computação do Campus Alegrete da Unipampa escolheu o 8 de março para homenagear a professora Dra. Márcia Cristina Cera que fazia parte do projeto e faleceu recentemente. O projeto publicou o perfil com as contribuições da professora para a área em sua página do projeto.
Meninas Digitais Regional Bahia
O projeto Meninas Digitais Regional Bahia escolheu o 8 de março para lançar oficialmente sua página de ações, divulgando ainda a identidade visual do projeto que representa as mulheres negras e LBTs.
Meninas Também Jogam
O projeto Meninas Também Jogam além de ter participado de uma série de eventos no mês de março, realiza no próximo dia 31 o evento Meninas Também Jogam Day com palestras, mesa redonda de mostra de jogos. Ainda dá tempo de participar!
É um projeto parceiro do Meninas Digitais e seu evento não aparece aqui? Deseja iniciar um novo projeto ou cadastrar um projeto existente como parceiro do Meninas Digitais? Possui dúvidas, críticas ou sugestões sobre este artigo? Envie uma mensagem para Karen Figueiredo (karen@ic.ufmt.br) para que esta coluna tenha a qualidade que você espera.