>

Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação em Computação do Brasil

Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação em Computação do Brasil

Por Luiz Antonio Rodrigues

“Promover a discussão ampla e contínua dos temas de interesse da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em computação no Brasil, como a avaliação dos programas, as estruturas curriculares, os perfis de formação, etc.”

Este é o objetivo do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Computação do Brasil, que é composto por coordenadores e vice-coordenadores do programas de pós-graduação stricto sensu em computação reconhecidos pela CAPES ou ainda em implantação, membros da CA-CAPES em Ciência da Computação (CA-CC) e Diretoria de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). De acordo com o último Documento de Área, são 123 cursos em 85 programas de pós-graduação em Ciência da Computação no Brasil.

A gestão atual (2020-2021) do Fórum é composta pelos professores Vítor E. Silva Souza (UFES), coordenador, e Flávio Silva (UFU), coordenador adjunto.

“O evento que reúne o Fórum dentro do CSBC tem como objetivo dinamizar essa discussão [dos assuntos de interesse da pós-graduação], pois os temas são tratados o ano inteiro pela lista de e-mails.”

Vítor E. Silva Souza

Conforme relatado pelos coordenadores, “O Fórum é importante pois permite a troca de experiência, o fortalecimento da área por meio de ações conjuntas entre os coordenadores e um contato mais próximo com o CA-CC/CAPES, que tem feito nos últimos anos uma parceria com o Fórum para que os coordenadores de PPG possam contribuir com as diretrizes da área de Computação da CAPES, bem como sanar dúvidas com o CA-CC de forma bastante eficaz“.

Em 2020, o Fórum foi realizado de forma virtual durante 40º CSBC, em Cuiabá. Um dos assuntos tratados foi a atualização sobre os Grupos de Trabalho, criados a partir de uma consulta prévia aos Programas. Atualmente os grupos são:

  • GT de Compartilhamento de boas práticas
  • GT dos Referenciais de Formação
  • GT de Programas Profissionais
  • GT da Produção Técnica
  • GT de Ações Estruturantes
  • GT de Sistemas de Informação
  • GT Atualização do Qualis
  • GT Ficha de avaliação (acadêmicos/profissionais)
  • GT Autoavaliação

É importante que haja sempre uma boa participação dos coordenadores e dos programas não apenas nas reuniões oficiais, mas nos Grupos de Trabalho em função das demandas específicas em prol da nossa Pós-graduação em Computação no Brasil“, relata o Prof. Jose Augusto Suruagy Monteiro, do Centro de Informática da UFPE, coordenador nas gestões 1995-1998 e 2005-2006.

Um segundo assunto da pauta foi o POSCOMP, especificamente sobre a manifestação de interesse dos Programas na continuidade de utilizá-lo como mecanismo de ingresso na Pós-Graduação. A grande preocupação foi que a prova teve poucos inscritos em 2020 e acabou sendo cancelada, em parte também em função da Pandemia do COVID-19. Em geral, poucos programas têm utilizado a prova como critério único de seleção, mas muitos consideram o resultado como bônus na pontuação e também na seleção de bolsistas.

No final da manhã, houve uma apresentação da professora Pauleany Morais (IFRN/IFBA) que tratou do tema “Formação Docente na Pós-Graduação”. Ela falou sobre a necessidade e desafios da formação de professores e do exercício da docência universitária, especialmente na área da computação. Apresentou também o resultado da pesquisa realizada com professores e alunos.

Na parte da tarde, após a eleição da coordenação atual e aproveitando a presença dos coordenadores da CA-CC, o evento contou com um espaço para discussão e esclarecimento de dúvidas sobre a Ficha de Avaliação dos PPGs para o quadriênio 2017-2020 e diversas outros assuntos correlatos.

O próximo encontro do Fórum de Coordenadores deverá ser realizado durante o 41º CSBC, previsto para 19-22 de julho de 2021 em Florianópolis/SC.

Histórico

De acordo com os registros do professor José Augusto Suruagy Monteiro (UFPE), até 1994 eram feitas reuniões pontuais de coordenadores em função de alguma demanda ou pleito a ser levado às instâncias no CNPq e CAPES, mas sem uma articulação contínua. Em 1995, já sob a coordenação do prof. Suruagy, os encontros passaram a ser realizados de forma mais organizada e contínua a partir da reunião dos coordenadores no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), sediado em Canela/RS em junho daquele ano, e da criação da lista de discussões (coordpgcc-l). Dentre os assuntos discutidos no encontro, estavam a preocupação com o corte de bolsas e a definição das demandas de quotas e critérios para bolsas de pós-graduação nos próximos cinco anos, e a criação de um exame único de seleção, já para o próximo ano, que mais tarde daria origem ao POSCOMP. A construção de um documento com a descrição da área de Ciência da Computação/Informática no País foi proposta como encaminhamento, ficando sob responsabilidade do prof. José Palazzo Moreira de Oliveira (UFRGS).

Na segunda gestão (1999-2000), sob coordenação do prof. José Carlos Maldonado (ICMC-USP), foi proposta a incorporação do Fórum no escopo da Diretoria de Educação da SBC, o que aconteceu a partir de 2001.

O Fórum de Coordenadores foi e tem sido a principal instância de articulação dos diversos programas da área e de interlocução sobretudo com a Comissão de Área na CAPES“, afirma o Prof. Suruagy.

Iniciativas Regionais

ForPPGC-PR

Logo ForPPGC-PRO Paraná criou em 2019 um Fórum de Programas de Pós-Graduação em Ciência da Computação (ForPPGC-PR) com o objetivo de integrar e fortalecer os programas paranaenses de pós-graduação na área. 

O primeiro fórum aconteceu em Curitiba, coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Informática da UFPR (PPG-Inf). Em 2020 o evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Unioeste (PPGComp), campus de Cascavel. Além das discussões pertinentes às ações de integração, esta segunda edição contou também com uma Mostra de Trabalhos para a divulgação das pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. O evento teve cerca de 150 inscritos e a participação de representantes da CA-CC, Fundação Araucária e PTI (Parque Tecnológico de Itaipu). Na Mostra foram apresentados mais de 70 trabalhos, distribuídos em sessões técnicas temáticas.

O Paraná possui atualmente 10 programas de pós-graduação em computação/informática, sendo 7 de mestrado e três com mestrado e doutorado. Conforme dados do Sucupira de 2020, são 543 pós-graduandos regulares e 185 docentes efetivos. 

A próxima edição do ForPPGC-PR será organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Computação da UTFPR, campus de Cornélio Procópio.

EPPC

O Encontro Paulista de Pós-Graduandos em Computação (EPPC) foi criado em 2017 e realizado pelo ICMC-USP naquele ano. O Evento possibilita que alunos de mestrado e doutorado apresentem seus trabalhos concluídos ou em andamento visando a troca de experiências e ideias.

Em 2020, em sua quarta-edição, a organização foi do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de São Carlos. Palestras técnicas e discussões sobre a pós-graduação também fizeram parte da programação em 2020.

Como citar este artigo

RODRIGUES, Luiz A. Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação em Computação do Brasil. 2021. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/?p=5484. Acesso em: DD mês. AAAA.

Compartilhe: