Giro SBC | Edição 28/25
🤩 Chegou a hora! O 45º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2025) começa neste domingo, dia 20 de julho! Maior congresso de Computação da América Latina, o CSBC acontece em Maceió (AL) até o dia 24 unindo inovação, pesquisa, networking e experiências que transformam. São mais de 30 atividades em cinco dias intensos de programação. Tá de malas prontas? Saiba tudo sobre o que vai acontecer acessando o site do Congresso: https://csbc.sbc.org.br/2025/.
📲 Se você vai participar do evento, a sua preparação só fica completa depois de baixar o app do CSBC no seu celular! Criado para otimizar a experiência dos participantes, o aplicativo está disponível para download em versões Android e iOS. A ferramenta será fundamental no processo de credenciamento na chegada ao evento, dando mais agilidade e organização ao processo. Além do credenciamento, o aplicativo oferece a programação completa do Congresso, acompanhamento de atividades em tempo real, informações úteis e atualizações e notificações importantes! Faça o seu download agora mesmo: https://doity.com.br/csbc-2025/aplicativo.
🏃🏾♂️ Ainda sobre o CSBC 2025, vale garantir também a sua participação na Corrida e Caminhada Social CSBC 2025! A atividade acontece no dia 23 de julho, com concentração às 6h15 e atividades até às 8h. O encontro acontece à beira-mar com percursos de 3 km e 5,8 km, e é uma atividade de integração e incentivo ao bem-estar. O kit exclusivo da prova inclui camiseta UV e outros itens úteis e custa R$55. Confira mais informações e participe: https://csbc.sbc.org.br/2025/corrida-caminhada.
🏆 A professora Teresa Ludermir (UFPE) foi premiada como Pesquisadora Destaque na categoria Ciências Exatas no Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Ennio Candotti (4ª edição), realizado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. O anúncio foi feito durante o 68º Fórum Nacional CONFAP, realizado no início de julho. A SBC deseja parabéns à professora pela merecida homenagem: www.instagram.com/p/DMLvUCWsl-x/.
⚠️ Estamos na reta final de inscrições do POSCOMP 2025 e o prazo para garantir participação no exame foi prorrogado até o dia 22 de julho! O Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação testa os conhecimentos na área de Computação, avaliando possíveis candidatos a Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu oferecidos no Brasil. Saiba mais e Inscreva-se em: https://www.sbc.org.br/poscomp/.
💊 O Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS) celebrou 25 anos este ano e a edição comemorativa, realizada em junho, é um marco importante na história do evento. Uma matéria especial publicada no site da SBC destaca momentos marcantes do evento nestes 25 anos que o tornaram referência nacional em Computação aplicada à Saúde: https://bit.ly/44PGXif.
📚 O XVI Workshop de Pesquisa Experimental da Internet do Futuro (WPEIF 2025) publicou seus Anais na Biblioteca Digital da SBC. O evento foi realizado de 19 a 23 de maio de 2025, na cidade de Natal/RN, em conjunto com o XLIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2025). Veja na SOL: https://doi.org/10.5753/wpeif.2025.
📕 Também realizado em conjunto com o SBRC 2025, o II Workshop de Redes Quânticas (WQuNets 2025) publicou seus Anais que incluem 7 artigos: https://doi.org/10.5753/wqunets.2025.
📘 A SOL recebeu também recentemente o livro que reúne os trabalhos apresentados durante o IV Seminário dos Grandes Desafios da Computação no Brasil, realizado em novembro de 2024 e que contou com a participação de mais de 80 pesquisadores e representantes da indústria, com o objetivo de fortalecer a pesquisa da comunidade científica de Computação em torno dos desafios para a próxima década. A publicação reúne os artigos apresentados no evento que ajudaram a definir os novos grandes desafios, nas áreas de Inteligência Artificial e Ciência de Dados; Computação Sustentável; Cibersegurança; Ubiquidade da Internet; Computação Quântica; e Computação e Sociedade. Leia na SOL: DOI: https://doi.org/10.5753/sbc.16840.7.
📆 Em julho a SBC traz diversos eventos realizados e apoiados pela SBC! São diversas competições, congressos, simpósios, seminários e conferências em diversas áreas da Computação. Acesse o calendário da SBC 2025 disponível no site da Sociedade para conhecer todos os eventos. Confira e programe-se: https://www.sbc.org.br/eventos/
Compartilhe o nosso conteúdo!
📲 Siga a SBC nas rede sociais:
linkedin.com/company/sbcoficial