Meninas Digitais e o Ada Lovelace Day
O Ada Lovelace Day é uma celebração internacional em homenagem às meninas e mulheres na STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática) criada em 2009 e comemorada todos os anos na segunda terça-feira do mês de outubro. Embora as comemorações se iniciem em outubro, Ada Lovelace nasceu no dia 10 de dezembro de 1815. Por causa disso, o período de outubro a dezembro é recheado de eventos em homenagem às mulheres da TI, que vão desde o Ada Lovelace Day até fóruns e outros eventos regionais.
Os projetos parceiros do Programa Meninas Digitais marcaram presença nas homenagens e comemorações do final de ano com atividades diversas para motivar meninas a ingressarem e a permanecerem na área de TI, bem como conscientizar a comunidade sobre a importância do debate do tema.
O projeto Emílias – Armação em Bits da UTFPR comemorou pela 4ª vez o Ada Lovelace Day com mesa redonda, palestras, oficinas e até teatro
As Meninas Digitais no Cerrado celebraram o seu 1º Ada Lovelace Day na XVIII Feira de Ciência e Tecnologia do IF Goiano Campus Ceres com sessões relâmpago (apresentações de 5 minutos de estudantes do campus), mesa redonda com mulheres convidadas, visitação de salas por escolas da região, e campeonato de jogos (Street Fighter) para meninas. Participaram do evento aproximadamente 90 pessoas, desde docentes, discentes, servidores e estudantes de escolas da região.
O projeto Meninas Digitais UFSC também realizou seu primeiro Ada lovelace Day em outubro com palestras sobre desafios e oportunidades na TI e mesa redonda para aproximadamente 80 pessoas.
Além do Ada Lovelace Day, também foram realizados Fóruns Regionais, como no caso da Regional Mato Grosso que fez a 3ª edição do seu Fórum Regional Meninas Digitais Mato Grosso na UFMT Campus Rondonópolis em 2 dias de programação com mesas redondas, cursos e apresentações de trabalhos que reuniram mais de 200 pessoas. Na ocasião, foi apresentada a comunidade o novo projeto da regional: Tecno Girls – Meninas Digitais de Rondonópolis.
O projeto Gurias na Computação da UNIPAMPA Campus Alegrete também realizou seu 5º encontro em outubro com painéis sobre trajetórias de profissionais da área e roda de conversa.
O projeto InfoGirl da UFC Campus Quixadá teve a 2ª edição do seu evento realizada em novembro pelo CENTRO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (CACC) e PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET-TI) que atraiu aproximadamente 100 pessoas.
Quem também fez bonito foi o projeto Digital Girls in Rio da UNIRIO que realizou o evento Papo com Mulheres com aproximadamente 80 participantes em uma programação de palestras com profissionais da área, discussões e ainda sessão de maquiagem.
É com a energia boa desses eventos que o Meninas Digitais conclui mais um ano de atividades valorizando o trabalho das mulheres na TI e encorajando meninas a desbravarem o mundo tecnológico, na certeza que em 2018 voltaremos ainda mais fortes, com novas ações para atender cada vez mais meninas e mulheres!
Boas festas e aguardem nossas novidades! <3