>

Alan Turing e a Enigma

Alan Turing e a Enigma

O filme O Jogo da Imitação (The Imitation Game) fez sucesso em 2014, sendo indicado a 8 Oscars, contando parte da vida de Alan Turing e um de seus mais incríveis feitos, a quebra da máquina Enigma [1].

enigma
Máquina Enigma

A Enigma foi uma máquina eletromecânica de criptografia usada pelos alemães na Segunda Guerra Mundial que “embaralhava” as mensagens que eram transmitidas para que os aliados não conseguissem nenhuma informação caso as interceptassem. A quebra da Enigma e as informações obtidas com isso são dois dos grandes fatores que levaram ao fim da guerra em 1945.

Alan Turing nasceu em Londres em 1912 [2]. Sempre teve preferência pela matemática e pela área de exatas e em 1934 se formou em Matemática pela King’s College em Cambridge [3]. Em 1939, logo no início da guerra, foi convocado para trabalhar no Government Code and Cypher School (GC&CS) em Bletchley Park [4].

Diferente do que foi retratado no filme O Jogo da Imitação, a máquina criada por Turing e sua equipe não se chamava Christopher e foi um trabalho colaborativo com outras equipes inspirado na máquina criada pelo polonês Marian Rejewski, chamada Bombe. Mais de 200 máquinas como essa foram construídas pelos britânicos nessa época.

bombe
Máquina Bombe

Além disso, Turing não tinha nenhum poder para tomar decisões com as informações obtidas. Não partiam dele, nem de ninguém da sua equipe, ações como avisar ou não sobre possíveis bombardeios alemães a navios aliados [5]. O objetivo de Turing e dos outros membros da equipe era somente decifrar as mensagens o mais rápido possível.

Além da equipe liderada por Turing, chamada de Hut 8, outras equipes trabalhavam em paralelo também decifrando códigos da Enigma. A equipe Hut 4 fazia a tradução e a interpretação dos dados coletados, a equipe Bombe produzia as máquinas que eram utilizadas na decriptação, a equipe Hut 6 também trabalhava decifrando a Enigma, mas ficava com as mensagens da força naval, enquanto a equipe de Turing ficava com as mensagens da força aérea.

alan_turing
Alan Turing

Apesar de não ser a única mente a quebrar a Enigma e a construir as máquinas Bombe, Turing teve papel crucial na sua equipe e deixou sua contribuição em diversas áreas, como a Teoria Computacional, definindo os conceito de algoritmos e criando a máquina de Turing; a Inteligência Artificial, propondo um experimento para avaliar a inteligência de uma máquina que ficou conhecido como o teste de Turing, além da Biologia Matemática, analisando os padrões e formas de organismos vivos.

Turing faleceu em 1954, em Wilmslow [6], uma pequena cidade ao norte da Inglaterra. Ele supostamente teria se suicidado ao comer uma maçã contendo cianureto depois de ser perseguido pela polícia inglesa por ser homossexual. Por isso, na estátua de seu memorial [7] ele aparece segurando uma maça, representando sua morte e também o amor proibido que ele vivera.

plaque
Casa onde Alan Turing morou nos últimos anos de vida.

Visite:

[1] Atualmente, Bletchley Park é somente um museu e um espaço para eventos. Lá é possível visitar as salas do Hut 8, incluindo o escritório de Alan Turing, e encontrar itens importantes, como Máquinas Enigmas e Bombes.
[2] Alan Turing nasceu no centro de Londres, próximo aos principais parques da cidade, o Regent’s Park e o Hyde Park. Como é comum no Reino Unido, o local é marcado por uma placa azul.
[3] A faculdade King’s College faz parte da Universidade de Cambridge, na Inglaterra e é uma das mais importantes faculdades do mundo, sendo criada em 1441 pelo rei Henry VI.
[4] É possível encontrar Máquinas Enigma em diversos museus pelo mundo, principalmente os voltados para itens de guerra. Um exemplo está no Museu de Armas de Les Invalides em Paris, na França.
[5] O HMS Belfast é um navio inglês utilizado na Segunda Guerra Mundial que foi transformado em museu e está hoje atracado no Rio Tâmisa, próximo a Tower Bridge e a Torre de Londres.
[6] Wilmslow é uma pequena cidade próxima a Manchester com cerca de 25 mil habitantes. A casa que Alan Turing morou e faleceu possui uma placa azul, marcando o local como histórico.
[7] O Memorial a Alan Turing fica em Canal Street, o distrito LGBT de Manchester, Inglaterra.

Compartilhe: