>

Guia Rápido para Submissão Anônima: proteja sua identidade corretamente

Guia Rápido para Submissão Anônima: proteja sua identidade corretamente

Por Mirella M. Moro

Resumo. Muitos veículos de publicação exigem submissão anônima. Porém, os requisitos de anonimato podem não ser facilmente compreendidos ou atendidos. Este artigo apresenta um guia rápido com dicas práticas de como garantir o anonimato em suas próximas submissões.

Faz parte da vida de cientista: sua pesquisa precisa ser publicada em veículos de qualidade. Muitas vezes, tais veículos têm política de submissão anônima (para avaliação às cegas, do inglês blind review), as quais podem confundir você e seu time de autoria. Este artigo apresenta um guia rápido de práticas comuns utilizadas para atender à anonimidade necessária. Antes do guia, o quadro a seguir apresenta definição de termos relevantes para padronização de nomenclatura.

Definição de Termos Relevantes

  • Submissão (ou texto submetido, manuscrito) é o texto enviado a um veículo de publicação que contém a descrição de um trabalho científico ou pesquisa realizada
  • Submissão anônima é uma submissão sem qualquer identificação de sua equipe de autoria 
  • Veículo científico (venue) é onde se publicam artigos científicos, geralmente um evento (congresso, simpósio, workshop, e afins) ou um periódico (journal) científico 
  • Tipos de submissão e avaliação
    • Aberta: equipe de autoria e equipe de avaliação são mutuamente conhecidas
    • Anônima: equipe de autoria não sabe quem avalia sua submissão
    • Duplamente anônima: igual à anônima + e quem avalia não sabe quem é a equipe de autoria 
Triplamente anônima: igual à duplamente anônima + quem avalia não sabe a identidade das outras pessoas que avaliam a mesma submissão

Primeiro de tudo, por que alguns veículos de publicação científica optam por realizar submissão anônima? Existem vários motivos, mas o principal é garantir maior lisura durante o processo de escolha do que publicar ao evitar que apenas a mesma “panelinha” de pessoas publique no veículo; e que a equipe de especialistas que avaliam as submissões seja influenciada pelo nome, experiência ou afiliação da equipe de autoria (viés positivo ou negativo, mesmo que inconsciente). 

Os cuidados mais comuns para você e seu time garantirem que a submissão atenda aos critérios de anonimato incluem as seguintes. 

1. Omitir todas as informações sobre a autoria. Apagar ou esconder nomes próprios e de instituições, título do projeto de pesquisa e nome de sua agência de fomento com o número do projeto, links externos para páginas pessoais e institucionais, entre outras. Para tal, é importante ler a submissão inteira para certificar-se que todos seus elementos permanecem anônimos (incluindo notas de rodapé e de agradecimento, fotos, figuras e tabelas, e outros elementos menores que podem passar despercebidos).

2. Omitir referências a seus próprios trabalhos. Referenciar seus trabalhos anteriores geralmente é importante para completa cobertura da literatura relacionada ou porque a submissão atual amplia um trabalho seu publicado anteriormente. Uma alternativa é omitir todas as informações sobre tais trabalhos. Os Exemplos 1a e 1b mostram duas formas de realizar tal omissão: escrevendo por extenso no local de citação que a referência é omitida; ou escrevendo na referência que a mesma é omitida. Porém, tal formato deve ser utilizado com muito cuidado, pois ao se identificar como parte da autoria de outro trabalho, corre-se o risco de alguém reconhecer o trabalho pelo seu resultado. Nesse caso, veja a próxima alternativa.  

Exemplo 1. Omissão de referências. 

(a) … Em trabalhos anteriores, obtivemos resultados semelhantes [referência omitida para submissão anônima]. …

(b) … Em trabalhos anteriores, obtivemos resultados semelhantes [1]. … 

Referências

[1]     Anônimo. Informações omitidas para submissão anônima. 2019.

3. Disfarçar referências a seus próprios trabalhos. Semelhante à sugestão anterior, essa dica mantém as referências aos seus trabalhos mas de maneira disfarçada com texto referenciado-as na terceira pessoa (ou seja, você “finge” que o trabalho citado não é de autoria da sua equipe de pesquisa). Os exemplos 2a e 2b mostram duas formas simples de garantir anonimato citando seus próprios trabalhos: citar o seu junto a trabalhos de outras pessoas; e citar o seu sozinho. Muito cuidado: não se empolgue e evite referenciar várias de suas publicações assim, pois sua identidade pode ser revelada (de qualquer modo, excesso de autocitação é um problema sério a ser evitado). Atenha-se ao mínimo de trabalhos, o suficiente para contextualizar a nova contribuição, como se fosse um trabalho escrito por outra pessoa.

Exemplo 2. Referências disfarçadas. 

(a) … Trabalhos anteriores em problemas similares incluem [1, 2]. Em [1], é proposta … 

Referências

[1]   A. SOBRENOME et al. Bancos de Dados. SBC Horizontes, 2019.

[2]   B. OUTRO-SOBRENOME. Algoritmos em computação. SBC Horizontes, 2020.

(b) … Dos trabalhos existentes, provavelmente o melhor relacionado seja [1], cuja solução falha ao contemplar os casos… 

Referências

[1]    A. SOBRENOME et al. Bancos de Dados. SBC Horizontes, 2019.

4. Utilizar o editor de texto corretamente. É necessário prestar atenção quando são utilizados softwares de edição de texto que associam propriedades de autoria automaticamente. Ou seja, é necessário abrir o texto no editor e visualizar quais Propriedades (geralmente no menu Arquivo) e metadados são armazenados junto ao arquivo, tanto de autoria individual quanto da instituição onde a pesquisa foi realizada.  

5. Tornar anônimas algumas informações de metodologia. Existem pesquisas cuja descrição completa da metodologia utilizada pode ferir o anonimato. O Exemplo 3a quebra o anonimato ao informar o nome da instituição e da cidade, enquanto os Exemplos 3b, 3c e 3d preservam anonimato de modos diferentes: simplesmente colocando a palavra Anônima no local necessário, ou descrevendo as características sem qualquer nome. Veja que os Exemplos 3c e 3d são especialmente importantes se as características da instituição (ou do grupo pesquisado) são relevantes para a metodologia. A descrição apresentada no Exemplo 3d é relevante mas genérica o suficiente para evitar a identificação da autoria. Finalmente, o Exemplo 3e não informa o nome da instituição; porém, no Brasil atual (2020), apenas o supercomputador Santos Dumont tem tais características; ou seja, essa descrição tira a equipe de pesquisa do anonimato porque ou ela é do próprio LNCC (onde o supercomputador está) ou é parceira do LNCC.

Exemplo 3. Metodologia anônima. 

(a) A validação da técnica de ensino proposta foi realizada com duas turmas do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais, campus Belo Horizonte. 

(b) A validação da técnica de ensino proposta foi realizada com duas turmas do curso de Ciência da Computação da Instituição-Anônima, campus Capital-Anônima.  

(c) A validação da técnica de ensino proposta foi realizada com duas turmas do curso de Ciência da Computação de uma das cinco maiores universidades brasileiras, campus da capital do estado. 

(d) A validação da técnica proposta foi realizada com duas turmas do ensino médio de uma escola da zona rural do estado, localizada em um vilarejo com menos de 500 habitantes e com distância superior a 500km da capital mais próxima. 

(e) A avaliação experimental foi realizada em um supercomputador com capacidade de processamento na ordem de 5,1 Petaflop/s e configuração híbrida de nós computacionais com 36.472 núcleos de CPU distribuídos em 1.134 nós, a maioria com arquitetura multi-core.

6. Preservar anonimato em documentos externos. Essa é uma falha comum de passar despercebida: a equipe de autoria foca em manter todas as informações da submissão no anonimato mas esquece das informações do anexo, do relatório técnico referenciado, do formulário de avaliação utilizado na pesquisa, entre outros. Uma solução simples é colocar tais documentos (todos sem qualquer identificação, vide dica 1) em um repositório anônimo, como no GitHub. Para compartilhar o link de tal repositório, é necessário que o mesmo não seja indexado por mecanismos de busca, o que é possível no GitHub através da inclusão do seguinte comando no cabeçalho da página: <meta name="robots" content="noindex">. Você também pode utilizar serviços de compartilhamento anônimo de repositórios do GitHub como o oferecido em anonymous.4open.science. Outras opções para garantir anonimato incluem figshare.com (lembre-se de usar a opção de arquivos confidenciais e gerar um link privado sem a opção de Publish). 

7. Preservar anonimato de capturas de tela de software e demais imagens. Outra falha é colocar uma imagem de captura de tela do software ou aplicativo apresentado sem apagar o nome ou ícone do mesmo e sem esconder informações secundárias (da tela) como a logomarca da instituição. Imagens fazem parte da submissão e precisam necessariamente atender aos critérios de anonimato. 

8. Finalmente, sempre aponte conflitos de interesse. Ao se cadastrar no veículo para o qual enviará sua submissão, preencha adequadamente a lista de conflitos da equipe de autoria. Veículos podem ter definições específicas de quem são pessoas em conflito, então informe-se. Tais conflitos são importantes também em submissão anônima para evitar que colegas de mesma instituição (ou país) que potencialmente conhecem seu trabalho o avalie.

Mirella M. Moro

Professora do DCC/UFMG. Conselheira da SBC. Integrante do Comitê Gestor do Programa Meninas Digitais. Coordenadora dos projetos Bytes & Elas, e BitGirls.

Lattes: https://lattes.cnpq.br/6408321790990372

Outros Contatos: https://linktr.ee/mirellammoro

 

 

 


Como citar esse artigo:
Moro, M. M., 2021. Guia Rápido para Submissão Anônima: proteja sua identidade corretamente. ISSN: 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2021/01/guia-rapido-para-submissao-anonima:-proteja-sua-identidade-corretamente/(abrir em uma nova aba)

Compartilhe: