Giro SBC | Edição 23/26

Giro SBC | Edição 23/26

🫱🏼‍🫲🏽 A iniciativa SBRC+, realizada durante o SBRC 2026 — que aconteceu entre os dias 25 e 29 de maio, em Praia do Forte (BA) — mostrou que ciência, educação, cultura e tecnologia podem caminhar juntas. Com ações voltadas à escola, à comunidade e à indústria, o projeto promoveu oficinas, debates, experiências práticas e encontros que conectaram pesquisadores, estudantes, educadores e moradores de Praia do Forte (BA). O resultado foi uma experiência transformadora, que ampliou o alcance do simpósio e fortaleceu o diálogo entre academia e sociedade. Saiba mais sobre as ações e os impactos dessa iniciativa na matéria completa publicada no portal da SBC: https://bit.ly/43mYPB0.

🎓 Celebrar trajetórias acadêmicas de excelência é fortalecer o presente e o futuro da Computação brasileira! Em mais uma edição do Prêmio Estudante Destaque, da SBC, estudantes de diferentes instituições e áreas da Computação foram reconhecidos por seu desempenho acadêmico, dedicação à pesquisa, à extensão e à construção de uma Computação cada vez mais inovadora em todo o país. Confira no post os(as) homenageados(as) desta edição: instagram.com/p/DZYORkplMem/

🗨️ O professor José Viterbo Filho, Diretor de Publicações da SBC, esteve em visita à sede da Sociedade nesta quinta-feira, 11 de junho. Aproveitando sua participação no Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC 2026), realizado de 8 a 12 de junho no Instituto de Informática da UFRGS, visitou a sede para uma agenda de trabalho com a bibliotecária da SBC, Annie Casali, discutindo ações e iniciativas relacionadas à SOL. A visita também foi marcada por momentos de integração com a equipe da sede, fortalecendo o diálogo e a aproximação entre os dirigentes da Sociedade e os colaboradores que atuam diariamente no desenvolvimento das atividades da SBC. Veja registros do encontro: https://www.instagram.com/p/DZf2HkxD9K1/.

💙 O Love Data Day Brasil 2026 acontece nesta sexta-feira, 12 de junho, em instituições de todo o Brasil. Nesta edição, serão 19 instituições integrando a programação nacional, com atividades presenciais e online que incluem palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e debates sobre ciência aberta, inteligência artificial, governança, gestão de dados, integridade científica, transparência e inovação. Universidades, institutos de pesquisa, hospitais universitários, órgãos públicos e entidades de diferentes áreas do conhecimento estarão conectados em uma grande rede de valorização dos dados e das boas práticas em sua gestão, promovendo a conscientização sobre a importância dos dados na ciência, na pesquisa e na sociedade. Conheça a programação completa: https://sbc.org.br/love-data-day-brasil/

🧑🏽‍💻 A SBC marcou presença no IX Encontro de Administração da Tecnologia da Informação (EnATI 2026), promovido pela ANPAD, por meio da participação de vice-presidente da Sociedade, professor Cristiano Maciel. Durante a mesa redonda “A pesquisa brasileira em governo digital: conquistas e agenda de estudos futuros”, realizada na Fundação Getulio Vargas (FGV), professor Cristiano apresentou a trajetória da atuação da SBC na área de governo digital, destacando desde a evolução do Workshop em Governo Eletrônico (WCGE), criado em 2009 no CSBC, até a consolidação do Latin American Symposium on Digital Government (LASDiGov) e a recente criação da Comissão Especial em Governo Digital (CE-GD). Veja como foi o evento e saiba mais: https://www.instagram.com/p/DZf7aHlCdAr/

🎖️A SBC parabeniza o professor Arthur João Catto pela justa e emocionante homenagem recebida da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que passou a atribuir seu nome ao edifício-sede do Departamento de Computação da instituição. Fundador do Departamento de Computação da UFSCar, professor Catto construiu uma trajetória marcada por contribuições decisivas para o desenvolvimento da Computação, da pesquisa e da inovação tecnológica no Brasil. Veja o post-homenagem no Instagram da SBC: instagram.com/p/DZdOCUNj0uG/

💊 Ouro Preto sediou o 26º Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS 2026). Quase 400 pesquisadores de várias regiões do país se reuniram no Centro de Artes e Convenções da UFOP para discutir os avanços da relação entre tecnologia e saúde. Nesta edição, o SBCAS recebeu cerca de 400 artigos. Destes, 110 foram aceitos para apresentação oral e 39 para apresentação em pôsteres. A programação também contou com palestras, concursos e lançamento de livro. Confira os detalhes na reportagem. Confira nas redes da SBC uma matéria da TV UFOP sobre o evento: instagram.com/p/DZVm4aUQs4O

🖥️ Começa na próxima semana a I Escola Regional de Informática do Triângulo Mineiro (ERI-TM 2026). O evento acontece entre os dias 15 e 17 de junho, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e reúne estudantes, pesquisadores, profissionais e empresas para discutir tecnologia, inovação, pesquisa e empreendedorismo. Serão três dias de palestras, minicursos, sessões técnicas, apresentações de trabalhos, networking e contato direto com algumas das principais iniciativas de tecnologia da região. Entre os temas estão: Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Tecnologias Imersivas, Startups e Inovação e Pesquisa em Computação. O evento é uma realização da FEELT e da FACOM, em parceria com a SBC, e marca a chegada de um novo espaço para fortalecer a comunidade de tecnologia do Triângulo Mineiro. Saiba mais: https://eritm.sbc.org.br/2026/.  

📕 Os Anais do XXVII Workshop de Testes e Tolerância a Falhas (WTF 2026) foram publicados esta semana na SOL, a Biblioteca Digital da SBC. O evento foi realizado de 25 a 29 de maio de 2026, na Praia do Forte/BA, em conjunto com o XLIV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2026). Nesta edição, os anais incluem 17 artigos completos e 03 resumos estendidos. Confira: https://doi.org/10.5753/wtf.2026.  

📙 Também como parte dos SBRC 2026, o XVII Workshop de Pesquisa Experimental da Internet do Futuro (WPEIF 2026) também publicou seus Anais. Nesta edição, os anais incluem 07 artigos: https://doi.org/10.5753/wpeif.2026.  

📆 Conheça o Calendário de Eventos da SBC em 2026 e se programe para participar dos mais de 40 eventos realizados e apoiados pela Sociedade este ano.  Acesse o site e programe-se: www.sbc.org.br/eventos/.  

Compartilhe o nosso conteúdo!

📲 Siga a SBC nas rede sociais:

instagram.com/sbcoficial 

linkedin.com/company/sbcoficial 

youtube.com/@sbcoficial

facebook.com/sbcbrasil

 

Compartilhe: