>

Palavra do Presidente Prof. Raimundo Macêdo

Palavra do Presidente Prof. Raimundo Macêdo

Prezadas Associadas e Prezados Associados,

Desde sua criação, em 1978, a SBC contribui com políticas públicas, fortalece o ensino, a pesquisa e a inovação tecnológica. Desse modo, ajudou de forma decisiva para estabelecer a Computação como área científica e profissional no Brasil e América Latina.

No decorrer dos anos, a Computação evoluiu em profundidade e abrangência, estando hoje no centro dos acontecimentos da sociedade contemporânea: nas indústrias, no comércio, no entretenimento, na educação e nas ciências. Nesse contexto, o próximo Congresso da SBC, em julho de 2020, em Cuiabá/MT, discutirá o que se denomina “Sociedade 5.0”, na qual a utilização das novas tecnologias baseadas na inteligência artificial, big data, internet das coisas, robótica, entre outras, deve respeitar necessidades individuais e coletivas de seus usuários. Nessa perspectiva, o Brasil precisa se inserir no cenário mundial não apenas para consumir serviços e tecnologias, mas, sobretudo, para produzi-las, ajudando no desenvolvimento social e econômico do país. A educação adequada em computação, a consciência social e ética profissional serão ingredientes fundamentais nesse novo cenário. Precisamos nos preparar para desafios que virão.

As adversidades dos últimos tempos, principalmente as relativas ao financiamento da ciência, tecnologia e educação, não nos paralisaram, ao contrário, vimos a pujança de nossas 27 Comissões Especiais, 25 Secretarias Regionais e 205 Representantes Institucionais. A diretoria da SBC se organizou em dezenas de grupos de trabalho, para responder a demandas emergentes – como criação de novos grupos de interesse, aperfeiçoamento de rotinas de trabalho, organização de novas publicações, estabelecimento de acordos e cooperações, representações em instituições governamentais e não-governamentais, etc., além da labuta cotidiana em nossa sede para atender a rotinas de sistemas e eventos de nossa comunidade.

Fizemos uma grande reunião presencial da diretoria da SBC em São Paulo, em novembro último, para discutir, debater e planejar ações futuras. Estamos motivados e com boas surpresas para 2020. Em 2019, o Conselho da SBC também foi bastante acionado, prontamente discutindo matérias trazidas pela diretoria, propondo caminhos e posicionando-se, através de manifestos, pela necessária sustentação da ciência, tecnologia, inovação e educação nacionais.

A SBC é uma grande comunidade da qual podemos nos orgulhar; uma das maiores e mais ativas associações nacionais, mesmo em termos mundiais, com extenso legado de conquistas que precisamos preservar e fazer avançar. Sem dúvida, a Revista “SBC Horizontes” é um importante instrumento para ajudar nossos estudantes e jovens profissionais nessa trajetória de afirmação e crescimento da Computação no Brasil –  nos aspectos individuais e coletivos.

Raimundo José de Araújo Macêdo
Presidente da SBC

Foto do Prof. Macedo

Compartilhe: