>

Wireless Sensor Networks estiveram em alta no CTD @SBRC 2021

Wireless Sensor Networks estiveram em alta no CTD @SBRC 2021

Por Luiz Antonio Rodrigues (Unioeste)

O Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) teve a sua 39ª edição realizada em Uberlândia-MG, de 16 a 20 de agosto de 2021 (virtual). O Evento foi palco também do IV Concurso de Teses e Dissertações da área, coordenado pela professora Michele Nogueira (UFMG) e pelo professor Leandro Villas (UNICAMP). 

O CTD@SBRC 2021 avaliou as teses de doutorado e as dissertações de mestrado submetidas ao evento que foram defendidas e aprovadas no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2020. 

O concurso é importante para reconhecer ainda mais o trabalho, o esforço e os resultados dos alunos e de suas teses e dissertações. O concurso visa ainda motivar os alunos iniciando nesta caminhada a buscarem pela excelência em suas pesquisas e se destacarem por seus resultados.

Michele Nogueira e Leandro Villas, coordenadores do CTD@SBRC 2021

Nesta edição foram recebidas 30 submissões, sendo 8 teses e 22 dissertações. Cada trabalho foi avaliado por pelo menos três membros do comitê de avaliação. Após uma rodada de discussões, o comitê selecionou 6 teses e 14 dissertações. Os trabalhos, na forma de artigo, foram publicados nos Anais Estendidos do Simpósio, e o autor principal pôde apresentá-lo durante o CTD do SBRC.

Para fins de premiação, o comitê de avaliação levou em conta o trabalho completo, incluindo os resultados científicos e tecnológicos já gerados e potenciais, bem como o impacto na área de redes de computadores e sistemas distribuídos.

Os prêmios para os três melhores trabalhos em cada categoria foram entregues na cerimônia de premiação durante o evento social do SBRC 2021.

Melhor Tese de Doutorado

A Bus-based Opportunistic Sensing Network
Autores: Pedro Henrique Cruz Caminha, Luis Henrique Costa, Rodrigo de Souza Couto (UFRJ)

O trabalho propõe utilizar ônibus urbanos como sensores em uma rede de sensores sem fio móveis (MWSN). Uma estratégia de névoa pré-processa os dados e os envia para a Nuvem, que serve às aplicações. A tese apresenta três contribuições principais. Primeiro, os atrasos devido à entrega oportunista são minimizados, a partir de um problema de localização dos nós de Névoa. Segundo, é proposta uma métrica de cobertura espacial para MWSNs baseada em ônibus e um modelo para a escolha dos ônibus que maximizam a cobertura. A terceira e última contribuição é um protótipo para o SensingBus, uma MWSN baseada em ônibus urbanos. Utilizam-se dados de GPS dos ônibus da cidade do Rio de Janeiro para validar as contribuições.

Ficou curioso? Aproveite para ver a apresentação do trabalho durante o SBRC.

O SBRC é muito relevante nacionalmente e receber o prêmio do CTD é um começo interessante pra minha carreira acadêmica. Claro, o prêmio só foi possível com a contribuição de meus orientadores, da banca de tese, de coautoras e coautores, dos colegas de laboratório, dos funcionários da UFRJ, e das agências de fomento CNPq e FAPERJ.

Pedro Cruz, autor da tese.

Menções Honrosas

A 5G Vehicle-to-Everything Ecosystem with Internet of Vehicles based Approaches
Autores: Carlos Storck (CEFET-MG), Fátima Duarte-Figueiredo (PUC Minas)

A Solution for Goal-oriented Policy Refinement in NFV Management and Orchestration Systems
Autores: Michel Bonfim (UFCE), Fred Freitas (UFPE), Stênio Fernandes (Service Now – Canada)

Melhor Dissertação de Mestrado

Data Collection and Medium Access Control Solutions for Underwater Wireless Sensor Networks
Autores: Eduardo Câmara Júnior, Luiz Filipe Vieira, Marcos Vieira (UFMG)

A tecnologia de Redes de sensores sem fio aquáticas (RSSFA) enfrenta diversos desafios devido à utilização de comunicações acústicas ou ópticas, visto que comunicações por radiofrequência possuem baixo desempenho nestes ambientes. O trabalho propõe soluções para dois problemas das RSSFAs. O CAPTAIN é um algoritmo para levar os dados coletados pelos nós de uma rede até pontos de coleta (nós sorvedouros) que utiliza técnicas de agrupamento e agregação para melhorar a coleta de dados. Já o UW-SEEDEX é um protocolo proposto para controlar o acesso ao meio pelos nós de redes de sensores sem fio aquáticas acústicas, quando estes desejam transmitir dados e evitar colisões.

Para mais detalhes, assista também o vídeo de apresentação.

Eduardo Camara Jr

Ficamos muito felizes e agradecidos pelo reconhecimento recebido pelo trabalho. Acreditamos que o prêmio veio como consequência de todo o esforço e da dedicação que os autores colocaram nele.

Eduardo Câmara Júnior, autor da dissertação

Menções Honrosas

IoTP: On Supporting IoT Data Aggregation Through Programmable Data Planes. Autores: André Romano Madureira, Leobino Sampaio (UFBA)

An Adaptive and Distributed Traffic Management System for Vehicular ad-hoc Networks.
Autores: Thiago Gomides, Daniel Guidoni (UFSJ)

V CTD @SBRC 2022

Lembre-se! A submissão dos trabalhos ao CTD da área de Redes e Sistemas Distribuídos acontece normalmente no início do ano. Para 2022, poderão participar os autores de trabalhos concluídos em 2021.

A 40ª Edição do SBRC será realizada em Fortaleza – CE.

Como citar este artigo

RODRIGUES, Luiz A. Wireless Sensor Networks estiveram em alta no CTD @SBRC 2021. SBC Horizontes, setembro. 2021. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/?p=6695. Acesso em: DD mês. AAAA.

 
 
 
Compartilhe: