Um anel para todos governar
Essa história aconteceu na Terra Média. Nove anéis para os homens. Sete anéis para os anões. Três para os elfos. Além desses, mais um. Sauron forjou O Anel, aquele mais poderoso, capaz de dominar todos os outros, um anel para todos governar. Ele queria o mundo, mas perdeu o anel.
Muito tempo depois, Gollum achou. Anos mais tarde, foi parar acidentalmente nas mãos de Bilbo Bolseiro, um hobbit que vivia no condado. Bilbo entrega para Frodo, que recebe a missão de destruir o anel. Para isso, ele precisa se aventurar até o Monte da Condenação, no centro da Terra de Mordor. Uma joia tão poderosa assim não deveria existir.
Penso que muita gente conhece a história criada por Tolkien em O Senhor dos Anéis. Dizem que o livro foi escrito entre 1937 e 1949. Tempos de guerra. Mas, como diz Bilbo:
– As aventuras nunca acabam? Acho que não. Outra pessoa sempre tem de continuar a história.
Da Sociedade do Anel para a Sociedade da Plataforma. Mudam-se os tempos. Modificam-se as tecnologias. Mas sempre tem alguém que quer dominar o mundo.
Vi que a Apple e a Samsung estão apostando no smart ring, um anel inteligente. É um dispositivo vestível para armazenar e trocar informações pessoais. Batimentos cardíacos, pressão sanguínea, oxigênio no sangue, registros de sono e outras coisinhas. Uma central médica na palma da mão. Dizem que o anel captura os resultados biométricos de forma mais precisa do que um relógio e que tem um maior tempo de bateria. Também dizem que o anel vai controlar outros dispositivos, como os smartphones e tablets.
Fiquei surpresa ao fazer uma pesquisa na Amazon. Recebi 549 resultados para smart ring. Jakcom, Cocoarm, Ashata, Hecere, BiuEra, Ababil, e mais muitas outras marcas já estão disponíveis ao alcance de um clique.
Penso que até Sauron ficaria surpreso. Ele queria o poder do anel para si. As big techs também. As aventuras nunca acabam.
Arte: Niki (@ jururuart)
Revisão: Tiago Bergenthal
Texto produzido durante o módulo Circuito Santa Sede (@oficinasantasede & @rubempenz).
Como citar esse artigo:
BASSANI, Patrícia Scherer. Um anel para todos governar. SBC Horizontes, 10 jun. 2024. ISSN 2175-9235. Disponível em: < https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2024/06/um-anel-para-todos-governar/>. Acesso em: DD mês. AAAA
Patrícia Scherer Bassani é doutora em Informática na Educação, professora titular do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale, na linha de pesquisa Linguagens e Tecnologias.