Reboot

Reboot

Já tentou desligar e ligar? Foi o que ela respondeu, quando ele reclamou.

Fecha e abre de novo, ela disse, quando ele comentou que não estava funcionando.

Desconecta e reconecta, ela sugeriu, quando ele falou que estava travado.

Que tal resetar? Ela recomendou, quando ele já não sabia o que fazer.

Quase sempre funciona, ela afirmou, enquanto ele tentava.

Quase é um advérbio. Para quem não lembra, um advérbio é uma classe gramatical que modifica verbos, adjetivos ou outros advérbios. Indica uma distância aproximada. Está próximo, quase ali, mas ainda não deu. Está na iminência de acontecer. Quase resolveu o problema, mas ainda está preocupado.

Quase é sinônimo de perto, próximo, aproximadamente. Var dar certo. Você está quase lá. Tenta mais um pouquinho. Desliga e liga de novo. Fecha e abre novamente. Desconecta, tira da tomada e liga mais uma vez. Aperta no botão e dá um reset.

Algumas vezes a gente precisa reiniciar para que as coisas voltem a funcionar de forma mais fluida, com a velocidade adequada, sem travar tanto o sistema. Que tal desabilitar algumas funções pouco utilizadas, que só ficam consumindo a memória? Vale também apagar aplicativos que não são mais usados. Eles ocupam espaço e a gente deixa de baixar outros que podem ser muito mais interessantes.

– Algumas vezes pode ser o sistema, que está aquecendo demais. Ela falou, assoprando o café ainda quente na caneca.

Quando a coisa esquenta, fica tudo muito estranho, faz barulho, sai fumaça. Não tem jeito, é preciso ter calma e deixar esfriar. Entendo que é fácil ficar ansioso com uma situação dessas. Afinal, a gente quer as coisas funcionando. Mas não é assim que funciona. É preciso esperar o tempo das coisas.

– Quer café? – ela disse.

– Quero.

– Espera restaurar o sistema. Tá quase.

– Só isso?

– Te disse. Quase sempre é só reiniciar.

Arte: Niki (@ jururuart)
Revisão: Tiago Bergenthal
Texto produzido durante o módulo Circuito Santa Sede (@oficinasantasede & @rubempenz).

Como citar esse artigo:

BASSANI, Patrícia Scherer. Reboot. SBC Horizontes, 05 mai. 2025. ISSN 2175-9235. Disponível em: < https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2025/05/reboot. Acesso em: DD mês. AAAA

Patrícia Scherer Bassani é doutora em Informática na Educação, professora titular do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale, na linha de pesquisa Linguagens e Tecnologias.

Currículo lattes e redes sociais

Compartilhe: