i.móvel.com.br

i.móvel.com.br

Tem tanta dica por aí, que muitas vezes a gente fica sem saber o que fazer. Alguns gurus de finanças dizem que é um erro comprar uma casa – o melhor é alugar e deixar o dinheiro render no banco. Mas tem um ditado bem popular que diz: quem casa, quer casa. Por outro lado, tem gente que diz que uma casa prende a pessoa em um só lugar, é bem imóvel – melhor não se amarrar tão cedo.

Imobilizar ou aplicar parece ser uma dúvida só no mundo físico. No mundo digital é tudo mais fácil, é só entrar e usar. É tudo grátis, basta clicar na caixinha e aceitar os termos de uso.

– Não precisa ler antes? – perguntou o sujeito desconfiado.

–  Se não clicar, não pode usar. Simples assim.

Primeiro me instalei no Orkut. Me diverti um tempo por lá, compartilhei fotos e mensagens. A brincadeira acabou e perdi tudo. Sem drama, me mudei para o Facebook. Logo minha casa já estava cheia de amigos. Mas como a vida não é só diversão, reservei um espaço no Twitter. Era um lugar ótimo para trabalhar. Com o tempo as coisas foram mudando e eu me mudei de novo.

Fiz do Instagram minha nova morada. Lá misturo diversão com trabalho. Demorei para arrumar as coisas do jeito que eu gosto e dediquei muito tempo para organizar tudo. Se tempo é dinheiro, é muito investimento em um espaço que não é propriamente meu. Sei que, quando eu sair, não vou conseguir levar nada comigo.

A mudança é uma coisa complicada. Sempre a gente perde alguma coisa pelo caminho, principalmente a vontade de organizar tudo novamente.

Já pensei várias vezes em comprar um terreno. Ter um espaço para chamar de meu. Pesquisei a possibilidade de viver no metaverso. Fui conhecer o Decentraland, mas achei tudo muito complicado – preciso ter criptomoedas para comprar um NFT. Fácil de entender por que ninguém que eu conheço circula por lá.

Nesse mar de possibilidades, o perigo é a gente afundar. Seria o caso de comprar um barco?

– Tem certeza de que pretende voltar para o navegador? – perguntou o sujeito curioso.

– Sim, me vê um site, por favor.

Arte: Niki (@jururuart)
Revisão: Tiago Bergenthal
Texto produzido durante o módulo Circuito Santa Sede (@oficinasantasede & @rubempenz).

Como citar esse artigo:

BASSANI, Patrícia Scherer. i.móvel.com. SBC Horizontes, 02 jun. 2024. ISSN 2175-9235. Disponível em: < https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2025/06/i-movel-com-br/gt;. Acesso em: DD mês. AAAA

Patrícia Scherer Bassani é doutora em Informática na Educação, professora titular do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale, na linha de pesquisa Linguagens e Tecnologias.

Currículo lattes e redes sociais

Compartilhe: