Avanços que conectam o futuro: os vencedores do CTD@SBRC 2025

Avanços que conectam o futuro: os vencedores do CTD@SBRC 2025

Por Luiz Antonio Rodrigues (Unioeste)

As pesquisas acadêmicas que mais se destacaram em 2024 nas áreas de redes de computadores e sistemas distribuídos foram reconhecidas na 8ª edição do CTD@SBRC, durante o 43º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2025), realizado em em Natal/RN de 19 a 23 de maio. Coordenado pelos professores Denis Rosário (UFPA) e Luciano Paschoal Gaspary (UFRGS), o concurso celebrou a excelência da pesquisa acadêmica nacional na área.

Neste ano, foram submetidos 24 trabalhos, sendo 13 teses de doutorado e 11 dissertações de mestrado, todas defendidas e aprovadas entre janeiro e dezembro de 2024. Os autores submeteram também resumos com destaque para a originalidade, impacto na área e subprodutos relevantes, como artigos, patentes e softwares registrados.

A avaliação dos trabalhos submetidos é feita em duas etapas, compostas por análise dos textos por membros da comunidade científica e apresentações orais durante o simpósio. Entre os premiados estão trabalhos que avançam o estado da arte em temas como roteamento BGP, cibersegurança veicular, inteligência artificial para visão computacional e detecção de animais em vias rurais com WiFi e aprendizado de máquina.

A lista completa dos 12 trabalhos selecionados está disponível na SBC Open Library (SOL).

🏆 Melhores Teses de Doutorado

🥇 1º Lugar
Automatic Inference of BGP Community Semantics
Autor: Brivaldo Alves da Silva Junior (UFMS)
Orientadores: Ítalo Cunha (UFMG) e Ronaldo Alves Ferreira (UFMS)

O trabalho traz avanços inéditos para o entendimento das chamadas comunidades BGP, que são etiquetas utilizadas por operadores de rede para definir políticas de tráfego na Internet.

O BGP (Border Gateway Protocol) é o protocolo que conecta diferentes redes no mundo. Apesar da importância das comunidades BGP para a engenharia de tráfego, a ausência de documentação padronizada dificulta seu uso e compreensão.

A tese desenvolve técnicas inovadoras para inferir automaticamente o significado dessas comunidades, usando dados públicos de tráfego obtidos em routing collectors. O trabalho identificou com alta precisão e recall comunidades associadas a localizações, ações de roteamento e até relacionamentos ocultos entre Sistemas Autônomos (ASes), como parcerias entre redes não documentadas oficialmente. Com precisão média de até 93%, os algoritmos propostos permitem documentar dinamicamente práticas de roteamento na Internet, contribuindo para maior transparência e segurança na operação de redes.

🏅 Menções Honrosas

  • Scaling Stateful Network Services on Multicore Architectures
    Fabricio B. Carvalho (UFMT)
    Orientador: Ronaldo Alves Ferreira (UFMS)

  • Artificial Intelligence as a Service Architecture: an innovative approach for Computer Vision applications
    Larissa F. R. Moreira (UFU)
    Orientadores: Bruno Travençolo (UFMS) e André Ricardo Backes (UFU)

🎓 Melhores Dissertações de Mestrado

🥇 1º Lugar
Low-cost animal and pedestrian crossing detection in rural roads using WiFi sensing and deep learning
Autor: Samuel Ducca (USP)
Orientadores: Cintia Borges Margi e Artur Jordão (USP)

A dissertação presenta uma solução inovadora e de baixo custo para detectar a travessia de animais e pedestres em estradas rurais, reduzindo riscos de acidentes e seus impactos ambientais e econômicos. O sistema utiliza WiFi sensing com dispositivos IoT de baixo custo (ESP32-S3 e Raspberry Pi 4) para coletar e analisar dados de sinais sem fio. A detecção e classificação dos eventos alcançam acurácia superior a 95%.

A pesquisa também resultou no primeiro conjunto de dados públicos (open dataset) de travessias de animais capturadas por WiFi, abrindo caminho para novos estudos e aplicações na área.

Com essa abordagem, é possível monitorar quilômetros de estradas rurais de forma escalável, econômica e eficiente , uma contribuição direta à segurança viária e à preservação ambiental.

🏅 Menção Honrosa

  • Enhancing Cybersecurity of Automotive Ethernet Networks with Deep Learning-based Intrusion Detection Systems
    Luigi F. Marques da Luz (UFPE)
    Orientadores: Paulo Freitas de Araujo Filho e Divanilson R. Campelo (UFPE)

📣 Fique atento para a próxima edição!

A nona edição do CTD@SBRC acontecerá durante o SBRC 2026, na Praia do Forte (BA). Poderão participar autores de teses e dissertações da área de redes e sistemas distribuídos defendidas entre janeiro e dezembro de 2025.

Como citar este artigo

RODRIGUES, Luiz A. Avanços que conectam o futuro: os vencedores do CTD@SBRC 2025. SBC Horizontes, julho. 2025. ISSN 2175-9235. Disponível em: https://horizontes.sbc.org.br/?p=11423. Acesso em: DD mês. AAAA.

Compartilhe: