Variáveis e variantes

Variáveis e variantes

Matéria escura é um livro de Blake Crouch que virou série e está disponível no streaming. Mistura ficção científica e um pouco de suspense. Realidade paralela em dez episódios. Na história, Jason Dessen é sequestrado por uma outra versão dele mesmo. Mais do que isso, ele também é transportado para uma dimensão alternativa. Na tentativa de voltar para a sua realidade, ele se perde entre as múltiplas vidas que poderia ter vivido. Um multiverso de possibilidades disponíveis em um corredor infinito, daqueles que só existem na ficção.

A existência de mundos paralelos, que coexistem com o nosso, é um tema especulativo e supercomplexo. Fiquei sabendo que a última pesquisa do físico Stephen Hawking era justamente sobre isso – os multiversos. O cientista acreditava que o Big Bang criou não só o nosso universo, mas um conjunto de universos paralelos.

Aposto que você não sabia que existe até uma classificação para os diferentes tipos de multiverso. Acertei? Max Tegmark, físico e cosmólogo, apresenta quatro níveis. É tudo muito complicado.

O multiverso de nível I aborda o fato de que o universo é imenso e infinito. É muito provável que existam infinitos espaços do tamanho do nosso universo naquela área que está tão longe, incluindo versões repetidas de nós mesmos.

O multiverso de nível II é bem mais confuso. A gente precisa entender a teoria da inflação cósmica. Conforme essa teoria, alguma coisa pode se expandir infinitamente e, ainda assim, não aumentar o espaço que ocupa. Algo como espaços-bolha, com características singulares. Um universo inteirinho se cria sem ocupar o lugar de qualquer outra coisa. Louco, não?

O multiverso de nível III surge das leis da mecânica quântica. Cada escolha abre uma nova possibilidade. Existe uma infinidade de bifurcações quânticas e cada uma dá origem a um universo paralelo. Uma ramificação de universos possíveis.

Já o multiverso de nível IV é o grande conjunto, que integra todos os multiversos em uma única estrutura matemática infinitamente e inconcebivelmente complexa.

Nesse multiverso de incalculáveis possibilidades, me encontro aqui, sozinha, revirando uma caixinha de fotos antigas. Muitas versões de uma única vida. Ou muitas vidas em uma só dimensão?  Algumas, quase nem lembro. Descortino memórias para deixar entrar a luz.

Não quero me perder por aqui.

Arte: Niki (@jururuart)
Revisão: Tiago Bergenthal (@tiago_bergenthal)
Texto produzido durante o módulo Circuito Santa Sede (@oficinasantasede & @rubempenz).

Como citar esse artigo:

BASSANI, Patrícia Scherer. Variáveis e variantes. SBC Horizontes, 07 abr. 2026. ISSN 2175-9235. Disponível em: < https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2026/04/variaveis-e-variantes/gt;. Acesso em: DD mês. AAAA

Patrícia Scherer Bassani é doutora em Informática na Educação, professora, pesquisadora e escritora. Autora do livro Transformação Digital. Fundadora da Basic.femtech.

Currículo lattes e redes sociais

Compartilhe: