Giro SBC | Edição 10/25

Giro SBC | Edição 10/25

🌹 Na última semana foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, no 8 de março, e a SBC dedicou em suas redes sociais uma homenagem singela a todas as profissionais de Computação que ajudam a construir o futuro da área no Brasil. Confira o post: www.instagram.com/p/DG70on-TPPF!

⚙️ A nova edição do Journal on Interactive Systems está no ar e foi pauta de uma matéria no site da SBC. O volume 16 da publicação traz 13 artigos inéditos com temas como Realidade Virtual, Design de Interação, Jogos, Acessibilidade e Pensamento Computacional. A matéria publicada no nosso site traz mais informações sobre a edição e também sobre a publicação. Acesse e leia: bit.ly/3De7ooi.

🥇O Brasil está recebendo até segunda-feira, dia 17 de março, a competição  Programadores da América 2025, uma das etapas do ICPC (International Collegiate Programming Contest). Salvador, na Bahia, sedia a competição que começou no dia 13 de março. Participam 42 equipes de diversos países de toda a América Latina. A competição classificará 20 equipes que participarão da final mundial, entre agosto e setembro, em Baku, no Azerbaijão. Saiba mais sobre o evento: pda2025.gruproufba.com.br.

🖥️ Tá chegando a hora da ERBD 2025! A 20ª edição da Escola Regional de Banco de Dados acontece no mês que vem, de 23 a 25 de abril, presencialmente, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Auditório de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Campus Trindade, em Florianópolis (SC). Segundo maior evento da área no país, a ERBD é dedicada a pesquisadores, estudantes e profissionais de cursos relacionados às áreas de Tecnologia da Informação. Com ampla e atrativa programação, o evento vai contar com minicursos, palestras, oficinas e apresentação de artigos técnico-científicos e, estreando este ano, a primeira Maratona SQL. Saiba mais e participe: erbd2025.paginas.ufsc.br.

🫱🏼‍🫲🏽 A SBC tá on! A primeira reunião de 2025 da Diretoria de Secretarias Regionais e dos secretários e secretárias regionais da SBC de todo o Brasil aconteceu no último dia 11. Conduzido pela Diretora de Secretarias Regionais da SBC, Profa. Eunice Pereira dos Santos Nunes, e com a presença da Analista de Relacionamento Institucional da SBC, Jéssica Rech, o encontro on-line foi fundamental para o planejamento das ações de 2025. Entre os temas discutidos, destacam-se a organização da Semana da SBC, a atualização de manuais e documentos internos e a preparação para o início das aulas. Saiba mais sobre a reunião: www.instagram.com/p/DHHaCd5RspQ/.

📌 Já conhece as novas subcategorias para associados SBC que entraram em vigor em janeiro? Nas nossas redes sociais apresentamos todas elas e destacamos alguns dos benefícios para associados. Na categoria Associado Efetivo, por exemplo, foram criadas duas subdivisões: Associado Efetivo Professor de Educação Básica Municipal/Estadual, dedicada a professores atuantes na educação básica, vinculados a instituições municipais ou estaduais; e Associado Efetivo Professor de Educação Básica Federal, que abarca os professores atuantes na educação básica, vinculados a instituições federais. Confira os três post destacados no perfil da SBC no Instagram e conheça as subcategorias! www.instagram.com/p/DHJ5xKAu-CR.

📗 Está disponível na SOL o acervo histórico do Workshop Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e Aplicações (WESAAC). Com Anais das edições realizadas entre os anos de 2007 e 2024, o acervo traz mais de 420 artigos selecionados e apresentados ao longo de 17 anos nos Workshops. Realizado pela Universidade de Brasília, o WESAAC tem como objetivo integrar pesquisadores e estudantes de todos os níveis em Agentes e Sistemas de Agentes e divulgar as atividades dos diversos grupos de pesquisa do Brasil, possibilitando a troca de conhecimentos e experiências. O evento é voltado para estudantes de graduação, pós-graduação, professores da educação básica, professores universitários, pesquisadores, profissionais em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) com formação e experiência em Computação, interessados na área de Sistemas Baseados em Agentes e Sistemas Multiagentes. Acesse a SOL e conheça o acervo histórico do WESAAC: bit.ly/3DENQtm.

📆 Estamos chegando em abril e com ele chegam competição, simpósios e escolas regionais. Quer conhecer todos os eventos programados para este ano pela SBC? Então acesse o calendário da SBC 2025 disponível no site da Sociedade. Lá estão todos os eventos anuais realizados e apoiados pela SBC. Na aba ‘eventos’ você encontra todas as novidades relacionadas ao evento e pode conferir também as suas datas de realização. Confira e programe-se: www.sbc.org.br/eventos/

Compartilhe o nosso conteúdo!

📲 Siga a SBC nas rede sociais:

instagram.com/sbcoficial 

facebook.com/sbcbrasil 

youtube.com/@sbcoficial 

linkedin.com/company/sbcoficial

 

Compartilhe: