Com a cabeça nas nuvens
Viver uma outra vida. Imaginar situações e simular todas as conversas que poderiam acontecer. Inventar realidades. Sonhar acordada. Tá com a cabeça na nuvem, menina?
Viver com a cabeça nas nuvens. Perder-se no interior de si. Se achar em outro lugar. Uma mistura de segredo e mistério. Divagar. Devagar.
Pobre poesia
perdeu a palavra nuvem
pra tecnologia
Comprei o livro do Marcelo Pires pela capa. É haicai. Um versinho que diz tudo.
A minha nuvem agora é outra. Uma busca no Google me leva para plataformas de armazenamento de arquivos, computação na nuvem, jogos em nuvem, infraestrutura de nuvem e por aí vai. Até o ChatGPT já entrou nessa. Fiz a seguinte pergunta:
– O que é nuvem?
Ele respondeu – ou seria ela, a inteligência artificial? – “Uma nuvem, no contexto da tecnologia da informação e da computação, refere-se a um modelo de armazenamento, processamento e gerenciamento de dados que não está localizado em um único dispositivo ou local físico.” O ChatGPT também explicou que existem diferentes tipos de nuvem: pública, privada, híbrida e comunitária.
Nada de partículas de água. Apenas bits. Zeros e uns.
Nuvem agora é tecnologia. Metáfora para uma rede global de servidores. Textos, fotos, áudios, planilhas, tudo foi parar na nuvem. Precisa compartilhar um texto? Fácil, tá na nuvem. Vai trocar o celular? Sem problemas, as fotos estão na nuvem. Os contatos também. Precisa socializar um vídeo? Faz upload na nuvem. Tudo seguro e fácil de recuperar. Também muito fácil de duplicar. Replicar. Multiplicar. Remixar.
Viver com a cabeça nas nuvens hoje exige saber arquivar e localizar. Salvar e recuperar. Saber o destino correto para encontrar depois.
Memorizar. Decorar. Lembrar. Recordar. Aprender. Nuvem de palavras. Isso tá virando poesia.
Tá com a cabeça na nuvem, menina?
Arte: Niki(@jururuart)
Revisão: Tiago Bergenthal
Texto produzido durante o módulo Mosaico Santa Sede (@oficinasantasede & @rubempenz).
Como citar esse artigo:
BASSANI, Patrícia Scherer. Com a cabeça nas nuvens. SBC Horizontes, 23 out. 2023. ISSN 2175-9235. Disponível em: <https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/10/com-a-cabeca-nas-nuvens//>. Acesso em: DD mês. AAAA
Patrícia Scherer Bassani é doutora em Informática na Educação, professora titular do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale, na linha de pesquisa Linguagens e Tecnologias.