>

O surgimento do UNIX

O surgimento do UNIX

Por Carlos Roberto Moratelli

São muitos os capítulos que descrevem a história da computação. Uma importante etapa, iniciada no final dos anos 60, influenciou muito do que possuímos hoje na computação, especialmente relacionado a sistemas operacionais (para os leigos, sistemas como Windows, Linux ou Android). Trata-se da criação do que é considerado o pai dos sistemas operacionais modernos: o Unix. O Professor Brian Kernighan, autor de diversos livros na área, conta esta história com a visão de quem a vivenciou desde o seu início, em seu livro “Unix: A History and a Memoir” (KERNIGHAN, 2019).

O livro contém um pouco de conteúdo técnico, contudo, o autor tenta fornecer o embasamento necessário para torná-lo acessível ao público leigo. O leitor pode optar por pular as partes mais técnicas, se estiver interessado somente na história do Unix. Para mim, um usuário experiente de sistemas derivados do Unix, como o Linux, foi muito empolgante descobrir as histórias a respeito do surgimento de aplicações e recursos que utilizo no meu dia a dia como o Shell, Pipes, a linguagem C e o comando Grep, entre muitos outros.

Brian Kernighan foi colega de Dennis Ritchie e Key Thompson, os dois principais projetistas por trás do Unix. O autor descreve o dia a dia da equipe do Unix dentro da Bell Labs, a instituição onde o Unix se originou e de onde surgiram muitas invenções que mudaram o mundo. Percebe-se um ambiente descontraído dado as inúmeras histórias divertidas. Por exemplo, em um dado momento os funcionários foram obrigados a utilizar crachás. Não demorou para o grupo do Unix criar um crachá para a senhora G. R. Emlin, em referência ao filme “Gremlins”. Em outra situação, uma foto de Peter J. Weinberger, então chefe do departamento de pesquisas em Ciências da Computação, foi digitalizada e passou a estampar camisetas e canecas, foi pintada na caixa d’água externa das instalações da Bell Labs e passou a ser utilizada em experimentos de computação gráfica. Nos dias de hoje,
diríamos que sua foto viralizou.

Indico este livro para os aficionados em computação e usuário do Unix e seus derivados.

Unix: A History and a Memoir (KERNIGHAN, 2019).

Referências

KERNIGHAN, Brian. UNIX: A History and a Memoir. Independently Published. 2019.

Sobre o autor

Carlos Roberto Moratelli

é Professor/Pesquisador na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC em Blumenau, Santa Catarina. Doutor em Ciências da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (Doutorado Sanduíche na Columbia University, USA), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduado em Ciência da Computação Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE – Cascavel), Carlos tem experiência em microeletrônica e sistemas embarcados. Na iniciativa privada, atuou na área de telecomunicações com desenvolvimento de software para sistemas embarcados e comunicação de dados (2007-2011) e, também, atuou como professor na PUCRS (2013-2017).

Como citar esse artigo:
MORATELLI, Carlos Roberto. O surgimentos do UNIX. SBC Horizontes. 2020. ISSN: 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/10/o-surgimento-do-unix/. Acesso em: 1 Outubro. 2020.

Compartilhe: