>

As Melhores Teses e Dissertações em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos do V CTD @SBRC 2022

As Melhores Teses e Dissertações em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos do V CTD @SBRC 2022

O V Concurso de Testes e Dissertações em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (CTD @SBRC 2022) foi um dos destaques do 40º SBRC, realizado de 23 a 27 de maio de 2022 em Fortaleza, CE (Online). O SBRC é um evento anual realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório de Redes de Computadores (LARC).

A quinta edição do concurso foi coordenada pela professora Thais Batista (UFRN) e pelo professor Magnos Martinello (UFES). O objetivo foi selecionar e premiar as melhores teses de doutorado e as melhores dissertações de mestrado nas áreas de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos concluídas, defendidas e aprovadas no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2021.

Os trabalhos foram avaliados por pelo menos três membros do comitê de especialistas. Os resumos dos trabalhos selecionados e apresentados durante o SBRC serão publicados na SBC Open Lib (SOL).

O concurso é importante para reconhecer o trabalho dos estudantes de pós-graduação e seus orientadores na área de redes e sistemas distribuídos, e valorizar as contribuições científicas e tecnológicas resultantes das teses e dissertações. O concurso visa ainda motivar os estudantes nas suas jornadas científicas a buscarem pela excelência em suas pesquisas, relevância dos temas, e impactos dos seus resultados. 

Thais Batista e Magnos Martinello, coordenadores do Evento

Nesta edição foram recebidas 12 submissões, sendo 6 teses e 6 dissertações. Cada trabalho foi avaliado por pelo menos três membros do comitê de avaliação. Após uma rodada de discussões, o comitê selecionou 5 teses e 5 dissertações. Os trabalhos, na forma de artigo, foram publicados nos Anais do simpósio, e o autor principal pôde apresentá-lo durante o CTD do SBRC.

Para fins de premiação, o comitê de avaliação levou em conta o trabalho completo, incluindo os resultados científicos e tecnológicos já gerados e potenciais, bem como o impacto nas áreas de redes de computadores e sistemas distribuídos.

Os prêmios para os três melhores trabalhos em cada categoria foram entregues na cerimônia de encerramento do SBRC 2022. Os premiados em cada categoria foram o seguintes.

Melhor Tese

Towards a Personalized Multi-objective Vehicular Traffic Re-routing System
Autor: Allan M. de Souza (UNICAMP)
Orientador: Leandro Villas (UNICAMP – Brazil)

Resumo: “Roteamento de veículos é a chave para fornecer melhor mobilidade veicular. No entanto, considerar apenas as informações de tráfego para recomendar melhores rotas para cada veículo está longe de atingir os requisitos desejados de um bom Sistema de Gestão de Tráfego, que visa melhorar a mobilidade, a experiência de condução e a segurança de motoristas e passageiros. A primeira contribuição desta pesquisa está no desenvolvimento de uma arquitetura escalável para gerenciamento de tráfego baseada em algoritmos distribuídos e cooperativos para detectar o ambiente urbano, estimar aspectos urbanos e redirecionar veículos em tempo real. A segunda contribuição consiste em possibilitar um encaminhamento multi-objetivo eficiente com base nas preferências de cada usuário”.

Ganhar o prêmio foi uma grande realização para mim, pois ter os resultados da minha pesquisa reconhecidos pela comunidade acadêmica é muito gratificante. Agradeço a participação e o apoio dos meus orientadores, que foram essenciais para o sucesso da pesquisa.

Allan Mariano de Souza

Menções Honrosas

  • A Context-Oriented Framework and Decision Algorithms for Computation Offloading in Vehicular Edge Computing
    Autor: Alisson Barbosa de Souza (Universidade Federal do Ceará – UFC)
    Orientadores: Paulo Rego (UFC) e Jose Souza (UFC)
  • Tactful Networking as a cornerstone for opportunistic human-aware D2D communication
    Autor: Rafael Costa (Universidade Federal da Bahia – UFBA)
    Orientadores: Leobino Sampaio (UFBA) e Aline Viana (INRIA Saclay – Ile de France – França)

Melhor Dissertação

Cache de Atributos Oportunista: Melhorando a eficiência do ABAC com o uso de uma política de distribuição de identidades em redes multinível para névoas computacionais
Autor: Airton Ribeiro Gomes Filho (Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF)
Orientadores: Edelberto Silva (UFJF) e Alex Vieira (UFJF)

Resumo: “O trabalho de dissertação desenvolvido foca na autorização de usuários e de dispositivos móveis em ambientes que têm requisitos temporais. O resultado pode ser aplicado em diversos ambientes, como carros autônomos, cidades inteligentes, drones, tecnologia 6G. Mas o foco foi em um ambiente de saúde, por exemplo, em como podemos entregar um acesso confiável tanto para um usuário (paciente ou médico) quanto para o hospital. Por exemplo, imagine um cenário em que um médico se desloca de uma ala de atendimento primário para o CTI. Se o ambiente for inteligente e capaz de tomar decisões sozinho, ele pode de maneira autônoma identificar o usuário, no caso o médico, e permitir ou não o acesso ao CTI. Na pesquisa propusemos e avaliamos todos os requisitos para sua aplicabilidade”.

Vejo o prêmio recebido como um retorno de todo o trabalho do grupo de pesquisa que deu suporte a essa produção acadêmica. As publicações e demais prêmios recebidos comprovam a qualidade das pesquisas feitas no programa de pós-graduação em Ciência da Computação da UFJF.

Airton Ribeiro

Menções Honrosas

  • Agendamento de Contêineres Ciente da QoE
    Autor: Marcos Carvalho (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG) Brazil)
    Orientador: Daniel Fernandes Macedo (UFMG)
  • Provisão de Banda de Guarda Adaptativa em Redes Ópticas Elástica
    Autor: Neclyeux Monteiro (Universidade Federal do Piauí – UFPI)
    Orientador: André Soares (UFPI)

VV CTD @SBRC 2023

O CTD @SBRC visa selecionar e premiar as melhores teses e dissertações nas áreas de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos concluídas, defendidas e aprovadas no ano anterior ao concurso. As submissões são normalmente em fevereiro. Fique atento e participe da sexta edição em 2023, que será realizada em Brasília/DF.

Como citar este artigo

RODRIGUES, Luiz A. As Melhores Teses e Dissertações em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos do V CTD @SBRC 2022. SBC Horizontes, julho. 2022. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/?p=7483. Acesso em: DD mês. AAAA.

Compartilhe: