>

O Resultado do Prêmio CAPES de Tese de 2022 e as Teses Finalistas do Grande Prêmio

O Resultado do Prêmio CAPES de Tese de 2022 e as Teses Finalistas do Grande Prêmio

Por Luiz Antonio Rodrigues (Unioeste)

A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) realiza anualmente o Prêmio CAPES de Tese e o Grande Prêmio CAPES de Tese. O prêmio foi criado em 2005 e entregue pela primeira vez em 2006. O objetivo é divulgar e valorizar a pesquisa nacional.

Em 2022, o processo foi definido pelo Edital Nº 11/2022, publicado em 17 de fevereiro. O resultado do Prêmio deste ano foi divulgado no Diário Oficial da União Nº 152, de 11 de agosto.

O Prêmio CAPES de Tese

O Prêmio Capes de Tese seleciona as melhores teses de doutorado defendidas no ano anterior ao concurso. Em 2022, o prêmio foi concedido para cada uma das 49 áreas de avaliação da CAPES considerando os programas de pós-graduação adimplentes no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

Para concorrer ao Prêmio, a tese indicada pelo Programa de Pós-Graduação deve ter sido defendida no Brasil, mesmo nos casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação, e estar devidamente registrada na Plataforma Sucupira, que coleta e disponibiliza informações, processos e procedimentos relativos ao SNPG.

Os critérios de premiação consideram a originalidade do trabalho e a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social. A qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese também são consideradas, além da metodologia, da organização e da qualidade da redação do texto.

As inscrições da edição 2022 foram realizadas até 22 de abril, com 1.266 trabalhos submetidos. A comissão de premiação foi composta por, no mínimo, três membros designados pela Presidente da CAPES, de acordo com cada área.

O certificado de premiação será concedido a autora ou autor, orientadores e ao Programa em que a tese foi defendida. A autora ou autor também receberá uma medalha e uma bolsa de pós-doutorado em instituição nacional por até 12 meses, e a orientadora ou orientador, um prêmio no valor de R$ 3.000,00.

A premiação incluirá ainda passagem aérea e diária para autora ou autor e sua orientadora ou orientador participarem da cerimônia de premiação em Brasília-DF. A solenidade está marcada para o dia 08 de dezembro de 2022.

Na área da Ciência da Computação, o autor premiado foi Fernando Fernandes dos Santos, orientado pelo professor Paolo Rech, do Programa de Computação do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O título do trabalho desenvolvido é “Understanding and improving the GPU’s reliability by combining accelerated neutron beam experiments and fault simulation” [Entendendo e melhorando a confiabilidade das GPUs combinando experimentos com feixe de nêutrons e injeção de falhas]. A pesquisa avaliou a confiabilidade das GPU (Graphics Processing Units) com a exposição do dispositivo a um feixe de nêutrons e injeções de falhas para simular a propagação das falhas.

Fernando Fernandes dos Santos é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), onde foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET-Comp) por dois anos. É mestre e doutor em Computação pela UFRGS, atuando na área de sistemas embarcados com ênfase em confiabilidade.

Paolo Rech é professor associado do Instituto de Informática da UFRGS desde 2012, atuando nos programas de Computação (PPGC) e Microeletrônica (PGMICRO). Teve toda a sua formação acadêmica na Itália, onde concluiu o doutorado em 2009.

Ainda na área da Computação, receberam menção honrosa os seguintes autores:

O Grande Prêmio

O Grande Prêmio CAPES de Tese será outorgado para as melhores teses escolhidas entre os vencedores do Prêmio CAPES de Tese nas três grandes áreas: I – Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias; II – Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia); III – Ciências Humanas, Linguística, Letras, Artes e Ciências Sociais Aplicadas.

A comissão de premiação será formada pela Presidente da CAPES e, no mínimo, mais três integrantes de cada grande área. Os prêmios incluirão certificado de premiação para a autora ou autor, orientadores e Programa, troféu para a autora ou autor e o valor de R$ 9.000,00 para participação da orientadora ou orientador em um congresso internacional. Os autores premiados receberão ainda uma bolsa de pós-doutorado em instituição internacional por até 12 meses.

A publicação dos resultados do Grande Prêmio está previsa para dezembro.

Como citar este artigo

RODRIGUES, Luiz A. O Resultado do Prêmio CAPES de Tese de 2022 e as Teses Finalistas do Grande Prêmio. SBC Horizontes, agosto. 2022. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/?p=7811. Acesso em: DD mês. AAAA.

Compartilhe: