>

A internet de todas as coisas

A internet de todas as coisas

Dizem que o off-line é o novo luxo. Desligar. Desconectar. Sair da internet.

Sair da internet? Isso não é mais possível. Antes era. Quando tudo começou a gente podia entrar e sair da rede. Vi um meme alguns dias atrás que dizia alguma coisa mais ou menos assim: nós somos a última geração a saber como era a vida antes da internet. Nós quem? Bom, a internet comercial chegou no Brasil em 95. Faz a conta.

Agora estamos always on. Sempre ligados. Conectados o tempo todo. Já não faz mais sentido perguntar se alguém está on-line ou off-line. Habitamos uma realidade hiperconectada. Uma vida on. Onlife.

Tudo conectado com tudo. Pessoas e objetos. Humanos e não-humanos e natureza. Com fio e sem fio. Wi-fi. 3G. 4G. 5G. Conexões tecendo uma rede de redes de dados.

Sensores acendem e apagam as luzes. O aplicativo do smartphone administra o alarme da casa e as câmeras de vigilância. O smartwatch atualiza meus dados de sono, na nuvem, logo que acordo. O percurso de corrida é registrado por meio do GPS e compartilhado. Hey Google, reproduzir Spotify. Agora é só curtir o som. Ok Google, o que tem na minha agenda para hoje? Puxa, mais uma reunião que poderia ser um e-mail. Alexa, apague o que eu acabei de falar. A ilusão da privacidade faz tudo valer a pena.

No Instagram, amigos, conhecidos, desconhecidos, um monte de post patrocinado, perfil de entidade produzido por inteligência artificial, avatar de empresa que se destaca como influenciadora digital e bate recorde de seguidores. Mais um post recomendado especialmente para mim. Vidas reais e imaginárias conectadas.

Meus posts e os teus. Sociabilidade pública e privada misturadas, produzindo dados. Dados que produzem mais dados. São camadas e camadas de dados. A gente vai se envolvendo nessa malha de interações que conecta todas as coisas.

No dicionário, coisa significa várias coisas. É tudo o que existe ou que pode ter existência real ou abstrata. Pode ser um acontecimento. Algo que eu não quero chamar pelo nome. Até me deu uma coisa de pensar quando as coisas eram só coisas. Eu, você, o tempo.

A internet de todas as coisas conecta tudo.

Vai conseguir reconectar eu e você?

Arte: Niki(@jururuart)
Revisão: Tiago Bergenthal
Texto produzido durante o módulo Mosaico Santa Sede (@oficinasantasede & @rubempenz).

Como citar esse artigo:

BASSANI, Patrícia Scherer. A internet de todas as coisas. SBC Horizontes, 25 set. 2023. ISSN 2175-9235. Disponível em: <https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/09/a-internet-de-todas-as-coisas/>. Acesso em: DD mês. AAAA

Patrícia Scherer Bassani é doutora em Informática na Educação, professora titular do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale, na linha de pesquisa Linguagens e Tecnologias.

Currículo lattes e redes sociais

Compartilhe: