>

Member Directory

Doutoranda e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bacharela em Sistemas de Informação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente, suas pesquisas exploram interfaces entre UX e LX Design. Desenvolveu pesquisas abrangendo Ensino de Programação na Educação Básica, Gamification, Game-Based Learning. Analista Educacional na CESAR School, atua na liderança técnica, assim como na proposta e execução de projetos educacionais inovadores envolvendo treinamento e transformação, como modelos pedagógicos ou reestruturação sob demanda. Tem interesse nos seguintes temas: Educação em Computação com ênfase no Ensino de Programação na Educação Básica, Interação Criança-Computador, Experiência do Usuário, Informática na Educação, Métodos e Técnicas de Ensino, Game Design Thinking e Formação Docente em Tecnologias Educacionais.

Líder Técnica no Laboratório de Inovação em Software da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SUL (PUCRS) (Cooperação Técnica PUCRS / HP Inc). Possui doutorado(2017) e mestrado (2013) em Ciência da Computação pela PUCRS e bacharelado em Sistemas de Informação pela Escola Superior de Criciúma (Esucri). Atua em pesquisas sobre Interação Humano-Computador e Human-Centered Computing, tendo especial interesse nas áreas de End-User Development, autoexpressão, sistemas de ajuda e ajuda em jogos. Também atua em pesquisas relacionadas ao ensino de programação e reúso de códigos-fonte, aplicando em tais pesquisas uma abordagem baseada na teoria da Engenharia Semiótica. Atualmente é pesquisadora colaboradora dos grupos SERG (Semiotic Engineering Research Group) e DaVInt (Data Visualization and Interaction Lab).

Pesquisadora no Knowledge Media Institute na The Open University no Reino Unido. Lara pesquisa IHC com uma abordagem sócio-tecnica considerando como a tecnologia influencia (e transforma!) a vida das pessoas em vários aspectos. É doutora e mestre em IHC pelo Instituto de Computação da UNICAMP. Tem trabalhado em vários projetos de colaboração internacional, mas seu coração nunca saiu no Brasil.

Professora Adjunta do Departamento de Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutorado na University of South Florida (USA). Vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Computação Aplicada da UTFPR (2018-atual). Atua na área de Redes de Computadores.

Professora Adjunta do Instituto de Matemática e Computação (IMC) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Possui doutorado (2017) e mestrado (2011) em Ciência da Computação pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (IC/UNICAMP) e bacharelado em Ciência da Computação (2008) pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Principais interesses de pesquisa: Computação Gráfica, Modelagem Geométrica, Processamento de Imagens e Visão Computacional.

Professor Adjunto do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), foi Pesquisador Visitante no Informatics Research Centre da Universidade de Reading (UK) com Pós-doutorado no Instituto de Computação/UNICAMP. Vice-coordenador da Pós-Graduação em Informática da UFPR (2017-2020), foi Coordenador da Comissão Especial de IHC da Sociedade Brasileira de Computação em 2019 e editor Associado da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE). A atualmente atua como Editor Chefe da SBC Journal on Interactive Systems (JIS) e da SBC Horizontes.

Lisandro Zambenedetti Granville é presidente (2015-2019) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e professor do Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).