>

Member Directory

Esteban Clua é professor do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense e atua na área de jogos desde que nasceu para a vida academica. Em 2015 foi nomeado NVIDIA Fellow e tem trabalhado há muitos anos também GPUs. Esteban é um dos fundadores do SBGames e foi presidente da Comissão Especial entre 2010 e 2014.

Cristiano Maciel é Doutor em Ciência da Computação. Atualmente é Professor Associado I do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, pesquisador do Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos (LAVI) e Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LeTECE); e Diretor Geral da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Fundação Uniselva). É Secretário da Regional Mato Grosso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Coordenador do Programa Meninas Digitais.

Professora pesquisadora na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), e tutora do grupo PET-Sistemas de Informação.

Possui graduação em Bacharelado em Informatica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Cours Postgrade En Informatique Realité Virtuelle - Ecole Polytechnique Federale de Lausanne (1997) e doutorado em Doctorat En Science - Ecole Polytechnique Federale de Lausanne (2000). Atualmente é professora adjunto da PUCRS, atuando na pós-graduação em Ciência da Computação, orientando alunos de graduação, mestrado, doutorado e bolsistas posdoc. Sua pesquisa tem ênfase em Processamento Gráfico (Graphics), principalmente nos seguintes temas: computação gráfica, agentes sintéticos virtuais, multidões de agentes virtuais e visão computacional. Já publicou mais de 25 artigos em periódicos, sendo vários deles de grande impacto, como IEEE Signal Processing Magazine, ACM Presence, IEEE TVCG, The Visual Computer, IEEE Transactions on Circiuts and Video Technology, Computers & Graphics e etc. No ano de 2007 publicou um livro em co-autoria com seu orientador de doutorado Daniel Thalmann, na área de Simulação de multidões, editado pela Springer-Verlag, re-editado em 2013. Realizou seu sabático na Universidade da Pennsylvannia (USA), trabalhando com o Prof. Norman Badler. Possui h-index = 24 segundo o Google Scholar e ocupa a posição 1417 na lista dos 6.000 pesquisadores mais referenciados do Brasil (de acordo com o Google Scholar) divulgada pela Webometrics com base nos dados coletados em abril de 2015. É presidente da Comissão Especial de Jogos da SBC desde agosto de 2016.

Isabela Gasparini tem doutorado em Ciência da Computação pela UFRGS, com período sanduíche na TELECOM SudParis. É professora do Departamento de Ciência da Computação da UDESC e atua em dois programas de pós-graduação, o PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada e o PPGECMT - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias. Atua na área de Interação-Humano Computador, trabalhando principalmente nos seguintes temas: adaptabilidade e personalização, avaliação de usabilidade, modelagem do usuário, acessibilidade, tecnologia educacional, sistemas de recomendação, sistemas cientes/sensíveis ao contexto, aspectos culturais, learning analytics e gamificação. Mais informações em: lattes.cnpq.br/3262681213088048

Professora no Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), pesquisa sobre Gênero & Tecnologias no Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos (LAVI) e no Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LETECE). Atua no Programa Meninas Digitais da SBC desde 2015, sendo atualmente consultora do Comitê Gestor do Programa e editora da coluna Meninas Digitais nesta revista.

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008), é Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, onde atua desde o ano de 2000, no Curso de Ciência da Computação. Professor permanente no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação – nível de Mestrado e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática – nível de Mestrado e Doutorado. Suas áreas de interesse envolvem, de forma multidisciplinar, Banco de Dados, Interação Humano-computador, Ciência de Dados e Tecnologias [Assistivas] no Processo de Ensino-Aprendizagem, além de questões relacionadas ao Ensino de Computação. Líder do GIA (Grupo de Pesquisa em Inteligência Aplicada) e do GTIE (Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino) da UNIOESTE.