Ir para o conteúdo

Horizontes

  • Editorial
    • Comitê Editorial
    • Dicas de Escrita
    • Mensagem dos Editores
    • Palavra da Presidência
    • Publique na Horizontes
    • Sobre a Horizontes
    • SBC
  • Colunas
    • Ciência
    • Beyond the Horizon
    • Carreira
    • Cultura e Crítica
    • Educação
    • Extensão
    • Eventologia
    • Meninas Digitais
    • Personalidades da Computação
    • Variedades
      • Histórico
      • COVID
      • Entrevistas
      • Eu sou a cara da computação
      • Hora do Chat
      • O Caso do Vestível Controlador
  • Atualidades
    • Cibersegurança
    • Jogos
    • SI e Cultura Contemporânea
    • Vida Digital
  • Destaques
  • Giro SBC

Giro SBC | Edição 19/25

  • Comunicação SBC
  • 16 de maio de 2025

O hardware é quântico mas o código pode ser em Python

  • Mariana Carmin
  • 16 de maio de 2025

Giro SBC | Edição 18/25

  • Comunicação SBC
  • 9 de maio de 2025

Reboot

  • Patrícia Scherer Bassani
  • 5 de maio de 2025

O OUTRO LADO DO METAVERSO: desafios éticos da Realidade Estendida (XR) em contextos educacionais

  • Soraya Roberta
  • 5 de maio de 2025

Giro SBC | Edição 17/25

  • Comunicação SBC
  • 2 de maio de 2025

A Computação Quântica e a Cibersegurança: O Futuro Promissor e Seus Desafios

  • Michele Nogueira
  • 2 de maio de 2025

Giro SBC | Edição 16/25

  • Comunicação SBC
  • 25 de abril de 2025
Dissonância
  • Vida Digital

Dissonância

  • Patrícia Scherer Bassani
  • 25 de novembro de 2024
Giro SBC | Edição 47/24
  • Expediente
  • Giro SBC
  • Notícias

Giro SBC | Edição 47/24

  • Comunicação SBC
  • 25 de novembro de 2024
Giro SBC | Edição 46/24
  • Expediente
  • Giro SBC
  • Notícias

Giro SBC | Edição 46/24

  • Comunicação SBC
  • 15 de novembro de 2024
Tramas
  • Vida Digital

Tramas

  • Patrícia Scherer Bassani
  • 11 de novembro de 2024
Giro SBC | Edição 45/24
  • Expediente
  • Giro SBC
  • Notícias

Giro SBC | Edição 45/24

  • Comunicação SBC
  • 8 de novembro de 2024
Robótica de enxame: como robôs simples conseguem realizar tarefas complexas cooperando entre si?
  • Atualidades
  • Ciência
  • Notícias
  • Variedades

Robótica de enxame: como robôs simples conseguem realizar tarefas complexas cooperando entre si?

  • Roberto Pereira
  • 5 de novembro de 2024
Um problema em aberto na compressão de dados
  • Atualidades
  • Beyond the Horizon
  • Ciência
  • Diversos
  • Pesquisas
  • Variedades

Um problema em aberto na compressão de dados

  • Roberto Pereira
  • 4 de novembro de 2024
Reconhecimento Facial e a Autenticidade: a questão de vieses étnicos
  • Atualidades
  • Beyond the Horizon
  • Carreira
  • Ciência
  • Diversos
  • Variedades

Reconhecimento Facial e a Autenticidade: a questão de vieses étnicos

  • Roberto Pereira
  • 3 de novembro de 2024
Giro SBC | Edição 44/24
  • Expediente
  • Giro SBC
  • Notícias

Giro SBC | Edição 44/24

  • Comunicação SBC
  • 1 de novembro de 2024
Funções Geradoras: o quê, como e por quê?
  • Ciência
  • Notícias
  • Pesquisas

Funções Geradoras: o quê, como e por quê?

  • Roberto Pereira
  • 30 de outubro de 2024
Sintonia
  • Vida Digital

Sintonia

  • Patrícia Scherer Bassani
  • 28 de outubro de 2024
Giro SBC | Edição 43/24
  • Expediente
  • Giro SBC
  • Notícias

Giro SBC | Edição 43/24

  • Comunicação SBC
  • 25 de outubro de 2024
As Redes Sociais e a Transfobia: A Tecnologia do Ódio
  • SI e Cultura Contemporânea

As Redes Sociais e a Transfobia: A Tecnologia do Ódio

  • Sean Siqueira
  • 23 de outubro de 2024
Giro SBC | Edição 42/24
  • Expediente
  • Giro SBC
  • Notícias

Giro SBC | Edição 42/24

  • Comunicação SBC
  • 18 de outubro de 2024
Exposição solar
  • Vida Digital

Exposição solar

  • Patrícia Scherer Bassani
  • 14 de outubro de 2024
Giro SBC | Edição 41/24
  • Expediente
  • Giro SBC
  • Notícias

Giro SBC | Edição 41/24

  • Comunicação SBC
  • 11 de outubro de 2024
Giro SBC | Edição 40/24
  • Expediente
  • Giro SBC
  • Notícias

Giro SBC | Edição 40/24

  • Comunicação SBC
  • 4 de outubro de 2024
Playlist a lápis
  • Vida Digital

Playlist a lápis

  • Patrícia Scherer Bassani
  • 30 de setembro de 2024
Giro SBC | Edição 39/24
  • Expediente
  • Giro SBC
  • Notícias

Giro SBC | Edição 39/24

  • Comunicação SBC
  • 27 de setembro de 2024
Panorama de Digital Twins na América Latina
  • Atualidades
  • Colunas
  • Diversos
  • Variedades

Panorama de Digital Twins na América Latina

  • Roberto Pereira
  • 24 de setembro de 2024

Paginação de posts

Anterior 1 2 3 4 5 … 22 Próximo

Últimas

  • Giro SBC | Edição 19/25
  • O hardware é quântico mas o código pode ser em Python
  • Giro SBC | Edição 18/25
  • Reboot
  • O OUTRO LADO DO METAVERSO: desafios éticos da Realidade Estendida (XR) em contextos educacionais

Arquivos

Mais lidas

  1. Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante!
  2. Alan Turing e a Enigma
  3. Aprendizagem online é em rede, colaborativa: para o aluno não ficar estudando sozinho a distância
  4. Princípios da avaliação para aprendizagem na educação online
  5. Ensino remoto na Educação Superior: desafios e conquistas em tempos de pandemia
  6. Cinco equívocos sobre avaliação da aprendizagem
  7. Joan Clarke e a Voz Feminina na Quebra da Enigma
  8. Música e tecnologia
  9. Margaret Hamilton: Mãe Cientista na Liderança do Apollo 11
  10. Annie Easley: legado de ciência e luta, da Terra ao espaço
  11. O que você deveria saber antes de ingressar em um mestrado?
  12. Os Professores do Ensino Básico e as Tecnologias Digitais: Uma reflexão emergente e necessária em tempos de pandemia
  13. #FiqueEmCasa, mas se mantenha ensinando-aprendendo: algumas questões educacionais em tempos de pandemia
  14. Atividades autorais online: aprendendo com criatividade
  15. Há conversação em sua aula online?
  16. A cultura do cancelamento no Brasil: Uma expressão da descrença no estado de direito?
  17. Ambiências computacionais para dinamizar sua aula online: é hora de ocuparmos ciberespaços!
  18. Instrução (re)programada, máquinas (digitais em rede) de ensinar e a pedagogia (ciber)tecnicista
  19. Desinformação, censura e alienação no ambiente digital
  20. Guia Rápido para Avaliar Artigos: não jogue no time adversário
  21. Guia Rápido para Submissão Anônima: proteja sua identidade corretamente
  22. ChatGPT: potencialidades e riscos para a educação
  23. ChatGPT: concepções epistêmico-didático-pedagógicas dos usos na educação
  24. Ada Lovelace e o Primeiro Programa de Computador
  25. Cafetões virtuais: A nova ameaça das redes sociais
  26. O papel essencial da Universidade Pública no combate à Covid-19
  27. ChatGPT substituirá professoras e professores?
  28. Pesquisa na Computação em tempos de Pandemia: muito além do que os olhos podem ver
  29. ALL – ALtruist Language: Qual é a responsabilidade da Computação em promover, divulgar e apoiar uma linguagem que respeite a diversidade?
  30. Carreiras em Machine Learning: o Presente e o Futuro
  31. 42 é a resposta. Qual é a pergunta sobre a relação entre Computação e Linguística e tudo o mais?
  32. Uma conversa séria sobre Mulheres Negras na Computação e tecnologias
  33. ChatGPT: a era da autoria híbrida humana/o-IA
  34. Histórico de Eventos de Computação no Brasil
  35. A Arte da Escrita: 10 dicas para melhorar o seu texto
  36. Entre bits e justiça: o legado de Mary Allen Wilkes na Computação e no Direito
  37. A profissão mais sexy do século? Entenda como a Ciência de Dados promete ser uma das profissões mais importantes da nova década.
  38. As mulheres por trás do Shehacks: um hackathon para mulheres universitárias
  39. Mineração de processos: Uma evolução no apoio à gestão de processos de negócio
  40. Jogos sérios: desenvolver habilidades cognitivas pode ser divertido!
  41. “Infoquê”? Conhecendo o incompreendido curso de Informática Biomédica
  42. Conheça a Tecnodocência e sua importância na formação de docentes
  43. Cientista de Dados em Cibersegurança: A Cereja do Bolo!
  44. Dennis M. Ritchie: humildade e genialidade
  45. Vamos falar sobre a importância da revisão por pares nos eventos científicos e as discrepâncias entre revisões?
  46. Por que as mulheres acadêmicas estão produzindo menos durante a quarentena?
  47. Educar (em Computação) para a Guerra ou para a Paz?
  48. Sujeitos Ocultos e Indeterminados da Computação
  49. ChatGPT é realmente inteligente?
  50. Publique na Horizontes

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Posts recentes

  • Giro SBC | Edição 19/25
  • O hardware é quântico mas o código pode ser em Python
  • Giro SBC | Edição 18/25
  • Reboot
  • O OUTRO LADO DO METAVERSO: desafios éticos da Realidade Estendida (XR) em contextos educacionais

Arquivos

  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • janeiro 2019
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • maio 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • janeiro 2017
  • novembro 2016
  • setembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016

Todo o conteúdo da SBC Horizontes é publicado sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Os autores retêm os direitos autorais e os direitos de publicação completos sem restrições. O conteúdo publicado é de exclusiva responsabilidade de seus autores e não necessariamente reflete a visão da SBC Horizontes (ISSN: 2175-9235). -- Layout