My Profile
![](https://horizontes.sbc.org.br/wp-content/uploads/2020/06/Colaboração-1-150x150.png)
Doutor em Informática pela PUC-Rio (2006), Mestre em Informática pelo NCE-UFRJ (2002), e Bacharel em Informática pela UFRJ (1999). Professor Associado do Departamento de Informática Aplicada da UNIRIO, leciona disciplinas na Pós-Graduação em Informática (Docência em Sistemas de Informação, Design Science Research, Metodologia de Pesquisa Científica, Comunicação Mediada por Computador e Sistemas Colaborativos), no Bacharelado em Sistemas de Informação ( Informática na Educação, Técnicas de Programação, e WebDesign), e já lecionou, por 10 anos, no curso a Licenciatura em Pedagogia a Distância (Informática na Educação). Tem extensa produção acadêmica, destacando-se o livro “Sistemas Colaborativos” (2011), que recebeu o Prêmio Jabuti; e seu mais recente livro “Do email ao Facebook”. É coordenador do grupo de pesquisa ComunicaTEC, focado no desenvolvimento do projeto “Tagarelas: rede social de bate-papo”. É colaborador no grupo de pesquisa GPDOC – Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura, do programa de Educação da UFRRJ. Realiza pesquisas na área de Sistemas de Informação com ênfase em Sistemas de Conversação (bate-papo, fórum, microblog etc.) aplicados a Educação Online.
ChatGPT: concepções epistêmico-didático-pedagógicas dos usos na educação
ChatGPT: democratização ou pulverização do conhecimento?
ChatGPT: potencialidades e riscos para a educação
A IA e a quarta ferida da humanidade
ChatGPT: a era da autoria híbrida humana/o-IA
ChatGPT é realmente inteligente?
ChatGPT substituirá professoras e professores?
Princípios da avaliação para aprendizagem na educação online
Cinco equívocos sobre avaliação da aprendizagem
Instrução (re)programada, máquinas (digitais em rede) de ensinar e a pedagogia (ciber)tecnicista