Vamos Jogar? Website Elas na Ciência para Divulgar Personalidades Femininas por meio de Jogos
Por Ana Luíza S. Milson, Indra Matsiendra C. D. Ribeiro, Izabela A. M. Andrade, Julia M. M. Gonçalves, Luísa M. Laboissiere, Marcella D. Ferreira, Daniel H. Dalip, Michele A. Brandão e Mirella M. Moro
O site Elas na Ciência (http://bitgirls.dcc.ufmg.br/elas-na-ciencia/), é um dos resultados do Projeto Bytes & Elas. Tal projeto objetiva, principalmente, estimular e atrair a participação feminina para as ciências. Há seis instituições de ensino envolvidas nesse projeto: CEFET-MG, COLTEC, Escola Estadual Governador Milton Campos, Escola Estadual Maria Luiza Miranda Bastos, IFMG campus Ribeirão das Neves e UFMG. De fato, uma das ações realizadas para alcançar os objetivos deste projeto foi o desenvolvimento de um website, apresentado neste artigo.
No site Elas na Ciência é possível visualizar de forma interativa informações sobre mulheres cientistas e suas contribuições e, além disso, três jogos, chamados Quem Sou Eu, Ajudando Marie e Jogo da Memória, que abordam as personalidades femininas: Ada Lovelace, Carol Shaw, Rosalind Franklin, Mary Kenneth Keller, Margaret Hamilton, Grace Hopper, Marie Curie, Lise Meitner, Katherine Johnson, Vera Rubin, dentre outras. Essas personalidades foram escolhidas por representarem mulheres de áreas distintas, como ciência da computação, matemática, física e química. O propósito do site é ser uma fonte de informações para engajar meninas com à Computação e sua história. Já os jogos, possuem a intenção de fazer as pessoas interagirem de forma lúdica e didática, gerando interesse e, por consequência, compreensão acerca do tema. Os jogos foram desenvolvidos por estudantes do ensino médio, principalmente, para estudantes do ensino médio, com o intuito de mostrar a partir da história que há espaço para meninas/mulheres nas ciências exatas.
O site Elas na Ciência utiliza recursos multimídia e está dividido em duas partes principais. Na primeira parte, são disponibilizados jogos com o objetivo de informar, de forma interativa, os grandes feitos das cientistas. Já na segunda parte, é apresentado o “sobre Elas” que, a partir de vídeos de curta duração, descreve breves biografias das cientistas de forma a expor sua história e feitos notáveis. A estruturação é feita com animações simulando um quadro branco, somado a uma narração explicativa e sua transcrição. A adoção desta forma de disseminação de conteúdo busca atingir uma maior quantidade de espectadores, uma vez que o meio audiovisual tem se tornado mais popular entre os espectadores.
Os três jogos do site foram projetados utilizando as linguagens HTML, CSS e JavaScript, sendo esta última responsável pelas principais funcionalidades. Saiba mais sobre os jogos:
Jogo Ajudando Marie. O mini-jogo “Ajudando Marie” tem como personagem Marie Curie, uma das cientistas mais conhecidas por suas contribuições no ramo da radioatividade. O objetivo é ensinar sobre a história dessa importante cientista para que esta sirva de inspiração. O jogador tem como missão coletar as pedras de Rádio no limite de tempo definido, como é apresentado na Figura 1.
Figura 1. Ambiente de Jogo “Ajudando Marie”.
Jogo Quem Sou Eu. O mini-jogo “Quem Sou Eu” tem como objetivo principal que os jogadores desenvolvam maior conhecimento sobre mulheres que apresentaram vultosa importância na área de ciências, como Ada Lovelace, Barbara McClintock, Carol Shaw, Chien-Shiung Wu, Rosalind Franklin, Mary Kenneth Keller, Margaret Hamilton, Grace Hopper, Marie Curie, Lise Meitner, Katherine Johnson e Vera Rubin. O ambiente desenvolvido apresenta imagens de quatro figuras femininas de relevância e seus nomes, além de pistas, informações, sobre a mulher de quem se fala, conforme mostra a Figura 2.
Figura 2. Ambiente de Jogo “Quem sou eu?”.
Jogo da Memória. O mini-jogo da memória tem como objetivo passar aos jogadores conhecimentos sobre seis mulheres importantes para a computação: Ada Lovelace, Carol Shaw, Frances Allen, Grace Hopper, Jean Sammet, Mary Kenneth Keller. Tendo em vista que se trata de um jogo clássico, o entendimento do conteúdo fica facilitado, já que primordialmente, o jogador não terá que focar em como jogar e sim nos conteúdos contidos. O jogo foi desenvolvido de forma simples, contém 12 cartas, sendo 6 delas imagem de mulheres importantes para a computação e as outras 6, informações correspondentes a essas mulheres, conforme mostra a Figura 3.
Figura 3. Ambiente do Jogo da Memória.
Para esses três jogos, foi realizado um teste de usabilidade, e os resultados publicados no evento Women in Information Technology 2020 mostram que o site e os jogos são atrativos e realmente capazes de ensinar sobre o tema abordado.
A partir dos relatos a seguir das alunas participantes do projeto Bytes & Elas é possível perceber que tais alunas aprenderam mais sobre mulheres que fizeram história nas ciências, sobre como trabalhar em equipe e sobre ferramentas computacionais para o desenvolvimento de websites e jogos. Além disso, as atividades desenvolvidas no projeto, as fizeram perceber que seguir áreas das ciências é uma possibilidade para elas.
Aluna A:“…sentir que cresci, em sentido profissional, aprendendo com novos conteúdos e desafios, e o mais importante, pude desenvolver um pouco do meu emocional. Percebi em mim mais do que apenas defeitos, mas qualidades que antes tinha dificuldade de enxergar; me auxiliou na compreensão de que eu sou sim capaz, que estou no lugar certo e principalmente, a notar e me incomodar que muitas meninas ainda não conheceram o que pode vir a ser seu lugar também.”
Aluna B: “…compreender melhor diversos requisitos que me faziam não gostar da área da informática. Com isso, percebi que tudo não passava de preconceitos que existiam implícitos em mim e o projeto me ajudou a quebrá-los.”
Aluna C: “…perceber que gosto muito de informática, e quero realmente seguir nessa área, aprendi mais sobre diversos conteúdos ao programar e percebi o quanto a causa pela qual lutamos é importante e, quando ele terminar, sempre que eu tiver oportunidade vou incentivar as mulheres que conheço a não desistirem da ciência, pois elas podem ser aquilo que quiserem.”
Aluna D: “…conhecer mais sobre a área da computação no sentido profissional, além de ter quebrado alguns preconceitos que eu tinha com relação à informática. Além disso, aprendi a trabalhar em equipe e também conheci as mulheres que revolucionaram a ciência, que agora levo como inspiração.”
Aluna E: “…mais conhecimentos sobre as mulheres que fizeram história na ciência, além de me mostrar que existem várias formas didáticas de aprender, como jogando.”
Assim, convidamos você a conhecer o site Elas nas Ciência (http://bitgirls.dcc.ufmg.br/elas-na-ciencia/) e os seus jogos para divulgar personalidades femininas na computação e nas ciências. Este site é um dos produtos do Projeto Bytes & Elas (o qual engloba o projeto BitGirls, parceiro do Programa Meninas Digitais da SBC) e foi desenvolvido por alunas do ensino médio do técnico integrado. Além do projeto e seus produtos beneficiarem à comunidade, também contribuem para a formação das alunas envolvidas.
Saiba mais sobre a pesquisa:
MILSON, A. L. S. ; RIBEIRO, I. M. C. D. ; ANDRADE, I. A. ; GONCALVES, J. M. M. ; LABOISSIERE, L. M. ; FERREIRA, M. D. ; DALIP, D. H. ; BRANDÃO, M. A.; MORO, M. M. Elas na Ciência: Website com Jogos para Divulgar Personalidades Femininas. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 14. , 2020, Cuiabá. Anais […]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 10-19. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11271.
Como citar este artigo:
Milson, Ana L. S.; Ribeiro, Indra M. C. D.; Andrade, Izabela A. M.; Gonçalves, Julia M. M.; Laboissiere, Luísa M.; Ferreira, Marcella D.; Dalip, Daniel H.; Brandão, Michele A.; Moro, Mirella M. Vamos Jogar? Website Elas na Ciência para Divulgar Personalidades Femininas por meio de Jogos. SBC Horizontes. ISSN: 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/11/vamos-jogar-website-elas-na-ciencia-para-divulgar-personalidades-femininas-por-meio-de-jogos/
Sobre as(os) autoras(es):
Ana Luiza Soares Milson
Estudante do 3º ano do ensino médio Técnico Integrado em Informática no IFMG campus Ribeirão das Neves. Integrante dos projetos Bytes & Elas e DAMA.
E-mail: milson109asaph@gmail.com
Indra Matsiendra Cardoso Dias Ribeiro
Estudante do 3º ano do ensino médio Técnico Integrado em Informática no CEFET – BH. Integrante do projeto Bytes & Elas.
E-mail: indramatsiendra@gmail.com
Izabela Amélia Marques de Andrade
Estudante do 2º ano do ensino médio Técnico Integrado em Informática no CEFET – BH. Integrante dos projetos Bytes & Elas e Enxurrada de Bits.
E-mail: contatobelaaa@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6298681912198143
Julia Mendonça Maia Gonçalves
Estudante do 3º ano do ensino médio Técnico Integrado em Redes de Computadores no CEFET – BH. Integrante do projeto Bytes & Elas.
E-mail: julia.mendgoncalves11@gmail.com
Luísa Marques Laboissiere
Estudante do 3º ano do ensino médio Técnico Integrado em Administração no IFMG campus Ribeirão das Neves. Integrante dos projetos Bytes & Elas, DAMA e Jogando para Desmistificar.
E-mail: luisamarqueslaboissiere@gmail.com
Marcella Diniz Ferreira:
Estudante do 3º ano do ensino médio Técnico Integrado em Informática no IFMG campus Ribeirão das Neves. Integrante dos projetos Bytes & Elas e DAMA.
E-mail: cela.ferreira2009@gmail.com
Daniel Hasan Dalip
Professor efetivo no CEFET-MG. Doutor (UFMG/2015). Integrante do projeto Bytes & Elas e BitGirls.
E-mail: hasan@decom.cefetmg.br
Lattes: https://lattes.cnpq.br/2960751321530666
Michele A. Brandão
Professora do IFMG Campus Ribeirão das Neves. Integrante dos projetos Bytes & Elas e BitGirls. Coordenadora do Projeto de Ensino DAMA e Projeto de Extensão Jogando para Desmistificar, ambos objetivam disseminar informações para apoiar e atrair mulheres para as ciências.
E-mail: michele.brandao@fmg.edu.br
Lattes: https://lattes.cnpq.br/8584294285135417
Mirella M. Moro
Professora do DCC/UFMG. Conselheira da SBC. Membra do Comitê Gestor do Programa Meninas Digitais. Coordenadora dos projetos Bytes & Elas, e BitGirls.
Lattes: https://lattes.cnpq.br/6408321790990372
E-mail: mirella@dcc.ufmg.br
Outros Contatos: https://linktr.ee/mirellammoro