>

O papel feminino na principal sociedade acadêmica na área de Redes Neurais

O papel feminino na principal sociedade acadêmica na área de Redes Neurais

Por Anne Canuto

Com o advento dos sistemas inteligentes, a palavra Inteligência Artificial se tornou um termo conhecido e associado ao sucesso. Muitas empresas querem associar os seus produtos à Inteligência Artificial para ilustrar a sua capacidade de tomar decisões importantes. Porém, a Inteligência Artificial não é um termo que surgiu na última década.

A ideia de construir sistemas autônomos e inteligentes tem intrigado pensadores e filósofos em tempos até antes de Cristo.

O termo “Artificial Intelligence” foi criado por John McCarthy em 1956 durante o seminário de Darthmouth. Neste seminário, vários pesquisadores da Universidade de Princeton, IBM , MIT e CMU se reuniram, a convite de John McCarthy (LISP). O objetivo deste encontro foi discutir possibilidades de produzir programas de computador que pudessem pensar ou agir inteligentemente. Desde então, vários pesquisadores têm estudado formas de adicionar ações inteligentes em sistemas artificiais.

Dentre os campos da Inteligência Artificial, podemos destacar as Redes Neurais Artificiais, que visa o desenvolvimento de modelos matemáticos que possuem características inteligentes e que utilizam como fundamentação teórica o funcionamento do sistema nervoso humano (Haykin, 2009). As redes neurais se tornaram populares com o surgimento do Deep Learning, que são modelos de aprendizado profundo que utilizam muitas camadas de processamento e resolvem problemas complexos, principalmente no que concerne a área de Processamento de Imagens e Sinais (Bengio, 2017).

Visando fomentar a pesquisa no campo de Redes Neurais Artificiais, foi formado em 1987 pelos principais cientistas da área a Sociedade Internacional de Redes Neurais (INNS, do Ingles, International Neural Network Society).

O INNS é a principal organização para cientistas, engenheiros, estudantes e outros que estejam interessados em uma compreensão teórica e computacional do cérebro e na aplicação desse conhecimento para desenvolver formas novas e mais eficazes de inteligência de máquina.


Atualmente, a Sociedade conta com mais de 1.000 membros – pesquisadores, acadêmicos, profissionais da indústria e estudantes de todo o mundo, incluindo vários membros do Brasil. A Sociedade oferece oportunidades valiosas para seus membros para ampliar a sua rede de colaboração e desenvolvimento profissional por meio de conferências internacionais, tais como o IJCNN (do Inglês International Joint Conference on Neural Networks), que é a principal conferência de Redes Neurais. O IJCNN é uma conferência anual que acontece desde de 2005 e recebe contribuições de trabalhos de todos os cinco continentes. No ano de 2020, por exemplo, o IJCNN recebeu a submissão de quase 2.000 artigos e uma taxa de aceitação de aproximadamente 55%. Além do IJCNN, a Sociedade organiza conferências e workshops em Deep Learning e Big Data. Um outro papel da Sociedade é distribuir prêmios para pesquisas e pesquisadores na área de Inteligència Artificial. Finalmente, a Sociedade também organiza a criação e/ou funcionamento de revistas científicas na área de Inteligência Artificial, tais como: Neural Networks.

Existem três pesquisadores brasileiros, todas mulheres, que fazem e/ou fizeram parte do INNS.


A Sociedade possui um comitê de pesquisadores (conhecido como BoG, do Inglês Board of Governors) que é um grupo de indivíduos que supervisiona e gerencia a administração da Sociedade como um todo. As decisões mais importantes da Sociedade são tomadas por este comitê. Atualmente, este comitê conta com 29 membros, que são cientistas internacionais com pesquisas sólidas na área de Redes Neurais Artificiais. Atualmente, temos três pesquisadores brasileiros, todas mulheres, que fazem e/ou fizeram parte do comitê, que são:

A professora Marley Maria Bernardes Rebuzzi Vellasco (PUC – Pontifícia Universidade Católica – Rio de Janeiro) foi membro eleita do BoG por três períodos (terms) consecutivos, desde 2011, até o ano de 2019. Após este período, a mesma continuou atuando na sociedade como secretária do Presidente, desde 2017, com os seguintes presidentes do INNS: Robert Kozma,  Irwin King e agora com a atual presidente Chrisina Jayne.

A professora Teresa Bernarda Ludermir (UFPE – Universidade Federal de Pernambuco) está na sua segunda participação no BoG do INNS. Sua primeira participação foi de 2015 à 2017 e a segunda participação começou em 2019. Neste período ela tem participado principalmente em atividades educacionais e atualmente é responsável por esse setor no BoG. Entre as atividades educacionais no INNS tem, concurso de teses de doutorado, encontro com especialistas para aconselhamento aos alunos de doutorado, e workshop com alunos de pós-graduação.

A professora Anne Magály de Paula Canuto (UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte) foi eleita para o BoG em Janeiro de 2021. Apesar do pouco tempo, a mesma está trabalhando, em conjunto com a professora Hava Siegelmann, com o capítulo feminino da Sociedade.

Em um país onde a área da tecnologia ainda é dominada por homens. O número de mulheres em cursos de formação tecnológica, como Ciência da Computação, ainda é bem menor que o de homens. Apesar destas limitações, temos excelentes pesquisadores na área de Inteligência Artificial e, como resultado disso, ter uma representação brasileira no INNS formada apenas por mulheres nos mostra que estamos no caminho certo e que podemos sim ter esperança que, com muita luta, podemos começar a reverter esta situação.

Referências

(Haykin, 2009) Simon S. Haykin. Neural networks and learning machines. Pearson Education, Upper Saddle River, NJ, Third edition, (2009).

(Bengio, 2017) Ian Goodfellow, Yoshua Bengio and Aaron Courville. Deep learning. Adaptive Computation and Machine Learning series. Vol. 1. Massachusetts, USA:: MIT press, 2017.

Sobre a autora:

Anne Magály de Paula Canuto é professora titular pela UFRN.

Como citar esse artigo

CANUTO, Anne. O papel feminino na principal sociedade acadêmica na área de Redes Neurais. SBC Horizontes, março. 2021. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2021/03/o-papel-feminino-na-principal-sociedade-academica-na-area-de-redes-neurais/. Acesso em: DD mês. AAAA.

Compartilhe: