>

Confira as Melhores Teses e Dissertações do CTD @CSBC 2021

Confira as Melhores Teses e Dissertações do CTD @CSBC 2021

Por Luiz Antonio Rodrigues (Unioeste)

A 34ª edição do Concurso de Teses e Dissertações (CTD) foi realizada durante o 41º Congresso anual da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021).

O CSBC 2021 foi realizado em Florianópolis/SC (online), de 18 a 23 de julho, e teve como tema “Inovação e Transformação Digital: Enfrentando a Complexidade e as Incertezas do Mundo Contemporâneo”.

A coordenação do CTD 2021 foi das professoras Débora Christina Muchaluat Saade (UFF) e Carina Friedrich Dorneles (UFSC).

Os finalistas de mestrado e doutorado representaram diferentes subáreas da computação, realçando a pesquisa de altíssima qualidade que vem sendo realizada em diversos programas de pós-graduação em computação no país. Parabéns aos autores e a seus orientadores!

Débora Saade e Carina Dornles, Coordenadoras do CSBC-CTD 2021

Foram submetidos 123 trabalhos, 46 teses e 77 dissertações. Os trabalhos foram avaliados por um comitê de especialistas com 114 membros, que levaram em consideração os resultados científicos e tecnológicos, assim como o potencial de impacto na sociedade e no estado da arte na área de computação.

Após a primeira seleção, 6 teses e 10 dissertações foram selecionadas para apresentação durante o CSBC. A Loggi patrocinou as inscrições dos apresentadores.

Ao final, três trabalhos de cada categoria receberam da SBC o título de melhores trabalhos do Evento e também prêmios adicionais do Jusbrasil:

  • 1º lugar: Visita a uma das sedes do Jusbrasil (Salvador, Belo Horizonte ou São Paulo) com direito a passagens e hospedagem
  • 2º lugar: Kindle
  • 3º lugar: Kit Home Office

Os premiados em 2021 foram os seguintes.

Melhores Teses

O julgamento das teses selecionadas na primeira fase e apresentadas durante o evento foi feito pelos professores André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho (USP), Alba Cristina Magalhães Alves de Melo (UnB) e Cristiano André da Costa (Unisinos).

1º Lugar

Language-Agnostic Visual-Semantic Embeddings
Autor: Jônatas Wehrmann
Orientador: Rodrigo C. Barros – PUCRS

2º Lugar

Discovery and Application of Data Dependencies
Autor: Eduardo Henrique Monteiro Pena
Orientador: Eduardo Cunha de Almeida – UFPR

3º Lugar

Towards Automatic Fake News Detection in Digital Platforms: Properties, Limitations, and Applications
Autor: Julio C. S. Reis
Orientador: Fabrício Benevenuto – UFMG

Melhores Dissertações

A banca de especialistas, que julgou as apresentações das dissertações selecionadas na primeira fase durante o evento, contou com a participação dos professores Philippe Navaux (UFRGS), Antônio Abelém (UFPA) e Windson Viana (UFC).

1º Lugar

Sunflower Theorems in Monotone Circuit Complexity
Autor: Bruno Pasqualotto Cavalar
Orientador: Yoshiharu Kohayakawa – USP

O foco da pesquisa é a área de complexidade computacional e a impossibilidade de execução de certas tarefas em computadores com limitações de tempo e espaço, por exemplo, ou outros recursos.

Nessa dissertação, obtemos uma prova matemática de que o modelo computacional de circuitos monótonos de tamanho exponencial é incapaz de resolver alguns problemas computacionais importantes. Peça-chave nessa demonstração são os “girassóis”, objetos estudados numa área da matemática chamada combinatória extremal.

Bruno Cavalar, autor da pesquisa

A pesquisa também abordou como novos teoremas de impossibilidade para circuitos monótonos podem ser obtidos a partir do estudo de girassóis, demonstrando a forte relação entre os temas.

Fiquei muito honrado e feliz com o prêmio. Todos os trabalhos finalistas eram excelentes. Sou muito grato a todas as pessoas que colaboraram comigo e me ensinaram, cujo apoio foi fundamental. O apoio financeiro da FAPESP também foi crucial, custeando minha visita ao exterior. Agradeço a Deus por ter colocado essas pessoas no meu caminho.

Bruno participou do Programa BEPE/FAPESP (Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior) por 6 meses na Universidade de Toronto, onde desenvolveu parte da pesquisa com o grupo do professor Benjamin Rossman.

Ficou curioso? Acesse o texto completo da dissertação na biblioteca da USP e confira o vídeo de apresentação do trabalho durante o Evento.

2º Lugar

Data Collection and Medium Access Control Solutions for Underwater Wireless Sensor Networks
Autor: Eduardo P. M. Câmara Júnior
Orientadores: Luiz F. M. Vieira, Marcos A. M. Vieira – UFMG

3º Lugar

AutoParBench: A Unified Test Framework for OpenMP-based Parallelizers
Autor: Gleison Souza Diniz Mendonça
Orientadores: Fernando Magno Quintao Pereira, Chunhua Liao – UFMG

Menções Honrosas

Além dos três premiados na categoria, duas dissertações receberam menções honrosas.

CTD @CSBC 2022

Fique atento! Se você defendeu a sua tese ou dissertação no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2021, acompanhe a chamada do 35º Concurso de Teses e Dissertações do 42º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2022), que será realizado em Niterói/RJ.

Como citar esse artigo

RODRIGUES, Luiz A. Confira as Melhores Teses e Dissertações do CTD @CSBC 2021. SBC Horizontes, agosto. 2021. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/?p=6387. Acesso em: DD mês. AAAA.

Compartilhe: