Comitê Editorial 2020

Comitê Editorial 2020

A Revista Horizontes está com novas colunas e novo comitê editorial!

Serão matérias cobrindo diferentes temas e assuntos: artigos, destaques, eventos, pessoas, programas, laboratórios, dicas sobre carreiras e leituras e muito mais…

Confira abaixo as pessoas responsáveis pela edição da nossa revista!


Clodis Boscarioli

Clodis Boscarioli | UNIOESTE | artigos

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008), é Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, onde atua desde o ano de 2000, no Curso de Ciência da Computação. Professor permanente no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação – nível de Mestrado e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática – nível de Mestrado e Doutorado. Suas áreas de interesse envolvem, de forma multidisciplinar, Banco de Dados, Interação Humano-computador, Ciência de Dados e Tecnologias [Assistivas] no Processo de Ensino-Aprendizagem, além de questões relacionadas ao Ensino de Computação. Líder do GIA (Grupo de Pesquisa em Inteligência Aplicada) e do GTIE (Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino) da UNIOESTE.


Deógenes Jr

Deógenes P. da Silva Jr | UFPR | Eventologia

Mestrando em Informática na Universidade Federal do Paraná, no laboratório IHC-IE, colaborando com pesquisas em Open Design e Informática na Educação. É Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso, onde contribui com pesquisas no Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos, na área de Privacidade Digital e Computação Ubíqua. Deógenes tem interesse em design de tecnologias de forma participativa e socialmente consciente, Informática na Educação, Acessibilidade, Privacidade, Cultura e Valores em Sistemas de Informação.


Elisa Rodrigues

Elisa Rodrigues | UNIFEI | Eventologia

Professora Adjunta do Instituto de Matemática e Computação (IMC) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Possui doutorado (2017) e mestrado (2011) em Ciência da Computação pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (IC/UNICAMP) e bacharelado em Ciência da Computação (2008) pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Principais interesses de pesquisa: Computação Gráfica, Modelagem Geométrica, Processamento de Imagens e Visão Computacional.


Juliana de Santi

Juliana de Santi | UTFPR | leituras

Professora Adjunta do Departamento de Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutorado na University of South Florida (USA). Vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Computação Aplicada da UTFPR  (2018-atual). Atua na área de Redes de Computadores.


Karen da Silva Figueiredo Medeiros Ribeiro

Karen Figueiredo | UFMT | meninas digitais

Professora Adjunto I no Instituto de Computação e Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso. Possui Mestrado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2011), Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2015) e Graduação em Tecnologia em Desenvolvimento de Software pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (2008). É Coordenadora do Programa Nacional Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação.


Lara Piccolo

Lara S. G. Piccolo | The Open University UK | beyond the horizon

Pesquisadora no Knowledge Media Institute na The Open University no Reino Unido. Lara pesquisa IHC com uma abordagem sócio-tecnica considerando como a tecnologia influencia (e transforma!) a vida das pessoas em vários aspectos. É doutora e mestre em IHC pelo Instituto de Computação da UNICAMP. Tem trabalhado em vários projetos de colaboração internacional, mas seu coração nunca saiu no Brasil.


Luana Muller

Luana Müller | PUCRS | carreira

Líder Técnica no Laboratório de Inovação em Software da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SUL (PUCRS) (Cooperação Técnica PUCRS / HP Inc). Possui doutorado(2017) e mestrado (2013) em Ciência da Computação pela PUCRS e bacharelado em Sistemas de Informação pela Escola Superior de Criciúma (Esucri). Atua em pesquisas sobre Interação Humano-Computador e Human-Centered Computing, tendo especial interesse nas áreas de End-User Development, autoexpressão, sistemas de ajuda e ajuda em jogos. Também atua em pesquisas relacionadas ao ensino de programação e reúso de códigos-fonte, aplicando em tais pesquisas uma abordagem baseada na teoria da Engenharia Semiótica. Atualmente é pesquisadora colaboradora dos grupos SERG (Semiotic Engineering Research Group) e DaVInt (Data Visualization and Interaction Lab).


Luiz Antonio Rodrigues

Luiz Antonio Rodrigues | UNIOESTE | Eventologia

Professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) desde 2007. Bacharel em Informática pela Unioeste (2003), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2006) e doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2014). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (2019-2021) e tutor da BIT Empresa Júnior do Curso de Ciência da Computação da Unioeste. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Computação – SBC e coordenador da Comissão Especial de Sistemas Tolerantes a Falhas da SBC (CE-TF). Seus principais interesses circundam a área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, Tolerância a Falhas, Sistemas Distribuídos e Programação de Sistemas.


Mariana Carmin

Mariana Carmin | UFPR | midias

Mestranda em Informática na Universidade Federal do Paraná, no laboratório HIPES, trabalhando com arquitetura de computadores. É técnica em informática, formada pelo Instituto Federal do Paraná.  Possui bacharelado em Informática Biomédica, pela Universidade Federal do Paraná, onde realizou pesquisas na área de processamento de imagens médicas, no laboratório VRI e na área de Bioinformática, no laboratório HIPES. 


Mariano Pimentel

Mariano Pimentel | UNIRIO | educação

Doutor em Informática pela PUC-Rio (2006), Mestre em Informática pelo NCE-UFRJ (2002), e Bacharel em Informática pela UFRJ (1999). Professor Associado do Departamento de Informática Aplicada da UNIRIO, leciona disciplinas na Pós-Graduação em Informática (Comunicação Mediada por Computador, Docência em Sistemas de Informação, Design Science Research, Sistemas Colaborativos, Metodologia de Pesquisa Científica), no Bacharelado em Sistemas de Informação (Técnicas de Programação, WebDesign, Informática na Educação), e já lecionou, por 10 anos, no curso a Licenciatura em Pedagogia a Distância (Informática na Educação). Tem extensa produção acadêmica, destacando-se o livro “Sistemas Colaborativos” (2011), que recebeu o Prêmio Jabuti; e seu mais recente livro “Do email ao Facebook”. É coordenador do grupo de pesquisa ComunicaTEC, focado no desenvolvimento do projeto “Tagarelas: rede social de bate-papo”. É colaborador no grupo de pesquisa GPDOC – Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura, do ProPEd/UERJ. Realiza pesquisas na área de Sistemas de Informação com ênfase em Sistemas de Conversação (bate-papo, fórum, microblog etc.) aplicados a Educação Online.


Michele Nogueira

Michele Nogueira Lima | UFPR | cibersegurança

Doutora em Ciência da Computação pela Sorbonne Université – UPMC/LIP6, França, e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado na Universidade Carnegie Mellon, EUA. Michele é professora associada do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná e integrante permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFPR. É membro sênior da Association for Computing Machinery (ACM) e do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). Michele tem se dedicado a pesquisas voltadas à área de segurança de redes, resiliência e sobrevivência de redes, e comunicação sem fio com aplicações em vários setores da sociedade, tais como saúde e transportes. Suas pesquisas têm resultado na proposição de modelos matemáticos, protocolos e arquiteturas de sistemas. Atuou como pesquisadora visitante do laboratório Broadband Wireless Networks (BWN) no Instituto de Tecnologia da Geórgia (GeorgiaTech), EUA, e possui atuação ativa em sua área de pesquisa, coordenando e participando de projetos e de comitês técnicos de programa.  É editora técnica associada dos periódicos “IEEE Communications Magazine”, “Computer Communications” e “Journal of Network and Systems Management”.


Renata Araujo

Renata Araujo | Mackenzie | educação

Professora na Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Representante de Inovação e Empreendedorismo da Faculdade de Computação e Informática na Coordenadoria de Desenvolvimento e Inovação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação da EACH-USP. Pesquisadora convidada do LUDES-Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação da COPPE/UFRJ. Possui graduação em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado (1994) e doutorado (2000) em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação na área de Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: governo e democracia digital, gestão da inovação, gestão de processos de negócio e sistemas colaborativos. Coordena o Grupo de Pesquisa e Inovação em Ciberdemocracia (CIBERDEM). Tem atuado continuamente na consolidação da comunidade de ensino e pesquisa em Sistemas de Informação no Brasil, em particular junto à Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Ocupou a Diretoria de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (2017-2019).


Roberto Pereira

Roberto Pereira | UFPR | editor geral

Professor Adjunto do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), foi Pesquisador Visitante no Informatics Research Centre da Universidade de Reading (UK) com Pós-doutorado no Instituto de Computação/UNICAMP. Vice-coordenador da Pós-Graduação em Informática da UFPR (2017-2020), foi editor Associado da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) e editor convidado da SBC Journal on Interactive Systems (JIS). Coordenador da Comissão Especial de IHC da Sociedade Brasileira de Computação em 2019, coordena o Laboratório IHC-IE da UFPR. Principais interesses de pesquisa: Interação Humano-Computador, Sistemas de Informação, Informática na Educação, Semiótica Organizacional, Cultura e Valores no Design de Sistemas de Informação, Software Social e Web Social.


Ticianne Darin

Ticianne Darin | UFC | destaques

Professora adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde ministra disciplinas e realiza pesquisas nas áreas de Interação Humano-Computador e Design. É pesquisadora do GREat – Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas, em que desenvolve projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) em parcerias entre Indústria e Univesidade. Coordena o grupo de estudos e pesquisa Célula de Design e Multimídia, no curso de Sistemas e Mídias Digitais (UFC). Doutora (2018) e mestra (2011) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará, com período sanduíche na Universidad de Chile. No doutorado, investigou e desenvolveu métodos e instrumentos para avaliação de usabilidade e impacto cognitivo de jogos multimodais para desenvolver habilidades em pessoas cegas. Seus interesses de pesquisa se concentram especialmente em avaliação da IHC em interfaces multimodais e jogos, além de Design de Interação, Psicologia Cognitiva e Design Digital.


Tancicleide Gomes

Tancicleide Gomes | UFPE | destaques

Doutoranda e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bacharela em Sistemas de Informação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente, suas pesquisas exploram interfaces entre UX e LX Design. Desenvolveu pesquisas abrangendo Ensino de Programação na Educação Básica, Gamification, Game-Based Learning. Analista Educacional na CESAR School, atua na liderança técnica, assim como na proposta e execução de projetos educacionais inovadores envolvendo treinamento e transformação, como modelos pedagógicos ou reestruturação sob demanda. Tem interesse nos seguintes temas: Educação em Computação com ênfase no Ensino de Programação na Educação Básica, Interação Criança-Computador, Experiência do Usuário,  Informática na Educação, Métodos e Técnicas de Ensino, Game Design Thinking e Formação Docente em Tecnologias Educacionais.

Compartilhe e curta: