>

De férias? Que tal apresentar a magia da Computação para uma criança?!

De férias? Que tal apresentar a magia da Computação para uma criança?!

Por Karen Figueiredo

Além do clima de festas e confraternização, o final do ano também marca o período de férias para muitas pessoas, principalmente para as crianças que estão de férias escolares e a procura de atividades para curtir com a família.

Neste artigo, apresento uma série de sugestões de atividades para fazer com crianças durante as férias que irão entretê-las e ainda ensinar um pouco de Computação de forma divertida e lúdica!

1- Jogos e atividades gratuitas para o ensino de Programação e Computação

Já pensou em ensinar programação para uma criança? Crianças a partir de 4 anos já podem começar a aprender lógica de programação, antes mesmo de começar a ler! Selecionei alguns sites com recursos gratuitos para o ensino de programação para crianças e adolescentes:

  • Code.org: Jogos e atividades em português para crianças a partir de 4 anos;
  • Scratch: Ferramenta para a criação de jogos, no site Scratch Brasil você encontra materiais para aprender e ensinar crianças;
  • Make Code (Microsoft): Projetos da Microsoft em português para o ensino de Computação, Eletrônica e Programação;
  • Google for Education: Projetos da Google em português para o ensino de Computação;
  • Made with Code: Jogos e atividades em inglês para crianças a partir de 6 anos.

2 – Brincadeiras e atividades de Computação Desplugada

Que tal ensinar diversos conteúdos da Computação sem precisar usar computadores? Com o livro de atividades Computação Desplugada você pode aprender várias atividades divertidas para fazer com crianças. O livro vem com os recursos necessários, basta imprimir e brincar! Faça o Dowload!

No site você encontra mais informações e novas atividades (somente em inglês).

3- Leia para/com uma criança

Outra boa pedida é ler um livro com ou para uma criança! Já é possível encontrar no mercado nacional alguns livros infantis em português sobre Computação e personalidades da Computação.

Compartilhe: