>

Personalidades da Computação

Personalidades da Computação

Por Sílvia Amélia Bim 
Revisão: Rita Berardi, Alane Marie de Lima
Edição: Alane Marie de Lima

A coluna Personalidades da Computação vem dar continuidade ao trabalho iniciado em 2016 pela Profª. Karina Mochetti (UFF) na antiga coluna Memória ROM. O objetivo se mantém: resgatar e compartilhar a história de vida de várias pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da área de Computação.

Três personalidades foram homenageadas na coluna Memória ROM: Alan Turing, Ada Lovelace e Edsger Dijkstra

Nesta nova edição da coluna pretendemos também homenagear pessoas menos conhecidas, buscando reconhecer a diversidade de perfis e talentos necessários para construir a Computação que temos hoje.

Embora reconheçamos a necessidade da diversidade de pessoas na Computação, esta coluna está sob a responsabilidade de um grupo bastante homogêneo: mulheres, brancas, brasileiras, do Sul do Brasil. Entretanto, trazemos a diversidade das áreas onde atuamos. Alane Marie de Lima é pesquisadora de Computação Teórica, divulgadora científica da área, e acredita no poder da interseção entre teoria e prática na produção de pesquisa de alto impacto na sociedade. Rita Cristina Galarraga Berardi é professora e pesquisadora na área de Gestão de Informação e também engajada com as questões relacionadas à educação em computação e gênero. Sílvia Amélia Bim é apaixonada por Interação Humano-Computador, mas também tem atuado em ações e pesquisas sobre Gênero e Tecnologia e Educação em Computação.

Inauguramos a coluna Personalidades da Computação homenageando Joan Clarke, com texto de autoria de Alane Marie de Lima.

Esperamos que a história das personalidades homenageadas inspire você em seus caminhos pela Computação e que esta inspiração possa ser compartilhada com muitas outras pessoas.

Se você tiver a indicação de uma pessoa a ser homenageada, entre em contato conosco <personacomps@gmail.com> e venha contribuir com esta coluna.

Perfil das responsáveis pela coluna


Alane Marie de Lima
Doutoranda do Grupo de Teoria da Computação, Otimização e Combinatória (TEORIA) da UFPR, área na qual atua desde a iniciação científica. É bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) e Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi professora colaboradora do curso de Ciência da Computação e Matemática Aplicada e Computacional da UNICENTRO. Suas áreas de interesse são Algoritmos e Teoria dos Grafos, Análise e Complexidade de Algoritmos, Algoritmos Aleatorizados e Design de Algoritmos utilizando Complexidade de Amostra.

 


Rita Cristina Galarraga Berardi
Professora do Departamento Acadêmico de Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campus de Curitiba. Tem graduação (Universidade Federal de Pelotas/ RS), mestrado (PUCRS) e doutorado (PUC-Rio) na área de Computação. Atua no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA). É coordenadora da Especialização em Ciência de Dados e Suas Aplicações (CDA). Também é membro do Projeto de Extensão TIChers (@tichers_utfpr).. Suas áreas de interesse são Dados Conectados, Computação Desplugada, Educação em Computação, Informática em Saúde.

 


Sílvia Amélia Bim
Professora do Departamento Acadêmico de Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campus de Curitiba. Tem graduação (Universidade Estadual de Maringá), mestrado (UNICAMP) e doutorado (PUC-Rio) na área de Computação. Autora dos livros infanto juvenis “A vida de Ada Lovelace” e “Ada Lovelace: a condessa curiosa”. É secretária adjunta da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) – Regional Paraná, faz parte da Comissão de Educação da SBC e é Embaixadora do Programa Meninas Digitais (SBC). Na UTFPR Curitiba também é coordenadora do Projeto de Extensão TIChers e é uma das coordenadoras do Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares. Suas áreas de interesse são Interação Humano-Computador, Educação em Computação, Gênero e Tecnologia e seu desafio mais recente é montar o mosaico da Linguagem Altruísta.

Compartilhe: