>

III Workshop ADAs: Mulheres Conectadas

III	Workshop ADAs: Mulheres Conectadas

Por Cristiane Bastos Rocha Ferreira, Elisângela Silva Dias e Luciana de Oliveira Berretta

O Projeto ADAs, que teve início no Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2017 e é parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), visa incentivar as meninas a ingressarem nos cursos oferecidos pelo Instituto de Informática da UFG e mostrar que elas são capazes de transformar o mundo da computação. A luta do projeto é contra qualquer diferenciação de oportunidades de trabalho e de reconhecimento com relação aos gêneros, e tem como finalidade valorizar as mulheres que fizeram e fazem história na computação, contribuindo para a disseminação da ideia de que computação também é para mulheres.

O Projeto tem desenvolvido várias iniciativas nessa linha desde a sua criação, a saber: Workshop ADAs, Espaço das Profissões em 2018, IntegrAÇÃO dos alunos em 2018/1 e 2018/2, banners e panfletos que ressaltam a história das mulheres na computação e incentivam a permanência das que estão cursando computação e grupo de WhatsApp em que são fortalecidos os laços afetivos entre as alunas e professoras e também disseminadas oportunidades de estágios/empregos/intercâmbio e também discutidas questões relevantes ao projeto. O Projeto ADAs também desenvolve publicações de texto, áudio e vídeo em seus vários canais de comunicação com a comunidade, como: Youtube (www.youtube.com/ProjetoADAsUFG/), Instagram (@projetoadasufg), Facebook (www.facebook.com/projetoadasufg/) e página do projeto na Internet (https://sites.google.com/view/projetoadasufg).

Workshops ADAs

Anualmente, é realizado um Workshop do Projeto ADAs com tema relevante em computação e com a participação de mulheres de destaque na área.

Ele tem como objetivo levar o conhecimento das mulheres que fazem computação para as alunas do INF e para o público em geral. Com isso, as graduandas sentem-se mais fortalecidas e inspiradas a continuarem no curso e buscarem êxito na carreira.

O principal objetivo destes eventos é fomentar a discussão de assuntos relacionados às questões de gênero e à computação no contexto do INF/UFG e do Brasil como um todo, através da participação de mulheres expoentes na área de computação e afins. As convidadas dos subeventos integrantes desse evento são professoras, profissionais da área e alunas de cursos relacionados à tecnologia da informação, que atuam tanto no mercado quanto em ambientes acadêmicos, relatando sua trajetória até chegar à carreira escolhida e também nas atividades que desempenham. Além disso, são oferecidas oficinas para envolver as mulheres participantes do evento de maneira prática.

Sobre o III Workshop ADAs

O III Workshop ADAs foi realizado no dia 04/07/2020, das 8h30 às 15h30, através do Google Meet e foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto de Informática da UFG.

A palestra de abertura foi proferida pela Dra. Claudia Bauzer Medeiros, com o título Ciência aberta: abertura de dados, materiais, métodos e códigos de programas. Foi uma palestra descontraída que encantou os participantes e organizadores, rendendo vários elogios pelo chat do YouTube.

Em seguida, aconteceu uma mesa redonda mediada pela Profa. Dra. Luciana de Oliveira Berretta, em que foram feitas perguntas para as convidadas sobre suas experiências e desafios enfrentados na área de computação. Participaram dessa mesa: Claudia Bauzer Medeiros (UNICAMP), Cristiane Bastos Rocha Ferreira (UFG), Christiane Borges Santos (IF Luziânia e coordenadora do Metabotix), Elisângela Silva Dias (UFG), Fabiana Freitas Mendes (UnB), Gláucia Faria Young (Microsoft), Karen Cristina Pessoa (UFG e coordenadora do PyLadies), Karen Ribeiro (UFMT e Meninas Digitais SBC), Nilzete Olímpio Álvares (UFG), Renata Dutra Braga (UFG) e Uyara Ferreira Silva (IF Formosa e coordenadora do Caliandras Digitais). A discussão foi muito enriquecedora e as experiências mostradas foram fonte de inspiração para todos.

Após um breve intervalo de 1 hora para o almoço, aconteceram 2 minicursos. O primeiro minicurso foi ministrado pela Me. Karen Cristina Pessoa com o título “Meu primeiro projeto em Data Science”, em que foram apresentados código em R e também em Python. O segundo minicurso foi ministrado por Anna e Só com o título “Fazendo a sua primeira contribuição em um projeto open source”, no qual também foi falado sobre a experiência da apresentadora no projeto Outreachy.

Resultados alcançados

Acreditamos que nosso evento levou o conhecimento da computação para a comunidade em geral e também para as alunas do ensino fundamental e ensino médio, visando despertar nas mesmas o interesse pela área. Além disso, procuramos promover o engajamento social para que as meninas e mulheres que já cursam Computação sintam-se acolhidas, permaneçam em seus cursos, bem como sintam orgulho do caminho profissional que escolheram.

Lições aprendidas

O evento on-line alcançou uma visibilidade maior que os eventos presenciais anteriores, então vamos considerar esse formato para os próximos eventos. Quanto mais projetos fizerem eventos sobre mulheres, mais visibilidade teremos sobre a história das mulheres na computação e incentivaremos a identificação das meninas e mulheres com as referências que trabalham na área.

Como citar este artigo:

Ferreira, Cristiane Bastos Rocha; Dias, Elisângela Silva; Berretta, Luciana de Oliveira. III Workshop ADAs: Mulheres Conectadas. SBC Horizontes. ISSN: 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/11/iiiworkshop-adas-mulheres-conectadas/

Sobre as autoras:

Elisângela Silva Dias 

Elisângela Silva Dias é professora do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás. É vice-coordenadora do curso de Ciência da Computação e coordena o Projeto ADAs, parceiro do Programa Meninas Digitais da SBC, coordena o Programa ComputAÇÃO HUMANA e desenvolve as ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a popularização da Ciência da Computação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4500932747707412

Luciana de Oliveira Berretta 

Luciana de Oliveira Berretta é professora do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás e faz parte da equipe do Projeto ADAs.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0138908377103572

Cristiane Bastos Rocha Ferreira 

Cristiane Bastos Rocha Ferreira é professora do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás desde 2002 e faz parte da equipe do Projeto ADAs.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0987947348533817

Compartilhe: