>

A complexidade contagiante do bem: um conto computacional de Natal

A complexidade contagiante do bem: um conto computacional de Natal

Por Rosiane de Freitas (AlGOX, IComp/UFAM)

Acesse aqui a versão ilustrada completa deste conto

Reza a lenda computacional, que desde os primórdios da civilização há uma disputa invisível sendo travada em paralelo, para lidar com a complexidade do mundo e que em muito influencia os rumos da humanidade…

Neste mundo paralelo, há o clã dos Lineares, que auxiliam os humanos de forma cautelosa e regular. Foram eles que ajudaram o Rei árabe – e todas as criancinhas – a contar carneirinhos, um a um, até pegar no sono… 

O clã dos Quadráticos adora sair organizando tudo, mas se atrapalham um pouco e sempre perdem tempo.  Os Loglineares são bem melhores de organização. Se baseando nisto, um tal lobo mau quis se dar bem fazendo uso da estratégia destes clãs, derrubando primeiro a casa de palha, a mais frágil, e depois a de madeira. Só não conseguiu derrubar a última, pois era feita de tijolo, a mais robusta. Os 3 porquinhos ficaram a salvo lá.

Todos esses clãs formam a classe dos Polinomiais, que são muito eficientes em solucionar problemas. Foi um clã desta classe que ajudou a Doroty a encontrar a estrada dos tijolos amarelos, a mais rápida para se chegar à Cidade das Esmeraldas.

Mas este mundo é bem diverso e possui um conjunto de clãs mais alvoroçados, que saem por aí disseminando em demasia – a classe dos Exponenciais. Alguns desta classe são muito bem intencionados, como os que ajudaram um tal de Leonardo de Pisa, o Fibonacci, a se dar bem com a criação de coelhos: ele comprou na Páscoa um lindo casal de coelhinhos, e, no final do mesmo ano já eram mais de 100 coelhinhos para vender.


Mas, alguns outros dos Exponenciais são disseminadores do mal, como os Pandêmicos. Recentemente, um dos seus reinos ganhou força, os Coroneos, que colocaram em prática um plano maligno de extinção da humanidade, disseminando pelo mundo zilhões de bolinhas nano-minúsculas cheias de espinhos estranhos e de alta letalidade. Em menos de um ano mapeado, partiu de poucos contaminados a mais de 1 milhão de extintos.

Mas, os poderosos Natalíneos, um clã dos Exponenciais do bem, que passam o ano todo adormecidos mas despertam muito fortes no final do ano, agregando a força de todos os outros clãs. Eles acabaram de acordar e rapidamente bolaram uma estratégia de propagação do bem

Decidiram se misturar aos Coroneos, modificando as bolinhas geradas, que deixaram de ter espinhos, foram cobertas por cores vivas e brilhantes, e recheadas de energia positiva. Assim, os Coroneos passaram a disseminar bolinhas coloridas iluminadas pelo mundo, enchendo as árvores de luz e cor, nos livrando das bolinhas espinhentas do mal e propagando o bem, deixando o mundo mais iluminado, colorido e feliz…  É NATAL!!


Rosiane de Freitas, Profa. Ph.D. 
Grupo de pesquisa CNPq em Otimização, Algoritmos e Complexidade Computacional

Acesse aqui o Livreto da autora sobre o conto de natal.


Autoria

Rosiane de Freitas é cientista da computação, amante da matemática computacional, dos problemas complexos e das estratégias algorítmicas. E dos processos educacionais e científicos criativos. Professora do IComp/UFAM, com Mestrado pelo IC/UNICAMP e Doutorado pela COPPE/UFRJ. Líder do grupo de pesquisa CNPq em “Otimização, algoritmos e complexidade computacional”, coordena projetos e orienta teses, dissertações e ICs em colaboração com grupos de pesquisa pelo mundo, com ênfase em otimização combinatória, teoria dos grafos, teoria dos jogos,  scheduling em máquinas paralelas, programação matemática e inteligência computacional. Coordenadora de eventos científicos, editora e autora de artigos publicados em conferências e periódicos (inter)nacionais. Representante do Brasil no Centro Latinoamericano de Informática – CLEI. Representante da América Latina na IFORS (International Federation of Operational Research Societies), coordenando o Comitê para Países em Desenvolvimento, com forte atuação na África. Membro da Comissão Especial de Algoritmos, Combinatória e Otimização e do Comitê Diretor de Competições da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atuante em ações de formação de RH e inovação tecnológica no interior da região Norte, Brasil e LATAM. Atuante no movimento de mulheres em C&T, sendo co-fundadora do Cunhantã Digital. Co-fundadora da FunTechShow, de entretenimento inteligente. Desenvolve projetos em parceria com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

Email: rosiane@icomp.ufam.edu.br
Tel (WhZ): +55 92 98242-4088
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8358219976594707
Facebook: https://www.facebook.com/rosiane.defreitasr/
Instagram: @defreitasrosiane

Como citar este artigo
DE FREITAS, Rosiane. A complexidade contagiante do bem: um Computo de Natal. SBC Horizontes, dez. 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: <http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/12/a-complexidade-contagiante-do-bem-um-computo-de-natal/>. Acesso em: DD mês. AAAA.

Compartilhe: