>

Pedro Eugênio Rocha Pedreira – Um espartano-brasileiro no Vale do Silício.

Pedro Eugênio Rocha Pedreira – Um espartano-brasileiro no Vale do Silício.

Por Saulo Bergamo

Revisão: Alane Marie de Lima, Heloise Acco Tives e Sílvia Amélia Bim
Edição: Heloise Acco Tives

Esse texto foi produzido no contexto da disciplina optativa Computação e Sociedade ofertada para estudantes de Sistemas de Informação e Engenharia da Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Curitiba. A disciplina foi conduzida de forma presencial no semestre letivo 2022.1.

Os guerreiros de Esparta na Grécia antiga eram treinados desde crianças para serem firmes, sóbrios, austeros, severos e suportar terríveis sofrimentos e dificuldades. A disciplina desses guerreiros era invejável. Eles não esmoreciam nem mesmo diante da morte certa, como por exemplo quando Xerxes, rei dos persas, exigiu ao rei Leônidas que entregasse suas armas durante a negociação na batalha de Termópilas e este proferiu a famosa frase: “Venha pegá-las!”, deixando claro que desistir da luta não era uma opção ao guerreiro espartano (BBC Ideas, 2020).

Pedro Eugênio Rocha Pedreira não nasceu em Esparta, na Grécia antiga, no entanto apresenta resiliência, força e determinação de um típico guerreiro espartano. Pedro nasceu em 26 de fevereiro de 1987 em Curitiba – Paraná. É filho de mãe e pai engenheiros florestais. Desde pequeno apresentou gosto pelos estudos, esportes e demais atividades que o fizesse desafiar e superar limites. Quando criança foi capoeirista e skatista, participou de eventos e campeonatos recebendo troféus e medalhas, sempre figurando entre os campeões.

Espartano-brasileiro é uma referência ao seu atual esporte preferido, o Spartan Race, uma série de corridas de obstáculos de distância e dificuldades variadas e que testam os limites de força e resistência do corpo humano (SPARTAN RACE, 2007). Algumas destas corridas podem chegar a percorrer 48 km e ter mais de 60 obstáculos diferentes. Pedro considera que desistir não é uma opção, indiferente o tipo de desafio que lhe seja proposto. 

Na adolescência passou do pior violonista ao melhor músico de sua turma após muito estudo e dedicação. Formou-se no conservatório de música em contrabaixo (também conhecido como baixo elétrico) e seguiu tocando em uma banda de rock de garagem com seus amigos. Nesse período atuou em bandas de formatura e fez diversos shows pela capital paranaense. A Figura 1 representa um desses momentos. 

Pedro Eugênio Rocha Pedreira em uma Spartan Race. Fonte: rede social instagram.
Figura 1 – De camiseta preta e tocando guitarra à esquerda está o autor Saulo Bergamo,  à direita e de camiseta vermelha está Pedro Eugênio Rocha Pedreira tocando baixo, na bateria ao fundo Felipe Caron e como vocalista Ricardo Nobrega. Fonte: acervo particular.

Estudante egresso de escolas públicas, no ensino fundamental estudou na escola municipal Dom Manuel Da Silveira D´Elboux e posteriormente no colégio estadual Nsa. Sra. da Salete, ambos em Curitiba. Graduou-se em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2008. Concluiu o mestrado em informática no ano 2011 e o doutorado em informática em 2016 pela mesma instituição (PEDREIRA, 2022). Cursou também piano clássico pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), no entanto não chegou a terminar o curso. Em 2021 foi homenageado como representante egresso destaque nos últimos 15 anos pela UFPR (UFPR, 2022). 

Participou de diversos projetos dentro e fora da Universidade como: um servidor online para ensino de xadrez – projeto Xadrez Livre, ambiente online para estudo de questões de concurso público (openconcursos), sistema de arquivos distribuídos, Projeto Multiterminal, simpósios e conferências no Brasil e no mundo. Todo ano participa das maiores conferências de banco de dados tais como: Very Large Data Bases (VLDB) (Figura 2),  e a  Special Interest Group on Management of Data (SIGMOD) (PEDREIRA, 2022). 

Figura 2 – Pedro Eugênio Rocha Pedreira como palestrante em uma conferência de banco de dados – 43th International Conference on Very Large Data Bases – Alemanha, 2017. Fonte: rede social instagram.

Pedro trabalhou como analista de sistemas na Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e como analista judiciário administrador de sistemas no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná(TRE-PR) (PEDREIRA, 2022). 

Em  13 de julho de 2013 casou-se com a psicóloga Gabriela Campos e juntos embarcaram para o desafio mais Rock’n Roll1 de suas vidas: conquistar o Vale do Silício2. Pedro foi contratado para trabalhar com o time de dados na empresa Facebook – atual Meta. 

Uma vez à bordo do time Facebook trabalhou auxiliando na construção, automatização e suporte dos maiores clusters Vertica3 já construídos. Posteriormente passou a liderar uma equipe de engenheiros, momento em que pôde colocar em prática e desenvolver o que havia proposto em sua tese de doutorado: 

Cubrick – um banco de dados OLAP(On-Line Analytical Processing)4 em memória com recursos completos para análises interativas em grandes conjuntos de dados altamente dinâmicos (PEDREIRA, 2016).

Atualmente Pedro está trabalhando em um novo projeto de banco de dados chamado Velox: uma ferramenta em linguagem C++5 que provê componentes robustos de processamento de dados reutilizáveis, extensíveis e de alto desempenho. O projeto teve início no Facebook e hoje é desenvolvido em parceria com Intel, ByteDance e Ahana. Esta ferramenta não é destinada ao usuário final e sim para que desenvolvedores possam utilizá-la para integração e otimização de seus bancos de dados. Recentemente foi palestrante no Massachusetts Institute of Technology (MIT)6, uma grande conquista para qualquer cientista.

Mesmo figurando como um importante cientista de dados da atualidade, criando e quebrando paradigmas, Pedro Eugênio segue humilde, com seu sorriso largo e contagiante continua influenciando pessoas e colecionando memórias. Uma pessoa comum como eu e você que leva no sangue a força, a garra e a coragem de ser brasileiro e fazer a diferença no mundo. 

Figura 4 – Pedro Eugênio Rocha Pedreira em um Spartan Race. Fonte: rede social instagram.

Notas:

[1] O dia 13 de julho é reconhecido no Brasil como o Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente o rock e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985.

[2] Vale do Silício: apelido dado à região localizada na parte sul da baía de São Francisco – Califórnia – EUA, local que abriga muitas startups  e empresas globais de tecnologia tais como: Apple, Facebook, Google e outras.

[3] Vertica: banco de dados colunar projetado por Michael Stonebraker. Possui desempenho de consultas impressionante e é altamente disponível. Possui interface para linguagem SQL, recursos analíticos, ferramentas de business intelligence (BI) e muito mais. https://www.vertica.com/

[4] OLAP: On-Line Analytical Processing – processamento analítico online (OLAP): é a capacidade para manipular e analisar um grande volume de dados sob múltiplas perspectivas. Para saber mais acesse: https://cetax.com.br/o-que-e-olap/

[5] C++: linguagem de programação orientada a objetos criada por Bjarne Stroustrup no início da década de 1980.

[6] MIT: é uma universidade privada localizada em Cambridge, MA – USA. Fundada em 1861 é referência na área de tecnologia para os Estados Unidos e para o mundo.

REFERÊNCIAS

BBC Ideas. O heroísmo e os valores obscuros de Esparta, a máquina de guerra da Grécia Antiga. Histórias curtas para mentes curiosas. Janeiro de 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-50898845. Acesso em: julho de 2022.

PEDREIRA, Pedro Eugênio Rocha. Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ: Currículo Lattes. 2022.

PEDREIRA, Pedro Eugênio Rocha. Linkedin – rede social. Disponível em: https://www.linkedin.com/in/pedro-pedreira/. Acesso em: abril de 2022.

PEDREIRA, Pedro Eugênio Rocha and L. C. E. Bona. 2012. A QoS aware non-work-conserving disk scheduler. IEEE 28th Symposium on Mass Storage Systems and Technologies (MSST), 2012, pp. 1-5, doi: 10.1109/MSST.2012.6232386.

PEDREIRA, Pedro Eugênio Rocha. 2016. On indexing highly dynamic multidimensional datasets for interactive analytics. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/44470. Acesso em: abril de 2022.

ROCHA, Pedro Eugênio; DE BONA, Luis Carlos Erpen. 2011. Sistemas de armazenamento compartilhado com qualidade de serviço e alto desempenho. Tese de Doutorado. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

SPARTAN RACE, 2007. Spartan Race. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Spartan_Race.

UFPR. Programa de pós-graduação informática: egressos(as) de destaque nos últimos 15 anos. Disponível em: http://www.prppg.ufpr.br/site/ppginformatica/pb/2021/09/29/739/. Acesso em: abril de 2022.

Sobre o autor: 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é saulo-1024x879.jpg Saulo Bergamo. Graduando em Bacharelado de Sistemas de Informação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Policial Militar, desenvolvedor back-end, skatista, marido e pai. Amigo de infância de Pedro Eugênio. Tem interesse em esportes de prancha e viagens.

 

Como citar este artigo

BERGAMO, Saulo. Pedro Eugênio Rocha Pedreira – Um espartano-brasileiro no Vale do Silício. SBC Horizontes, julho de 2022. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2022/07/pedro-eugenio-rocha-pedreira-um-espartano-brasileiro-no-vale-do-silicio/. Acesso em: DD mês AAAA.

Compartilhe: