>

O Concurso de Teses e Dissertações do CSBC completou a 35ª edição este ano em Niterói-RJ

O Concurso de Teses e Dissertações do CSBC completou a 35ª edição este ano em Niterói-RJ

Por Luiz Antonio Rodrigues (Unioeste)

O quadragésimo segundo Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2022) foi realizado (presencialmente!) em Niterói, RJ, de 31 de julho a 5 de agosto de 2022, e trouxe como tema “Empoderamento Digital: O Papel da Computação na Construção de uma Sociedade Inclusiva e Democrática”.

Um dos eventos-base do Congresso é o tradicional Concurso de Teses e Dissertações (CTD), que premia os melhores trabalhos de pesquisa defendidos e aprovados no ano anterior ao evento.

A organização da 35ª edição do Concurso foi da professora Ana Cristina Bicharra Garcia (UNIRIO) e do professor Denis Rosário (UFPA), com apoio local do professor Antonio Augusto de Aragao Rocha (IC/UFF).

Foi um evento especial depois de dois anos de pandemia.  Foram submetidos 46 trabalhos de mestrado e 43 de doutorado.  Cada trabalho foi avaliado por pelo menos três avaliadores considerando os critérios: Relevância do problema, Relevância da contribuição, Originalidade, Impacto, Qualidade técnico-científica, Qualidade técnico-científica, Qualidade da apresentação e clareza na exposição dos resultados e contribuições.

Ana Cristina Bicharra Garcia e Denis Lima do Rosario, coordenadores do CTD

O CTD conta com uma etapa inicial, que seleciona as 6 (seis) melhores teses e as 10 (dez) melhores dissertações com base na avaliação de pelo menos três especialialistas do Comitê de Programa. Os selecionados são convidados para uma apresentação oral durante o evento, que também é avaliada para a premiação final.

A seguir, os melhores trabalhos submetidos ao CTD-CSBC 2022.

Melhores Teses

1º Lugar

Integer Programming Based Methods Applied to Cutting, Packing, and Scheduling
Vinícius L. de Lima (UNICAMP), Thiago A. de Queiroz (UFCAT), Flavio K. Miyazawa (UNICAMP)

Resumo: Frequentemente nos deparamos com situações na vida real onde temos que tomar decisões que levam a minimizar custos (ou desperdícios), ou maximizar lucros (ou algum benefício), em especial dentro de contextos industriais. Na tese de doutorado, propomos alguns métodos de solução inovadores que podem ser aplicados não só em algum problema específico, mas em uma grande classe de problemas de otimização combinatória. Tais métodos não só são bastante gerais, quanto são bastante eficientes para tal classe de problemas. Um dos problemas que resolvemos com nossos métodos é o problema de empacotamento em recipientes (bin packing), que é estudado desde os anos 30, contando com centenas de algoritmos desenvolvidos desde então. 

É muito gratificante ter o nosso trabalho premiado no evento mais tradicional da área no Brasil. Todos os candidatos apresentaram trabalhos de excelência, o que ressalta ainda mais a relevância da premiação. Agradecemos à FAPESP e todos os colaboradores que contribuíram para o desenvolvimento do nosso trabalho.

Vinícius Loti de Lima

2º Lugar

Towards a Personalized Multi-objective Vehicular Traffic Re-routing System
Allan M. de Souza (UNICAMP e University of Bern), Leandro A. Villas (UNICAMP), Torsten Braun (University of Bern)

3º Lugar (dividindo a posição)

Algorithmic Aspects of Problems Related to Optimization, Circuits, and Parameterized Complexity
Janio Carlos Nascimento Silva (UFF e IFTO), Uéverton dos Santos Souza (UFF), Luiz Satoru Ochi (UFF)

Aprendizado de representações e caracterização de redes complexas com aplicações em visão computacional
Lucas Correia Ribas (USP), Odemir Martinez Bruno (USP)

Melhores Dissertações

1º Lugar

Contributions to the Study of Time Series and Images with the Entropy-Complexity Planed
Eduarda T. C. Chagas (UFMG), Heitor S. Ramos (UFMG), Alejandro C. Frery (UFAL)

Resumo: Nos últimos anos observamos um crescimento expressivo no número de aplicações inteligentes envolvendo análise, mineração e classificação de dados. Neste trabalho propomos novas modificações e aplicações da metodologia de simbolização de Bandt-Pompe.  Estudamos pela primeira vez sua aplicação em tarefas de classificação de imagens de satélite e propomos o primeiro estudo de regiões de confiança e testes de hipóteses no plano Entropia-Complexidade.

Estou extremamente feliz com o prêmio recebido da Sociedade Brasileira de Computação. Ganhar o prêmio, sendo a única mulher dentre os selecionados, foi algo extremamente marcante para mim. Agradeço imensamente aos meus orientadores pelo apoio e ao departamento de ciência da computação da UFMG por todo aprendizado.

Eduarda Chagas, autora do trabalho.

Essa distinção premia o trabalho sério da Eduarda desde sua sólida formação na graduação.  Agradeço à parceria do Alejandro Frery na orientação deste trabalho.

Heitor Ramos, orientador.

2º Lugar

Método de Síntese Lógica Aproximada Dois-Níveis Baseado na Inserção e Remoção de Cubos
Gabriel Ammes Pinho (UFRGS) e Renato P. Ribas (UFRGS)

3º lugar (dividiram a posição)

Aprendizado por Reforço Profundo para Navegação sem Mapa de um Veículo Híbrido Aéreo-Aquático
Ricardo B. Grando (FURG), Paulo L. J. Drews-Jr (FURG)

A Computational Study of the Perfect Awareness Problem
Felipe de C. Pereira (UNICAMP), Pedro J. de Rezende (UNICAMP), Cid C. de Souza (UNICAMP)

Participe da 36ª Edição

O 36º CTD-CSBC será realizado em conjunto com o 43º CSBC em João Pessoa, PB. As submissões são normalmente em março. Fique atento e participe!

Como citar este artigo

RODRIGUES, Luiz A. O Concurso de Teses e Dissertações do CSBC completou a 35ª edição este ano em Niterói-RJ. SBC Horizontes, agosto. 2022. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/?p=7670. Acesso em: DD mês. AAAA.

Compartilhe: