>

Equipe carioca é vencedora do Selo de Inovação SBC 2022

Equipe carioca é vencedora do Selo de Inovação SBC 2022

Projeto focado na exploração e construção de histórias com dados conquistou o primeiro lugar na competição

Dar suporte à criação de data stories com visualizações, possibilitando que usuários criem visualizações consideradas mais adequadas através do mapeamento de variáveis e dimensões visuais. Esse é o objetivo do VisStoryMaker, projeto vencedor do Selo de Inovação SBC 2022. Criado por uma equipe carioca, da PUC-Rio, o trabalho foi selecionado entre mais de 25 propostas recebidas e premiado durante o Computec 2022, realizado em agosto.

Promovido pela SBC como apoio ao Ecossistema Brasileiro de Startups, o Selo de Inovação seleciona anualmente projetos de Computação desenvolvidos durante a graduação, mestrado ou doutorado com potencial de se tornarem inovações tecnológicas. O foco da iniciativa é promover a inovação no ambiente acadêmico.

Considerado o mais inovador, o “VisStoryMaker: Uma Ferramenta de Apoio para Exploração e Construção de Histórias com Dados”, foi desenvolvido pela equipe formada por Dieinison Braga (PUC-Rio), Marisa Silva (Datamint Sistemas e Serviços Ltda, egressa da PUC-Rio,), Raul Lima (Datamint Sistemas e Serviços Ltda, egresso da PUC-Rio,) e Simone Barbosa (PUC-Rio).

Além de dar suporte à criação de data stories com visualizações, a ferramenta realiza a recomendação de visualizações através de associação de perguntas relacionadas aos dados com gráficos correspondentes, perguntas essas que poderiam ser feitas com base nas variáveis selecionadas pelo usuário e em outras existentes nos dados. A ferramenta informa fatos sobre os dados (tais como média, mediana, correlação, entre outros) e permite incluir anotações sobre esses fatos nas visualizações construídas.

 

A SBC conversou com o porta-voz da equipe, o pesquisador Dieinison Braga (PUC-Rio), sobre a participação no Selo de Inovação SBC. Confira a breve entrevista:

SBC – O que motivou a equipe a participar do Selo de Inovação?

Dieinison Braga – Um misto de acreditarmos no potencial do projeto e de curiosidade sobre o processo de submissão e avaliação do Selo de Inovação.



SBC – Para vocês, qual a importância de ter o trabalho reconhecido por uma iniciativa como essa? 

DB – Esse reconhecimento é um forte incentivo para todos os alunos e professores de Computação, pois mostra que um trabalho de pesquisa realizado durante o Mestrado de alguns poucos alunos pode ultrapassar o ambiente acadêmico e impactar positivamente o mercado, aliando qualidade científica e inovação. Além disso, a decisão de apresentar esse projeto para além dos laboratórios e salas da universidade trouxe uma visibilidade nacional, tanto para pessoas que atuam no mercado como no meio acadêmico. 


SBC – Como se sentem apresentando o melhor projeto dentre tantos inscritos?

DB – Orgulho e gratidão, neste momento. Orgulho por receber esse prêmio por um projeto que assumimos riscos e trabalhamos duro para concretizar. Gratidão à minha incrível equipe, aos usuários que participaram dos nossos estudos e demais apoiadores que nos incentivaram.

 

SBC – Já conhecia o Selo? Como ficou sabendo sobre ele? 

DB –Não conhecia. Minha orientadora soube pelo grupo de Whatsapp “SBC Mulheres”.

 

SBC – Já havia participado do Computec e do CSBC antes? Teve algum feedback interessante no evento após a defesa do seu projeto? 

DB – Eu não tinha participado do CSBC antes. Sim, os profissionais que avaliaram o pitch elogiaram a organização da apresentação, o grau de maturidade da proposta, destacaram o caráter inovador do nosso projeto, e nos incentivaram a continuar investindo nele. Outros profissionais/pesquisadores que assistiram a apresentação no dia do evento, me abordaram para parabenizar pelo projeto e pela apresentação.

Além do reconhecimento de toda a comunidade da Computação, o Selo de Inovação 2022 vai promover de forma ampla o projeto vencedor nos canais de comunicação da SBC  – site oficial, listas e redes sociais, além de estar automaticamente selecionado para participar do Incoday 2022, organizado pela Plataforma Brasileira de Tecnologia (BRAFIP)

Compartilhe: