>

Alexa, explica isso melhor

Alexa, explica isso melhor

Tu estás preparado para o futuro? Ou é da turma “que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem”? (Lembra da música?).

O futuro não vem pronto. Ele não aparece de um dia para o outro. Mas a gente pode ficar atento. Pode tentar encontrar as pistas. Tem pistas por todos os lugares. É só olhar com vontade de ver.

As coisas vão mudando. A vida vai mudando. As músicas são outras. As brincadeiras começam a ficar diferentes. Insistimos em fazer tudo igual. Mas quando vê, já era. Compramos um smartphone novo. Atualizamos o modelo da TV para ver o streaming em melhor qualidade. Baixamos o app da nova rede social. E assim vai. Devagarinho. Dia a dia. Enfim, o novo sempre vem.

Dias atrás, uma aluna me contou uma história que aconteceu na turma dela. Educação infantil. Crianças de 4 anos. Não lembro bem os detalhes, mas era alguma coisa mais ou menos assim: as professoras criaram um cenário. Uma casa. Tinha um box com chuveiro.

As crianças curtiram a brincadeira e, quando uma delas resolveu tomar um banho simulado, acontece a seguinte conversa entre elas:

– Não tô vendo o negócio pra abrir a água – falou uma delas.

– Então vamos pedir – a outra respondeu.

– Alexa, liga o chuveiro.

Pistas. É só olhar com vontade de ver.

Os assistentes já existem há algum tempo. A Siri mora nos iphones desde 2011. A Alexa existe desde 2014. O Google Assistente foi lançado em 2018.

Nem todo mundo usa. Muitos desconhecem. Mas tem gente que usa. Essas pessoas têm filhos, e as crianças estão aprendendo a conversar com esses assistentes.

Eu comprei um Google Nest. É só falar Ok Google, tocar música no Spotify. Ok Google, ouvir as últimas notícias. OK Google, reproduzir Netflix. E assim vamos aprendendo a conversar com as coisas, como crianças falando com o chuveiro.

Confesso que o meu assistente não escuta bem. Também não me entende bem. Algumas vezes eu tenho que gritar e, mesmo assim, ele não faz o que pedi. Desculpa, não reconheço, responde o Google Nest.

A gente insiste em fazer tudo igual. Mas vamos ter que aprender a falar diferente.

– Alexa, explica isso melhor, por favor.

Arte: Niki (@jururuart)
Revisão: Tiago Bergenthal)
Texto produzido durante o módulo Mosaico Santa Sede (@oficinasantasede & @rubempenz).

Como citar esse artigo:

BASSANI, Patrícia Scherer. Alexa, explica isso melhor. SBC Horizontes, 09 out. 2023. ISSN 2175-9235. Disponível em: <https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/10/alexa-explica-isso-melhor/>. Acesso em: DD mês. AAAA

Patrícia Scherer Bassani é doutora em Informática na Educação, professora titular do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale, na linha de pesquisa Linguagens e Tecnologias.

Currículo lattes e redes sociais

Compartilhe: