>

Giro SBC | Edição 15/24

Giro SBC | Edição 15/24

✅ O professor Jair Cavalcanti Leite se despede da presidência da Comissão de Ética da SBC, posto em que vinha desempenhando um brilhante e importante papel desde 2022. A SBC agradece profundamente pela sua dedicação nesses anos de trabalho! Durante o seu mandato, foram elaborados os seguintes documentos: Novo Regimento da Comissão de Ética, Revisão e atualização do Código de Conduta para Autores e Código de Ética e Conduta Profissional (adaptação do código de Ética e Conduta Profissional da ACM). A professora Tanara Lauschner (UFAM), Diretora de Relações Profissionais, assume a presidência da Comissão a partir de agora. Acesse a página da Comissão de Ética no site da SBC: www.sbc.org.br/institucional-3/codigo-de-etica

📚 A Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) e o Brazilian Journal of Information Systems (iSys), ambos publicados na SOL, são os novos periódicos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) indexados na Digital Bibliography & Library Project (DBLP). A indexação aconteceu em fevereiro deste ano e as publicações somam-se a outros cinco periódicos da Sociedade que já haviam sido indexados à plataforma anteriormente. Uma matéria recém publicada no site da SBC explica mais sobre essas e outras indexações. Leia mais: bit.ly/3PUF7WD

🗣️ A SBC e a Academia Brasileira de Ciência (ABC) convidam toda a comunidade da Computação a participar da Reunião Magna da ABC, que acontecerá de 7 a 9 de maio, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ). Tendo entre os seus organizadores o Prof. Virgilio Almeida (UFMG e ABC), a Reunião discutirá o tema “Inteligência Artificial e as Ciências: Oportunidades e Riscos“. O evento contará com a participação de ilustres membros da nossa Comunidade, dentre eles vários premiados com o Mérito Científico da SBC. As inscrições já estão abertas! Confira a programação preliminar no site da ABC e faça a sua inscrição: www.abc.org.br/evento/reuniao-magna-2024/.

🖥️ Em ano especial de comemoração, celebrando a sua 20ª edição, o Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação promove a Live #EsquentaSBSI2024, com uma prévia do que vem por aí no evento. O encontro online acontecerá no dia 18 de abril (quinta-feira), às 19h, ao vivo no canal da SBC no YouTube e contará com convidados especiais que irão esclarecer possíveis dúvidas logísticas e apresentar a programação do SBSI. O SBSI 2024 acontecerá de 20 e 23 de maio, em Juiz de Fora (MG), e terá como tema “Perspectivas e Tendências dos Sistemas de Informação na Agricultura Digital”. Participe da live! Acesse o link, ative o sino de notificações e siga o canal da SBC: youtube.com/watch?v=1AA5XZBWiXE.

🫱🏼‍🫲🏽 A SBC e a Sociedade da Internet no Brasil (ISOC Brasil) acabam de assinar um Acordo de Cooperação Técnica em que se comprometem a realizarem ações conjuntas de intercâmbio de informações e de desenvolvimento de atividades científicas e técnico-políticas. A Internet Society – Capítulo Brasil (ISOC Brasil) é o Capítulo Brasileiro da Internet Society, organização criada em 1992, com atuação internacional, que tem por objetivo promover liderança no desenvolvimento dos padrões Internet, bem como fomentar iniciativas educacionais e políticas públicas ligadas à rede mundial de computadores. Uma nota no site da SBC destaca detalhes do acordo, acesse: bit.ly/3TYctVS.

📔 Os Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Métodos Formais (SBMF 2023) foram indexados à SOL esta semana. Os Anais incluem nove artigos completos apresentados no evento realizado em dezembro de 2023, na cidade de Manaus (AM). Acesse a SOL e confira: bit.ly/4cTM6Jk.


🗓️ Abril traz diversos eventos de Computação realizados e apoiados pela SBC,  entre Escolas Regionais, Simpósios e Competições. Conheça os próximos eventos que irão compor o calendário da SBC em 2024! Acesse o nosso site, programe-se e faça já sua inscrição! bit.ly/CalendarioEventosSBC.

Compartilhe o nosso conteúdo!

📲 Siga a SBC nas rede sociais:

instagram.com/sbcoficial 

facebook.com/sbcbrasil 

twitter.com/sbcbrasil 

youtube.com/@sbcoficial 

linkedin.com/company/sbcoficial

Compartilhe: